Desta vez, a organização de viagens European Best Destinations elaborou uma lista das 15 pontes mais bonitas da Europa e colocou a D. Luís, no Porto, no quinto lugar. Lisboa tem duas representantes.

“Desenhada pelo engenheiro Teófilo Seyrig”, a estrutura tem direito ao quinto lugar, no ranking, e é, segundo a entidade, “verdadeiramente, o emblema do Porto”. Inaugurada em 1886, com dois tabuleiros, 395 metros de comprimento e 8 de largura, tem um arco que “ainda é considerado o maior do mundo em ferro forjado”.

O European Best Destinations recomenda uma viagem de barco que passe debaixo da ponte ou um passeio na própria estrutura, para apreciar aquele “grande feito da engenharia

As pontes mais bonitas da Europa destacam-se por serem verdadeiras obras de arte.

Projetadas como o fim primordial de servir duas margens e criar a união dos povos, houve quem elevasse a fasquia e arquitetasse não só a pensar na utilidade de uma mera ponte, mas a pensar na magnificência da obra e no legado que iam deixar para as populações.

O site European Best Destinations elegeu 15 pontes como sendo as mais bonitas da Europa e Portugal não ficou de fora da lista.

Contém dois tabuleiros e ambos permitem a sua travessia pedonal. O tabuleiro inferior é uma estrada em funcionamento, contudo o superior não está aberto ao trânsito, apenas ao metro do Porto.

 

 



É um chamariz turístico para a cidade do Porto, e todos os visitantes da cidade procuram tirar uma fotografia com ela em plano de fundo, quer ao atravessá-la, quer a fazerem percursos de barco sob as 6 pontes do Porto, nos mais diversos miradouros e  ainda no cais nas margens do rio (Ribeira e Cais de Gaia)