Não importa a época, há sempre um festival em Portugal , e os locais sabem como fazer uma festa. Entre os eventos mais conhecidos estão os concertos ao ar livre e os Festivais dos Santos Populares , especialmente os de Lisboa e Porto, mas há muitos outros para experimentar e apreciar. Muitas celebrações acontecem em torno de eventos religiosos, alguns deles pertencem a mitos e lendas, e alguns são organizados simplesmente por diversão (bem, são todos divertidos). Há muitos eventos para conferir em Portugal, mas os seguintes festivais estão entre os melhores.
Junho em Portugal envolve música, festas de rua, muito vinho e deliciosas sardinhas assadas, que os portugueses têm um talento especial para grelhar. A razão para a festa de um mês (ou festa, que realmente parece) é a Festas dos Santos Populares , ou Festivais Populares dos Santos , celebrada em todo o país durante diferentes semanas de junho.
Os três santos populares são António, João e Pedro, e cada região portuguesa - desde a fronteira luso-espanhola no norte até ao Algarve - celebra um em particular (embora algumas cidades celebrem mais de um): em Lisboa , St. Anthony (ou Santo António , como o Português chamá-lo) dá Lisboetas uma razão para a festa, e no Porto, são João Batista ( são João do Porto ) é comemorado.
Festas dos Santos Populares
Junho é o mês dos Santos Populares com festas e arraiais por todo o país nas noites de Santo António, de São João e de São Pedro.
As principais são as Festas de Lisboa, de 12 para 13 de junho, dia de Santo António, e as do Porto, na noite de 23 para 24 de junho, quando se celebra o S. João. São festas duma grande animação, em que o povo vem para a rua comer, beber e divertir-se pelas ruas dos bairros populares, engalanadas com arcos, balões coloridos e cheiros de manjerico.
Em Lisboa as marchas populares de cada bairro desfilam pela Av. da Liberdade, enchendo aquela artéria de centenas de figurantes, música, colorido e muito público. Mas a enchente e a animação não são menores nas ruas desses bairros, com destaque para Alfama, mas também para a Graça, Bica, Mouraria ou Madragoa. Nos largos e vielas medievais, come-se caldo verde e sardinha assada, canta-se e baila-se noite dentro. Outro momento alto é a procissão de Santo António, que no dia 13 sai da sua igreja, situada em Alfama, junto à Sé, no local onde este santo nasceu, cerca de 1193.
No Porto, a festa é idêntica em cor e alegria ao longo dos bairros mais tradicionais, como Miragaia, Fontainhas, Ribeira, Massarelos e outros. Mas o Porto tem ainda outros usos e costumes: se antigamente os foliões batiam com alho-porro na cabeça dos companheiros, hoje usam martelinhos de plástico com o mesmo fim; por outro lado, além do feérico fogo-de-artifício que é lançado à meia-noite em pleno rio Douro, no Porto também se lançam coloridos balões de ar quente, numa das mais bonitas celebrações destes festejos populares. A noite acaba para muitos junto à praia, para ver nascer o sol ou para um banho matinal, como manda a tradição.
A 29 de junho comemora-se ainda o São Pedro, também com festas populares em várias localidades do país, como Sintra ou Évora, ambas na lista do Património Mundial. Évora, aliás, tem a particularidade de celebrar dois santos populares, pois realiza desde o séc. XVI a feira de S. João, uma das maiores da região sul de Portugal, comemorando também o dia de S. Pedro como feriado municipal.
Em todas as festas é também de tradição saltar a fogueira e oferecer à namorada ou namorado aromáticos vasos de manjerico, onde se colocam quadras, muitas vezes falando de amor, ou não estivessem estas festas ligadas ao solstício de verão e a antigos rituais de fertilidade.
Os festivais de Santo Antônio, santo padroeiro de bênçãos de Lisboa, são os primeiros do calendário e acontecem nos dias 12 e 13 de junho. Estes são os dias mais interessantes da capital como desfiles, festas e até sinos de casamento. Encha as ruas e feche o tráfego nos bairros mais antigos , especialmente Alfama, Mouraria e Graça. Durante esses dias, e às vezes durante os dias anteriores, os moradores locais saem de suas casas e enchem as ruas de paralelepípedos para dançar, comer, beber e se alegrar. As festas acontecem a noite toda nas noites de sexta e sábado - indo para casa antes que o nascer do sol seja considerado muito cedo para encerrar a noite.
O desfile das Marchas Populares acontece na Avenida da Liberdade , no dia 12 de junho; a procissão religiosa ocorre no dia 13 de junho, a partir da igreja de Santo António, em Alfama , onde se diz que Santo Antônio nasceu no final do século XII.
Além da sardinha, o cardápio da comida de rua inclui pratos tradicionais como o caldo verde e o chouriço grelhado .
Lisboa também tem uma tradição chamada Casamentos de Santo Antônio , em que vários casais se casam de uma só vez.
Festival Medieval de Óbidos
É possível encontrar um local mais frio para uma feira medieval do que em frente a um castelo em uma cidade dentro de muralhas? De meados de julho até o início de agosto, vá a uma das cidades medievais mais charmosas de Portugal para competir, cavaleiros, mercado medieval e vários shows. Experimente as carnes, o vinho e os queijos enquanto saboreia simultaneamente a ginja local , um licor com sabor de cereja. Não só você vai sair com muitas lembranças únicas, mas talvez algumas lembranças também.
Festival Internacional do Chocolate de Óbidos
Você está planejando visitar Óbidos antes do meio do verão? Cabeça durante a primavera para uma experiência saborosa. O Festival Internacional de Chocolate de Óbidos é o lugar para os amantes de chocolate entre março e abril e inclui uma aula de culinária e degustações.
Festival das Cruzes em Barcelos
A história conta que o conceito do Festival das Cruzes , ou Festival das Cruzes em português, começou quando uma grande cruz apareceu no chão em frente a um aldeão. Visto como uma mensagem dos céus, provocou este festival anual da primavera que, com o tempo, passou de puramente religioso para cultural e divertido. O Festival das Cruzes inclui música, danças folclóricas , comida, artesanato e contar histórias. Talvez durante a visita, um local possa contar toda a história da aparição da cruz, além da lenda do Galo de Barcelos, que é outra narrativa popular da mesma área.
Serralves no Festival
A maior celebração da arte contemporânea em Portugal é realizada principalmente em junho no maior e mais importante museu de arte contemporânea do país . Organizado principalmente na bela herdade da Fundação de Serralves, no Porto, o festival decorre durante dois dias consecutivos e celebra todas as formas de arte, desde a literatura e o cinema à pintura e escultura, bem como às artes musicais. O alcance do festival também se estende pelo Porto, e alguns eventos acontecem no centro histórico da cidade.
Festival das Bandejas em Tomar
Conhecido em Português como o Festival dos Tabuleiros , este evento ocorreu a cada quatro anos desde o século XVI, portanto, planeje de acordo. Embora seja um evento religioso dedicado ao Espírito Santo, o pão e as flores são as principais atrações, e as garotas locais caminham pela cidade com bandejas de cada uma em suas cabeças. Realizado em Tomar no início de julho, o Festival dos Tabuleirosé tanto uma festa visual quanto cultural e espiritual, e o próximo evento está marcado para 2019.
Festival dos Rapazes
Os rapazes serão rapazes e, por volta do Natal, no norte de Portugal, isso significa vestir-se com trajes selvagens e correr por aí causando um caos inocente. De certa forma, o Festival dos Rapazes , ou “Festival dos Rapazes”, é uma celebração doce para os jovens, celebrando sua passagem da infância para a masculinidade. Vestidos com máscaras, trajes coloridos e sinos, os garotos correm pela cidade tocando música, cantando músicas e brincando com os transeuntes. Muitas das festas mais populares ocorrem na região de Trás-os-Montes, no nordeste de Portugal.
Peixe e Sabores de Lisboa
Comer é uma das melhores coisas para se fazer em Lisboa, e o festival conhecido como Peixe e Sabores é uma experiência que pode estar no topo das paradas gastronômicas. O festival, que ocorre anualmente no início da primavera, pede a chefs e restaurantes de todo o país e do mundo para compartilhar suas receitas favoritas de peixes e frutos do mar. Entre as mentes culinárias convidadas estão alguns dos principais chefs de cinco estrelas Michelin do país.
Noite Branca
O fim do verão nunca é fácil, mas Portugal despede-se da época de uma forma elegante e divertida. A Noite Branca , que significa Noite Branca, é exatamente o que parece - uma festa de rua onde todos se vestem de branco. Na verdade, sua roupa é o seu ingresso, pois a entrada é gratuita, e o único requisito de entrada é seguir o código de vestimenta. Música, dança, comida e performances acontecem o tempo todo, o que em Braga significa 48 horas de diversão.
Festas do Espírito Santo nos Açores
Os Açores estão cheios de eventos únicos , mas as Festas do Espírito Santo em Ponta Delgada estão talvez entre as mais coloridas. É também o maior evento religioso nas ilhas, ocorrendo cinco semanas após o domingo de Páscoa. Mosaicos floridos decoram as principais passarelas e, juntamente com um desfile, há uma variedade de barracas para visitar e uma feira. Este evento é também um dos mais fáceis de visitar, uma vez que o Aeroporto de Ponta Delgada é uma das principais entradas para este belo arquipélago.
Festa da flor Madeira
Na Madeira desabrocham espécies florais originárias de inúmeras zonas do planeta, já que a ilha reúne condições climáticas peculiares e propícias ao florescimento de espécies quer das regiões tropicais quer das regiões frias.
A Festa da Flor constitui uma homenagem à Primavera, e a celebração da metamorfose e do renascimento, da fertilidade e da abundância das flores que pintam, perfumam e inebriam o meio envolvente e que emprestam valor e levam o bom nome deste destino turístico além-fronteiras. Descubra mais sobre o que esperar da Festa da Flor da Madeira, que terá lugar entre 2 a 26 de maio:
A Festa da Flor é também um evento cultural. Associada ao evento destaca-se a tradição, quer através das atuações de grupos folclóricos, quer através da construção dos belos tapetes florais. Paralelamente homenageia-se a flor através da magnífica Exposição da Flor e anima-se a cidade com concertos musicais e espetáculos de variedades.