Aldeia das Dez e os seus maravilhosos miradouros do Xisto

Aldeia das Dez e os seus maravilhosos miradouros do Xisto

Uma aldeia risonha e encantadora, sobranceira ao rio Alvôco. Toda ela parece um demorado miradouro, com vista privilegiada para as serras envolventes. Respire o seu ar puro, tente conhecer a sua vasta história e certifique-se de ter passado em cada recanto. As vistas da aldeia miradouro conquistam qualquer visitante apreciador das deslumbrantes paisagens da Serra da Estrela. Aqui, cada casa, cada rua e cada largo é um miradouro.

 

Construída predominantemente em granito, a Aldeia das Dez detém um património construído impressionante, com destaque para a Igreja Matriz , cujo interior está decorado com sumptuosa talha dourada.
Na aldeia moraram muitos entalhadores e douradores, que beneficiaram a aldeia com as suas obras. A talha dourada da Igreja Matriz é disso exemplo, juntamente com esculturas e pinturas que embelezam o interior do edifício. Mas os encantos da aldeia vão para lá disso: também se encontram nas pessoas e na paisagem.

 

Quem não resiste a um bom doce também pode encontrar bolos tradicionais da aldeia, os coscoréis e cavacas confecionadas à moda da Aldeia das Dez. Aproveite e prove também um compota ou um licor de medronho, cujo fruto é abundante na zona.

 

No que toca a património, o da Aldeia das Dez é impressionante e são as casas o que mais se destaca. A Casa do S (ou Casa da Voluta) é um exemplo. Edifício do século XVII de arquitectura popular, conta com dois pisos em estrutura de alvenaria irregular.  Digna de visita é também a Escola Primária. É um edifício característico do “Plano dos Centenários”, do tempo do Estado Novo.

 

O património religioso também está bastante presente na Aldeia das Dez.Além da Igreja Matriz, que data do século XVIII, há também a Igreja de Santa Maria Madalena que foi construída em 1758. Dotada de frontaria neoclássica, no seu interior exibe-se um retábulo com a imagem de Santa Maria Madalena. Mais modesta, mas não menos bela é a Capela de Nossa Senhora das Dores, também erigida no século XVIII.

 

A Aldeia das Dez é também a aldeia das fontes. São quatro, desde a Fonte do Povo, construída em 1892 e adornada com azulejos com poemas do Dr. Vasco Campos até Fonte do Soito Meirinho, localizada à entrada da aldeia.
Se quiser fazer uma caminhada, pode utilizar a calçada romana que se localiza a 3 km de Aldeia das Dez, no Caminho das Tapadas e no Areal.
O Cruzeiro do Largo da Fonte, construído em 1661 e restaurado em 1960, também é algo que vale a pena visitar.

Ainda merecem destaque:

  • Cruzeiro do Largo da fonte
  • Solar Pina Ferraz
  • Capela de Nossa Senhora das Dores
  • Cemitério Velho
  • Fonte do Povo
  • Calçada romana
    Troço de calçada romana, de ligação a Avô. Localiza-se a 3 km da aldeia, no Caminho das Tapadas e no Areal.
  • Casa quinhentista
    Junto à Capela de Santa Maria Madalena, do lado inferior da via. Destaque para as molduras do vão da porta de entrada, arredondadas, e para a chaminé.
  • Casa da Fábrica
    Edifício localizado junto cemitério, construído no séc. XIX, que foi fábrica de cobertores. Hoje é uma residência particular.
  • Escola Primária
    Característico estabelecimento do ensino primário, construído no âmbito do "Plano dos Centenários" no tempo do Estado Novo.
  • Fonte do Marmeleiro
    Construída em 1915. Ostenta a gravação das seguintes iniciais: J.P.C.
  • Fonte do Soito Meirinho
  • Fonte do Cabo do Lugar
    Construída em 1929. Ostenta a gravação das seguintes iniciais: JCS
  • Alminhas
    Duas alminhas do séc. XVIII indiciam locais de passagem da antiga via que cruzava a aldeia.
     
  • Miradouro do Penedo da Saudade
  • Miradouro da Mimosa
  • Miradouro do Largo Alfredo Duarte
  • Varandim do adro da Igreja Matriz







O que visitar e conhecer em Portugal

Os 12 melhores sitios para visitar em Viana do Castelo

Os 12 melhores sitios para visitar em Viana do Castelo

Praia da Amorosa Nova Viana do CasteloMuito apreciada pelos praticantes de surf e bodyboard, a Praia da Amorosa é sobretudo frequentada pelas famílias da região Norte, que aqui possuem as suas casas de verão.O acesso à praia é efetuado através de passadeiras de madeira, por forma a não danific...
As 10 melhores actividades para fazer e visitar em Coimbra

As 10 melhores actividades para fazer e visitar em Coimbra

Associao Acadmica de CoimbraO complexo académico Associação Académica de Coimbra começa a ser construído em 1954, segundo o projecto dos arquitectos Alberto José Pessoa e João Abel Manta. Constituídas por um conjunto de vários edifícios, nos quais se congregam var...
As 7 melhores coisas para fazer e visitar em Ericeira

As 7 melhores coisas para fazer e visitar em Ericeira

Arquivo-Museu da Santa Casa da Misericrdia da Vila da Ericeira Arquivo-Museu da Santa Casa da Misericórdia da Ericeira   Desde a sua instituição no ano de 1678, a Santa Casa da Misericórdia da Ericeira, vem acumulando recordações, documentos e espólios não só da sua actividad...
Os 7 melhores locais para visitar em Lagos

Os 7 melhores locais para visitar em Lagos

Meia PraiaEsta extensa praia tem cerca de 4 km de comprimento e oferece toda uma srie de infra-estruturas para quem gosta de desportos aquticos. No istmo do Bar do Alvor fica o forte da Meia Praia, que defendeu a baa de Lagos nos sc. XVII e XVIII. Os historiadores dizem que foi nesta praia que naufragaram os galees que carregavam o tesouro de ...