Não poderia acontecer com um destino mais merecedor. Por muito tempo, Portugal tem sido o país de passo não reconhecido da Europa.
Quando um americano pensa em viver, se aposentar ou até mesmo tirar férias no Velho Mundo, ele (ou ela) pensa primeiro na França, na Itália, na Irlanda ... talvez na Espanha ...
Especificamente, eis por que Portugal - especialmente sua região costeira do sul do Algarve - se qualifica não apenas como uma das melhores opções para uma nova vida na Europa, mas, na verdade, um dos melhores lugares do mundo para se passar o tempo hoje:
1. Ótimo clima. Esta região possui um dos climas mais estáveis do mundo e 3.300 horas de sol por ano, o que significa dias mais ensolarados do que em quase qualquer outro lugar da Europa. Como resultado, o Algarve tem uma reputação de longa data como um dos melhores destinos de verão entre os que procuram sol na Europa e um excelente retiro de Inverno para aqueles que procuram escapar dos meses mais frios do Norte da Europa. O Algarve não tem meses de mau tempo, mas tem um inverno. Janeiro e fevereiro podem ser frios o suficiente para querer um casaco. Os melhores meses podem ser setembro e outubro, quando as multidões de verão se foram, mas o clima e a temperatura do mar ainda são ideais.
2. Segurança. Portugal é o 17º país mais seguro do mundo. Crimes violentos são raros e pequenos crimes são limitados a crimes de rua durante a movimentada temporada turística. Além disso, esse país conseguiu se manter separado da crise da imigração que está ocorrendo em outras partes da Europa.
3. Boa infraestrutura . Portugal e o Algarve desfrutaram de importantes investimentos em infra-estrutura nos últimos anos, especificamente relacionados à rede rodoviária e aos aeroportos do país. Como resultado, esta é uma região fácil de se locomover e também uma ótima base para explorar toda a Europa e o norte da África.
4. Cuidados de saúde de padrão internacional disponíveis por um custo muito baixo. Como resultado, o turismo médico é uma indústria em crescimento na região, em particular para a cosmética, a substituição do quadril e as especialidades odontológicas.
5. Golf. A região possui 42 cursos em menos de 100 milhas e é reconhecida como um destino de golfe de topo na Europa Continental e no mundo.
6. Ótimas praias. As 100 milhas da costa atlântica do Algarve são pontuadas por formações rochosas pontiagudas, lagoas e extensas praias arenosas, muitas das quais receberam as cobiçadas Blue Flags da European Blue Flag Association. A água destas praias é azul e as vistas do topo da falésia são espetaculares. A maioria das praias tem salva-vidas durante a temporada de verão. Observe que restaurantes e lanchonetes às vezes são abertos apenas sazonalmente.
7. Custo de vida acessível. O custo de vida em Portugal está entre os mais baixos da Europa Ocidental, em média 30% menor do que em qualquer outro país da região. Um casal poderia viver aqui confortavelmente, mas modestamente, com um orçamento de apenas 1.300 euros por mês. Com um orçamento de 2.000 euros por mês ou mais, pode desfrutar de um estilo de vida totalmente equipado neste coração do Velho Mundo. (Mais sobre isso, incluindo um orçamento detalhado, amanhã.)
8. Pelas razões descritas acima, o inglês é amplamente falado. Vivendo aqui, poderia passar sem aprender a falar português ... embora qualquer esforço para aprender a língua local seja uma demonstração de respeito e apreciação.
9. Vida Saudável Os portugueses são os maiores comedores de peixe per capita da Europa, e peixe fresco de grande variedade está disponível nos sempre presentes mercados diários. A abundância de sol nesta parte do mundo significa uma abundância de produtos frescos, também disponíveis nos mercados locais. Enquanto isso, as taxas de poluição são baixas e as ruas, cidades e praias são mantidas limpas e livres de lixo.
10. Aposentadoria (e às vezes outros) renda não é tributada. Legislação recente permite que os aposentados estrangeiros residentes recebam a renda da aposentadoria no país livre de impostos. A lei também prevê a redução da tributação sobre salários, propriedade intelectual, juros, dividendos e ganhos de capital em determinadas circunstâncias.
11. Mercado imobiliário severamente desvalorizado. Os imóveis em Portugal estão entre os mais acessíveis da Europa. Além disso, o imobiliário português tem um dos rácios de preço / renda mais favoráveis (uma medida da rentabilidade de possuir uma casa) e rácios de preço / rendimento (uma medida de acessibilidade) na região. O que isso significa é que a moradia é mais barata de comprar e os investidores imobiliários podem ganhar mais dinheiro com aluguéis do que em muitos outros países europeus.