TURISMO EM BRAGA O QUE VISITAR


Com mais de 2000 anos de história muito rica , Braga é uma cidade de enorme beleza e riqueza patrimonial, que combina tradição com inovação, memória com juventude e criatividade com conservadorismo.

 

Braga sempre assumiu um papel estratégico e central regional, desde Bracara Augusta até os dias atuais, graças à localização geográfica privilegiada e seu dinamismo. Desempenha um papel de liderança na economia, cultura, conhecimento e tecnologia da região e esta centralidade e relevância proporciona aos seus habitantes uma excelente qualidade de vida em vários setores.

 

A história da cidade está profundamente ligada à religião católica romana, sendo conhecida como a Roma portuguesa ou a cidade dos arcebispos por causa da fé de seu povo, o número de manifestações religiosas e o número de igrejas e santuários espalhados por toda a cidade e seus arredores território. A Catedral de Braga, devido à sua longa história e significado artístico, é um dos edifícios mais importantes do país. 

 

Braga apresenta lugares que pela sua devoção e beleza intrínsecas, se impõem como pontos de referência a visitar. Referência obrigatória ao barroco europeu, que também evidencia a própria evolução da arte de Braga, o Santuário do Bom Jesus do Monte é considerado um dos maiores destaques turísticos-religiosos da cidade e também da região de Braga.

 

Braga também tem outros tipos de eventos que atraem turistas, seja misturando o religioso com o profano (como a festa das festas de S. João) ou simplesmente popular (como em "Braga Romana" - uma espécie de retorno ao passado ou a atualizar a história, lembrando o período em que a cidade viveu sob ocupação romana e sua importância naquele tempo).

 

A cidade é também palco da maior Noite Branca da Europa . Durante 48 horas, você pode ouvir grandes shows, explorar instalações artísticas e ver performances inovadoras.

 

Visitar Braga é como fazer uma viagem no tempo dentro da modernidadeA cidade velha e a religiosidade tradicional - sempre impondo sua riqueza e majestade - coexistem com o espírito empreendedor e jovem demonstrado em áreas vitais como cultura, comércio, gastronomia, indústria e serviços.

 

Melhores coisas para fazer em Braga

 

A catedral de Braga

 
A catedral de Braga é a catedral mais antiga do país, que originou um ditado popular em Portugal: "mais antiga que a catedral de Braga. A construção começou antes de Portugal ser uma nação, o que explica porque toda a cidade cresceu em torno da própria catedral. Com vários estilos arquitetónicos visíveis nas suas fachadas e paredes, nomeadamente românica e gótica, com um interior predominantemente barroco, ao longo dos anos a Catedral incorporou cinco capelas, dois claustros, uma Galiléia, uma abside, uma cabeceira e uma sacristia. 

 
Braga melhores coisas para fazer - Catedral de Braga
© Braga.travel
 
 

Arco do Portão Novo

 
Considerado um dos maiores símbolos da cidade, esta estrutura impressionante acolhe quem vem a Braga. O arcebispo D. Diogo de Sousa (responsável por obras como a Arcada e a cabeceira da Catedral) ordenou a construção do Arco no século XVI (provavelmente em 1512). O conceito do Arco do Portão Novo foi considerado inovador na época: já que não havia mais guerras, uma porta não seria necessária. Hoje, o Arch leva os visitantes às suas artérias históricas. 

 
Arco do Portão Novo - Braga
 
 

Santuário do Bom Jesus

 
O Santuário do Bom Jesus e seus arredores é o lugar mais destacado dos cartões postais turísticos de Braga. Seu complexo arquitetônico é majestoso, com arquitetura predominantemente religiosa, barroca, rococó e neoclássica. Para chegar ao topo, os visitantes podem usar o elevador, que é um funicular movido a água, o primeiro construído na Península Ibérica, ou subir os 500 degraus que formam as diferentes escadarias, e levar algum tempo para contemplar as vistas de Braga no caminho acima. 

 
Santuário do Bom Jesus - Braga
© Matthieu Cadiou 
 

Arcada

 
A Arcada é o ponto central de Braga. É neste lugar, desenhado pelo Arcebispo D. Diogo de Sousa na Idade Média, que os visitantes podem sentir a verdadeira aura de Braga. A partir de 1715, construído por iniciativa do Arcebispo D. Rodrigo de Moura Teles, este Arcada é composto por oito arcos de cada lado e três arcos na parte central, num total de 19 arcos. De acordo com o seu propósito original de socializar e conhecer pessoas, este é o local onde dois dos cafés mais famosos da cidade estão localizados: Café Vianna e Café Astoria. 

 
Arcada Braga

© Fiore S Barbato
 
 

Santa Barbara Garden

 
O Jardim de Santa Bárbara é um jardim público distinto com cores brilhantes que emanam de suas flores bem cuidadas. Este é o refúgio ideal para quem procura um espaço tranquilo, perfeito para ler um livro ou compartilhar promessas de amor. No meio do jardim, há uma estátua de Santa Bárbara em uma fonte do século XVII, que transforma este jardim em um dos lugares mais bonitos de Braga. No fundo do jardim, o alto muro de pedra com ameias se assemelha a um castelo, transformando este lugar em uma beleza especial.

  • TURISMO EM BRAGA O QUE VISITAR