Os 17 principais pontos turisticos do Porto
Aparentemente cortada em granito perto da foz do rio Douro, a segunda cidade de Portugal, conhecida localmente como Porto, encanta com uma rica colecção de atracções culturais. O coração histórico do Porto é a Ribeira. Este bairro à beira-mar insiste positivamente em que você se perca entre o labirinto de ruas estreitas e procure alguns dos tesouros arquitetônicos mais queridos da cidade. De fato, tão raros e preciosos são os edifícios que compõem este venerável bairro que a UNESCO declarou Patrimônio da Humanidade.
Muito do antigo Porto pode ser descrito com um sotaque pronunciado do século XVIII. Igrejas barrocas extravagantes e imponentes edifícios neoclássicos pontuam o horizonte, seus conteúdos mais valiosos exibidos em museus de classe mundial situados em praças pitorescas. Enquanto isso, o caráter contemporâneo da cidade é evidente em sua próspera cena de artes modernas e em um local de música alarmantemente futurista. Atravessar a ponte para Vila Nova de Gaia é um ponto turístico, assim como uma visita guiada em torno de um dos alojamentos portuários. Um cruzeiro ao longo do Douro deve ser considerado, e para um panorama verdadeiramente memorável da cidade, faça um passeio no teleférico que desliza de uma extremidade à outra do cais
1 Torre dos Clérigos
A imponente Torre dos Clérigos pontua o horizonte do Porto como uma agulha monumental. Este é o ponto de referência mais visível da cidade, um foguete de 75 metros de altura, escavado em granito do século XVIII, e visitar essa estrutura histórica deve ficar no alto da lista de coisas para fazer. Você precisará de um par de pernas robustas para subir os 240 degraus até o topo da torre, mas o esforço será recompensado com um panorama de tirar o fôlego do rio, do litoral e do longínquo vale do Douro - uma visão panorâmica da segunda maior cidade de Portugal, e uma maneira inspiradora para os turistas de primeira viagem se orientarem. Encomendado pela Irmandade do Clero ( clérigos ) e projetado pelo italiano Nicolau Nasoni, a torre barroca complementa a adjacente Igreja dos Clérigosque também é obra de Nasoni. Construída entre 1732 e 1750, a própria igreja é um exemplo maravilhoso da afinidade do arquiteto com o barroco e apresenta uma planta elíptica, uma das primeiras igrejas em Portugal construídas de tal forma. Mas a torre continua a ser o destaque e, dia ou noite, seu perfil afilado se destaca como um farol histórico visível da maior parte da cidade.
Endereço: Rua São Filipe de Neri, Porto
2 Palácio da Bolsa
Endereço: Rua Ferreira Borges, Porto
3 Escalada da Ponte do Porto
Uma das coisas mais invulgares no Porto - e certamente um afastamento radical das tradicionais opções de passeios - é a possibilidade de subir os arcos da Ponte da Arrábida , a jusante da Ponte Dom Luís 1, mais conhecida . A Escalada da Ponte do Porto realiza visitas guiadas a esta estrutura icónica com os participantes vestidos em arnês e linha de vida segura, a fim de dimensionar as alturas elevadas de forma segura e confortável. Seguindo por uma estreita escadaria pedonal e ligadas por cabo a um corrimão paralelo, os visitantes escalam lentamente os arcos de bocejo para chegar ao topo do vão, a 65 metros acima do rio Douro.. As vistas panorâmicas da cidade periférica e da foz do rio são verdadeiramente memoráveis. Descendo os 262 degraus revela o tamanho e a elegância desta maravilha da engenharia do século XX, inaugurada em 1963 e atualmente a única ponte da Europa que pode ser acessada dessa forma.
Local: Cais do Bicalho, Porto
4 Igreja de São Francisco
Endereço: Rua do Infante D. Henrique, Porto
5 Cais da Ribeira
O bairro ribeirinho do Porto é um labirinto sedutor de ruas estreitas e sinuosas; becos em ziguezague; e arcadas baixas e famintas pelo sol. De frente para o rio Douro , no entanto, há terraços de mansões pintadas em tons de mostarda, tangerina e tawny - a Ribeira é uma aventura de cor e sabor. Uma infinidade de restaurantes e cafés situados sob os arcos ao longo do cais torna esta a área mais popular da cidade para relaxar e socializar. Praça da Ribeira, a praça à beira do rio, é um ponto de encontro popular e animado e vibra com uma vibração jovem e amigável. Este também é um movimentado distrito comercial, onde mercearias se encontram com açougueiros e peixarias. Pequenos estúdios de sapateiro dilapidados ecoam a batida laboriosa de martelos de sapateiro, e o aroma rústico de pão acabado de cozer colide com o odor salgado e salgado do Douro. Acima de tudo, os moradores locais compartilham fofocas de varandas ou janelas abertas, gritando inexoravelmente através de linhas de lavagem que se agitam na brisa. A Ribeira também é sobre história, e explorar este bairro fascinante é descobrir relíquias medievais construídas sobre fundações romanas. A UNESCO ama o lugar e, há muito tempo, declarou-o Patrimônio da Humanidade.
Localização: Cais da Ribeira, situado na margem norte do rio Douro, no Porto
6 Ponte Dom Luís I
Localização: Avenida da República, Porto
7 Sé (Catedral)
Os passeios turísticos no Porto devem sempre incluir a exploração da catedral da cidade. De facto, o panorama arrebatador do terraço sobre as ruas da cidade velha e o sonolento rio Douro é um grande elevador de cortina e prepara os sentidos para o que está por vir. Um marco imponente do século XII, a catedral tem a aparência de uma fortaleza, tal é a aparência proibida de suas torres e a tez sombria de sua fachada. Recursos redentores incluem uma bela rosácea do século XIII na frente oeste e os serenos claustros barrocos revestidos de azulejo azul celeste.azulejos. Demore-se um pouco aqui para absorver o ambiente medieval e o local tranquilo. A partir daqui, uma escadaria de granito do século XVIII gasta conecta-se com a capela, que é envolvida em trabalhos de azulejos mais impressionantes. Outra atração de destaque é o magnífico retábulo de prata na pequena capela à esquerda da capela-mor. Termine a sua excursão ao se debruçar sobre o deslumbrante tesouro de ouro e prata da catedral, guardado no Tesouro.
Local: Terreiro de Sé, Porto
8 Vila Nova de Gaia
Local: Cais de Gaia, Porto
9 Museu Nacional Soares dos Reis (Museu Nacional Soares dos Reis)
Endereço: Palácio dos Carrancas, Rua D. Manuel II, Porto
10 mundo dos descobrimentos
O notável período de conquista e exploração de Portugal, a Era dos Descobrimentos , é encenado com surpreendente efeito neste museu interactivo e no parque temático. As perigosas viagens de navegadores portugueses do século XV, navegando em frotas de frágeis caravelas para mapear águas desconhecidas e mapear novas terras, são levadas a uma vida impressionante através de uma série de exposições detalhadas e animações exibidas. Mas a verdadeira aventura começa depois de embarcar em um barco e viajar para países descobertos pelos gostos de Vasco da Gama, que em 1498 mapeou uma rota marítima de Portugal para a Índia, e Pedro Álvares Cabral, que chegou ao Brasil em 1500. Usando fones de ouvido de áudio, os passageiros são regalados com o planejamento e a organização que sustentam essas ambiciosas expedições marítimas e também adquirem uma visão fascinante da história e da cultura dos vários destinos colonizados pelos portugueses durante esse período. Na verdade, esta é uma experiência maravilhosamente envolvente e educativa e boa diversão para todas as idades.
Endereço: Rua de Miragaia, 106, Porto
11 Igreja do Carmo
Endereço: Rua do Carmo, Porto
12 Casa da Música (Casa da Música)
Quem estiver hospedado no Porto por alguns dias deve verificar o programa cultural oferecido neste fabuloso local de concertos internacional. A "Casa da Música" é celebrada tanto pelo seu design radical quanto pelo calibre do entretenimento que recebe. O arquiteto holandês Rem Koolhaas entrou em contato com a convenção quando foi contratado para criar um prédio que impulsionaria a cidade para o século 21. Isso ele alcançou com grande sucesso, e a melhor maneira de apreciar seu triunfo é assistir a um dos muitos shows realizados em sua pele descorada. Todos os gostos musicais são servidos, desde o clássico e o fado, ao jazz e ao hip-hop. Actos de classe mundial a actuar aqui incluem o falecido Lou Reed, que tocou a noite de abertura em 2005. Outra maneira de vislumbrar o interior é caminhar até o restaurante do último andar. No cardápio da cozinha de influência mediterrânica, é um panorama inspirador do movimentado bairro da Boavista, no Porto. Mas para uma visão sem pressa, de perto e pessoal, participe de uma visita guiada. Caso contrário, passeie aqui ao anoitecer, quando o local é lavado com holofotes para uma perspectiva verdadeiramente abstrata dessa estrutura extraordinária.
Endereço: Avenida da Boavista, 604, Porto
13 Fundação de Serralves Museu de Arte Contemporânea
Endereço: Rua São João de Castro, 210, Porto
14 Café Majestic
Com a sua distinta fachada Art Nouveau de cantaria curvilínea e motivos ondulantes, esta jóia cintilante de um café é inconfundível. No interior, um ambiente vintage dos anos 20 percola o salão. Dispostos em todo o interior luxuoso são as cadeiras originais de madeira esculpida e mesas com tampo de mármore que emprestam Majestic seu sabor deliciosamente boêmio. Querubins e lamplings se agarram ao teto de gesso. Enfeitando as paredes há conjuntos de enormes espelhos flamengos que refletem o caráter evocativo de antigamente. Este é o mais célebre dos cafés do Porto, e um dos mais históricos da Europa. O almoço e o jantar podem ser tomados aqui em estilo considerável, o menu tentador com uma fusão de sabores portugueses e mediterrânicos. O café também é conhecido por sua seleção de bolos e itens de confeitaria. e evoca especialidades como rabanada sufocada em um creme cremoso coberto com frutas secas. As crianças vão adorar isso aqui, especialmente quando perceberem que a autora JK Rowling trabalhou no esboço de seu primeiro livroHarry Potter e a Pedra Filosofal enquanto toma café numa mesa perto da entrada. Magia ou o que?
Endereço: Rua Santa Catarina 112, Porto
15 Centro Português de Fotografia (Centro Português de Fotografia)
Endereço: Largo Amor de Perdição, Cordoaria, Porto
16 City Tour do Porto
O centro histórico do Porto e a zona ribeirinha podem ser admirados a partir de um eléctrico antigo durante os passeios que envolvem vários locais emblemáticos e marcos culturais. Três linhas diferentes servem o destino, oferecendo uma perspectiva diferente sobre a segunda cidade de Portugal. A linha 1 começa perto da Ponte Dom Luís 1 . Parta daqui na "Riverside Line" para se deslocar para oeste todo o caminho até à cidade costeira da Foz do Douro , situada na foz do rio Douro e conhecida pelas suas praias e enseadas próximas . Esta excursão de lazer é uma opção favorita no verão, quando você quer fugir do calor da cidade. A linha 18 é a via restaurada, a parte circular no design e o percurso mais curto. A rota passa pela Igreja do Carmoe termina, adequadamente, no Museu do Carro Eléctrico , o museu do bonde. Indiscutivelmente o circuito mais gratificante em termos de turismo e atrações é a linha 22 tour. Nessa rota, o bonde bate e zumbe além da Torre dos Clérigos , da Igreja do Carmo e do Café Majestic , entre outras atrações visuais.
17 Avenida dos Aliados
Endereço: Avenida dos Aliados, Porto