É a aldeia mais alta de Portugal Sabugueiro

O Sabugueiro é por vezes denominada a aldeia mais alta de Portugal, no entanto esta designação não é correcta, uma vez que existem aldeias que atingem altitudes superiores. Segundo a carta topográfica 1:25000 do CIGeoE, e tomando como critério a cota altimétrica do edifício que se encontra na parte mais elevada do povoado, o Sabugueiro atinge uma altitude máxima de 1120 m. Esta cota é superada na aldeia de Sendim, situada no concelho de Montalegre, que atinge uma altitude de 1155 m; seguem-se Pitões das Júnias (alt. 1140 m), Gralheira (alt 1130 m) e Panchorra (alt 1120 m).

Para além das referidas, existe uma localidade que se encontra a altitude ainda maior: em plena Serra da Estrela situa-se o aldeamento turístico de Penhas da Saúde, na vertente sul da Serra da Estrela, atingindo os 1500m. Embora nela residam algumas pessoas permanentemente - segundo dados do INE, - dificilmente se poderá classificar como aldeia.

ldeia serrana, situada em pleno Parque Natural da Serra da Estrela, o Sabugueiro detém o título de aldeia mais alta de Portugal, estando situada a 1200 metros de altitude. 

De origens bem antigas, a aldeia formou-se a partir de um aglomerado de abrigos provisórios de pastores que aqui encontravam belas pastagens para os seus rebanhos, num local abençoado pela natureza, com uma beleza única. 
Aqui encontram-se magníficas quedas de água, paisagens surpreendentes e uma típica vegetação serrana que lhe confere cores únicas. 
A aldeia é composta por casas rurais, simples, graníticas, típicas da região, albergando um museu etnográfico com vista a preservar a tradição ainda forte nestas paragens, por um forno comunitário, símbolo de outros tempos, e pela bonita Igreja Matriz. 

O Sabugueiro é identificado como centro de turismo serrano, local de passagem e paragem dos visitantes da imponente Serra da Estrela, mormente dos que rumam em direcção à Torre, e este crescente turístico tem possibilitando a preservação e ascensão dos produtos e artesanato local, com destaque para o famoso queijo da serra, o presunto e enchidos, o mel, as mantas, os tapetes de lã de ovelha, não esquecendo os famosos cães da serra que passeiam vagarosamente pelas ruas da aldeia, que é também conhecida por ser um dos principais locais de criação desta fabulosa raça canina. 

  • É a aldeia mais alta de Portugal Sabugueiro