A zona mais típica da cidade do Porto é o cais da Ribera, situado na zona baixa, na margem do rio Douro. É uma espécie de passeio marítimo mas fluvial, cheio de esplanadas e bares com muito ambiente e sempre muito concorrido; também existem várias pensões e hospedarias, e o elevador, que sobe à zona alta, até à rua Mouzinho da Silveira.

Num dos extremos, encontra-se a Praça da Ribeira, que foi o centro da actividade comercial da cidade do século XIV ao XIX. Ao final do cais, encontra-se a emblemática Ponte de Luís I que comunica a cidade do Porto com a de Vila Nova de Gaia, onde se encontram as caves de vinho do Porto. Ao longo do cais existem empresas que organizam cruzeiros pelo Douro.

 

A Ribeira é o lugar mais típico do Porto e foi declarado Património da Humanidade pela UNESCO.
 

Zona Ribeirinha do Porto

Era a zona que tinha mais curiosidade em conhecer, logo estava com algum receio de me desiludir, mas não, a zona da Ribeira do porto ainda é mais bonita do que poderia ter imaginado!
Com o Douro de fundo, a praça do Cubo com o seu São João, com as suas casas às cores, muito estreitas e tipicas, e as suas arcadas fantásticas, com os seus barcos rabelos que transportavam o vinho Douro abaixo até às caves vindo das quintas, esta zona é sem dúvida alguma bela!
Além de percorrer toda esta zona, devemos ganhar coragem, subir até ao topo da Ponte D Luís e atravessa-la a pé mesmo ao lado do metro e apreciar esta zona vista de cima.

 
Subir ainda mais um pouco até à Serra do Pilar, e depois descer até Vila Nova de Gaia, onde nos devemos sentar e apreciar a beleza que é esta zona vista da outra margem.
 

Cais da Ribeira lugar emblemático de Porto

O Cais da Ribeira é sem dúvida um dos pontos turísticos mais importantes de Porto, também um dos mais antigos e super tradicional da cidade portuguesa.

Está às margens do Rio Douro no centro histórico de Porto. O Cais da Ribeira é um dos lugares Patrimônio Mundial da UNESCO.

Com um ambiente super badalado, o Cais da Ribeira é uma das zonas mais animadas de Porto, com vários bares e restaurantes. Sempre muita gente passeando, fotografando. Os turistas como eu ficam loucos com as bonitas paisagens e um clima super agradável que te transmite bem estar.

O cenário é muito bonito, com todas essas casinhas amontoadas transforma a paisagem mais romântica e colorida!
Não deixe de fazer um passeio em barco pelo Rio Douro e completar as belas vistas do Cais da Ribeira...

 Localizado no "freguesia de São Nicolau" ao longo do Rio Douro, faz parte do centro histórico do Porto, Património Mundial da UNESCO. O "Cais da Ribeira" é mais antigas praças da cidade e concentra-se nas casas rio Douro espetaculares antigas com fachadas de arquitetura Português autêntica. Hoje é uma área turística que concentra bares caráter, restaurantes e hotéis. Não temos em destaque a "Praça da Ribeira", "Rua da Fonte Taurina", uma das mais antigas da cidade, a parede do "Bacalhoeiros ea Casa do Infante", que se acredita ter nascido Infante D. Henrique, em 1394. Não é possível fazer um tour do Banco sem tentar o "Vinho do Porto", néctar verdade da tradição Português, que tem o nome da cidade que é cultivado nas margens do Douro

E o bairro da Ribeira do Porto distintas e únicas, muitos cantos onde você pode descobrir a vida dos seus habitantes. As ruas estreitas, as casas em diferentes cores pastel, mas em sua maioria brancos. Pequenos restaurantes onde as pessoas falam sobre futebol com um copo de vinho na frente. As igrejas, os grandes hotéis, as estradas que sobem no morro, você escolhe fora chegadas na margem do Douro, um lugar que é sempre bonito na luz do sol. Ribeira e ver, para viver os melhores momentos do dia. À noite, as mudanças de bairro, com todas as luzes irá criar uma grande atmosfera, o lugar ganha vida com todos os restaurantes lungofiume.Si você quiser, pode ficar apenas para a vista mágicas dos rabelos Barcos, conhecidos por trazerem o famoso vinho do Porto.

É a área na margem do rio. Grande atmosfera com restaurantes e belas vistas de Vila Nova de Gaia e suas vinícolas, estende-se a partir da Ponte da Arrábida a Ponte D. Luís I. Existem vários molhes, onde pode assinar qualquer um dos passeios de barco (estes barcos típicos do Porto são conhecidos como Rabelo) ao longo do Douro a partir de 15 € 50 minutos. A Praça da Ribeira é o mais antigo da cidade e está localizado na Ribeira, você vai adorar para suas casas coloridas e grande atmosfera dia e noite.