Portugal é o terceiro pais mais verde do mundo
O Good Country Index colocou o nosso País no ranking mundial na categoria Planeta e Clima. Numa notícia publicada esta segunda-feira, 15 de abril, sobre o resultado deste ranking, a britânica “BBC” refere o terceiro lugar de Portugal na lista dos países mais verdes destacando a liderança do País no investimento de estações de carga para carros elétricos
Planet & Climate Index: 3
Vindo em terceiro lugar por suas contribuições para o planeta, Portugal foi um dos primeiros líderes em investir em uma rede completa de estações de recarga de carros elétricos ( que era gratuita até recentemente ) e incentivou os cidadãos a instalar energia solar e energia renovável com taxas mais baixas e a oportunidade de vender energia de volta à rede.
“A maioria dos meus vizinhos tem painéis solares ou uma bomba de água. Na minha casa, meus pais instalaram essa bomba que transforma a água da chuva em água limpa [que] usamos principalmente para regar nossas plantas, lavar roupas e dar água aos nossos animais de estimação ”, disse Mariana Magalhães, natural de Portugal e que hoje mora no Reino Unido. é gerente de comunicações da agência de branding Forty8Creates . Ela também notou que era chocante ver tão poucos carregadores de carros elétricos em Londres, comparado a quantos havia em sua pequena cidade rural.
Reciclagem e compostagem é um modo de vida normal aqui, com caixas especializadas em todos os bairros, incluindo uma para baterias. A educação tem desempenhado um papel importante em tornar realidade os esforços verdes cotidianos. “No ensino médio, tínhamos muitas aulas de educação ambiental e frequentemente tínhamos aulas em um parque local para nos trazer o amor pelo meio ambiente”, disse Magalhães.
Portugal tem sido uma sociedade agrária que fez uso de seus abundantes recursos naturais. “Na fronteira entre Portugal e Espanha, no norte, você pode ver as montanhas cheias de máquinas eólicas de energia renovável. Você também pode ver [represas hidroelétricas] nos lagos para coletar energia da água ”, disse Magalhães.
“Temos condições naturais que favorecem o uso de energias renováveis”, acrescentou Joana Mendes, gerente do Molinum bed and breakfast no sul de Portugal. "Como eles são mais baratos, nós gradualmente mudamos para eles."
Na capital montanhosa de Lisboa, a adoção de bicicletas não é tão forte como em outras capitais europeias, mas outros modos sustentáveis de transporte estão começando a decolar. “O aluguel de scooters elétricos foi introduzido em Lisboa e eles se tornaram um grande sucesso”, disse Wendy Werneth, que mora em Portugal há dois anos e escreve no The Nomadic Vegan . “Os lisboetas realmente adotaram a scooter elétrica como uma maneira ecologicamente correta de se locomover pela cidade.”