Turismo do Porto visita Bairro Barredo

Atrás do ocupado Cais da Ribeira está o verdadeiro coração da cidade do Porto, um labirinto de ruelas estreitas, escuras e negligenciado, com caminhos que acompanham uma escalada constante ao topo do Monte da Se, essa é a silhueta majestosa da catedral e fortaleza o palácio episcopal. À medida que se vai subindo pelas Escalas do Barredo, não se pode deixar de notar algo como os sentimentos de solidão, abandono, tristeza e nostalgia transmitidas por alguns locais. No entanto, a cor ocre intenso que predomina nas fachadas, a roupa branca pura pendurada ao sol e o verde das plantas que adornam as varandas, dão um toque de cor especial e nos fazem esquecer a miséria escondida por trás dos muros das casas que deixamos atrás.
Um passeio pelo bairro Barredo, em Porto
antiga cidade cheia de charme
A história e a arquitetura do Barredo... para melhor entender a Ribeira.
Para quem não vive no Porto, vale explicar que o Barredo é a zona interior da Ribeira, ou seja uma área basicamente residencial que fica por trás daquele colorido casario que todos admiramos quando estamos na margem do rio Douro.
O Barredo, é uma das minhas zonas preferidas do Porto. Adoro andar por lá a admirar as casas tão antigas, coloridas, ver os locais , subir e descer as escadas, ouvir vozes dentro das casas, sentir o cheiro das comidas vindo lá de dentro. É um dos lugares onde o Porto é Porto mesmo.
O arquiteto António Moura foi quem esteve a frente do CRUARB (Comissariado da Reabilitação Urbana da Área da Ribeira-Barredo) - foi criado em Setembro de 1974 (pós-ditadura) e extinto em 2003.
O seu trabalho foi decisivo para que em 1996, o Porto fosse considerado Património Histórico da Humanidade.
O rio Douro era antes da criação do Porto de Leixões, um grande canal de movimentação de barcos de mercadorias que chegavam ou iam em direção ao mar ou ao Norte de Portugal.