As 12 melhores coisas para fazer em Almada


Do outro lado do Estuário do Tejo, em Lisboa, encontra-se Almada, um antigo bairro industrial que recebeu um facelift desde os anos 90.

Hoje as pessoas fazem a travessia da capital para jantar com vista para o rio e Lisboa, ou para descontrair na longa cadeia de praias da costa atlântica de Almada.

Outra razão para vir é a poderosa estátua do Cristo Rei, que foi modelada no Cristo Redentor no Rio e concluída em 1959. Na estrada ribeirinha do Ginjal há muitos fragmentos das antigas indústrias de construção naval e pesca de Almada; um dos armazéns foi entregue a um museu marítimo e em um cais em Cacilhas está Dom Fernando II e Glória, a última fragata de madeira lançada pela Marinha Portuguesa.

Vamos explorar as melhores coisas para fazer em Almada :

1. Cristo Rei

Numa colina a 85 metros acima da margem sul do estuário do Tejo, encontra-se a resposta de Portugal ao Cristo Redentor.

Esta estátua monumental é um pouco menor do que o marco do Rio que a inspirou e fica a pouco menos de 80 metros.

Estava planejado desde os anos 30, quando o Cardeal Patriarca de Lisboa viajou para o Brasil, mas foi completado em 1959 em agradecimento a Deus por manter Portugal fora da Segunda Guerra Mundial.

No pedestal da estátua, que você vai escalar por um elevador e depois por um lance de escadas, você pode ver todo o Estuário do Tejo, os bairros históricos de Lisboa e a Ponte 25 de Abril.

2. Ponte 25 de Abril

Outro dos identificadores de Lisboa, esta ponte suspensa tem estado a trafegar sobre o Tejo desde 1966. Mais de 50 anos depois de concluída, continua a ser uma das 30 maiores pontes suspensas do mundo, com 70 metros de altura e 2,7 km de comprimento. .

Você também pode identificar uma semelhança com as pontes em São Francisco, e isso não é uma coincidência, pois foi construído pela mesma empresa que fez a ponte da Baía de São Francisco-Oakland.

O nível superior é para o tráfego rodoviário no IP7, enquanto o nível inferior tem a linha férrea Linha do Sul.

3. Cacilhas

 

No ponto noroeste de Almada, Cacilhas é um vibrante bairro à beira-mar.

É aqui que vai encontrar o terminal de ferries Lisboa-Almada e, até aos anos 90, Cacilhas foi a casa dos estaleiros da Lisnave - Estaleiros Navais de Lisboa.

Desde então, o bairro foi revitalizado hoje, é um lugar para passear, olhar o Tejo, tomar uma bebida ou uma refeição num dos muitos restaurantes de marisco.

A Rua Cândido dos Reis é para pedestres e possui terraços de restaurante, enquanto a Rua do Ginjol, à beira do rio, tem uma atmosfera única para seus antigos armazéns em decomposição e vistas de sonho.

4. Passeio de Ferry para Lisboa

 

Há ferries a intervalos aproximados de 20 minutos desde o porto de Cacilhas, atravessando o Tejo até ao Cais do Sodré, em Lisboa.

O último barco só parte depois da 01: 00h, portanto terá tempo de sobra para jantar ou beber em Almada.

A travessia leva 15 minutos e a € 1,25 por um single é uma viagem turística, dando-lhe uma nova perspectiva da maravilhosa Ponte 25 de Abril, o bairro histórico de Lisboa na margem norte e de volta ao Cristo do Rei.

5. Ribeira de Lisboa

 

Depois de aterrar no Cais do Sodré, não precisará de mais do que alguns minutos para chegar a locais e atracções incríveis.

O Mercado Time Out é uma praça de alimentação cavernosa no Mercado da Ribeira.

Com muitas barracas e restaurantes pop-up, é uma ótima maneira de experimentar o melhor da cozinha portuguesa, que você poderá desfrutar em mesas comunitárias sociáveis.

Logo a seguir, está a arquitectura ostensiva do século XVIII da Praça do Comércio, do Centro de História de Lisboa e do Museu Nacional de Arte Contemporânea.

E depois, numa elevação acima do cais, encontra-se a Sé de Lisboa, do século XII.

Tudo a menos de dez minutos a pé do Cais do Sodré.

 

6. Dom Fernando II e Glória

 

Permanentemente ancorado em Cacilhas está uma fragata restaurada do século XIX que foi lançada em 1843. O barco de 50 pistolas esteve em serviço até 1878 e ainda teve um papel cerimonial até 1940, como o último veleiro de casco de madeira construído pela marinha portuguesa.

A partir de então, foi utilizado como património e meio de ensino até ser destruído pelo fogo em 1963 e rebocado para as lodarias do Tejo, onde o casco foi abandonado durante 30 anos.

Em 1998, foi concluída uma restauração de oito anos e, durante a última década, este navio-museu foi atracado em Cacilhas para as pessoas embarcarem e ver como a tripulação vivia e trabalhava em longas viagens às antigas colónias portuguesas.

7. Praia da Fonte da Telha

 

Em Cacilhas você vai se sentir muito ligado a Lisboa, então o que você vai encontrar na praia da Fonte da Telha é o quão longe a cidade está.

São apenas 20 minutos pela costa e encontra-se num extenso parque natural a sul da Costa da Caparica.

A praia, com areia branca, se estende por vários quilômetros e é apoiada por falésias calcárias cobertas de arbustos de zimbro e pinho.

Não há desenvolvimento aqui para além da pequena aldeia de Fonte da Telha.

As ondas costumam ser surfáveis, mas se você gosta de relaxar na praia, terá uma vista panorâmica da Serra de Sintra, enquanto os golfinhos costumam ser avistados da praia e o pôr-do-sol é maravilhoso.

8. Costa da Caparica

 

As praias continuam a caminho da foz do Tejo.

Esta parte do norte um pouco mais turística, mas as praias permanecem amplas e naturais.

A Costa da Caparica é o principal resort aqui, e tem uma cadeia de praias movimentadas no verão, bem como restaurantes e escolas e centros para o preparar para o surf, windsurf, kitesurf e bodyboard.

No verão, é um lugar jovem e moderno, com uma atmosfera de festa e todos os tipos de lugares legais.

E talvez a melhor coisa seja que é autenticamente português, pois poucos turistas estrangeiros chegam à Costa da Caparica.

9. Elevador da Boca do Vento

 

Muitos visitantes atravessam o Tejo apenas por esta atração, que está ligada à falésia à beira do rio.

Por uma pequena quantia, você pode pegar o elevador que leva você do topo da falésia até um jardim paisagístico à beira da água (Jardim do Rio). Dia ou noite, a visão de Lisboa sobre a água é um tesouro.

No lado de Almada pode ver os armazéns de construção naval em ruínas que se alinham no cais.

O elevador foi um dos primeiros projetos de regeneração para a orla e inaugurado em 2000. No topo há um café também abençoado com vistas surpreendentes.

10. Casa da Cerca

 

Bem acima da margem do rio é uma bela mansão antiga que foi adquirida pela cidade em 1988 e logo se transformou em um centro de arte contemporânea.

Você pode passear por aqui por algumas horas, folheando as exposições, que são principalmente para artistas locais e atualizadas a cada poucos meses.

Do lado de fora, há jardins com temas criativos dedicados a pigmentos (várias flores), tecidos (algodão e linho), óleos (lavanda, alecrim) e uma plantação de cerejas, pois essas árvores produzem a goma usada nas primeiras tintas.

Depois de tomar um chá ou café no café e encontrar um lugar no terraço para apreciar o horizonte de Lisboa, o Tejo e a Ponte 25 de Abril.

11. Convento dos Capuchos

 

Na paisagem costeira protegida a oeste é um antigo convento da Ordem de São Francisco.

Data de 1558 e foi construído por Lourenço Pires de Távora, um importante diplomata que foi governador de Tânger durante algum tempo no século XVI.

Sendo um convento franciscano, o edifício é discreto, mas a fachada garante um olhar para os seus painéis de azulejos que retratam a vida de São Francisco e o brasão da poderosa família Távora.

Outra razão para visitar é ver o Atlântico, a margem norte do Tejo e a Costa da Caparica a partir do miradouro, a um curto passeio do convento.

12. Museu Naval

 

Até à década de 1990, o oceano era parte integrante da identidade e da subsistência de Almada, e o Tejo, na Rua do Ginjal, é um museu envolvente que protege parte deste património.

A atração está em um longo depósito que pertenceu à empresa de pesca Olho-de-Boi, que já operou uma das maiores frotas de arrasto de Portugal.

Todas as antigas indústrias de Almada estão representadas, incluindo construção naval, reparação de navios e pesca.

No salão, você pode inspecionar uma forja antiga e ferramentas de carpintaria, aparelhagem, navios modelo, um traje de mergulho vintage e foles.

Turismo em Portugal

Explora restaurantes museus hoteis e muito mais em Portugal