As melhores coisas para ver e fazer na Ribeira do Porto Portugal
Um dos bairros mais bonitos do Porto é a Praça da Ribeira. Como um dos Patrimônios Mundiais da UNESCO, a área é repleta de ruas sinuosas medievais e pequenas vielas de paralelepípedos. Ribeira é extremamente cênica como fica na frente do Rio Douro e vem completo com inúmeros cafés, restaurantes e bares. Confira as melhores coisas para fazer e ver nesta bela área.
Rio Douro
O Rio Douro atravessa a cidade do Porto e faz fronteira com o extremo sul do bairro da Ribeira; não pode visitar a Ribeira e perder o rio Douro. Dê um passeio ao longo das margens do rio e aprecie as vistas da colorida arquitectura portuguesa da Ribeira, tudo ao mesmo tempo que fica de olho na passagem de barcos de pesca na água.
Ponte de D. Luís
Elevador da Ribeira
O Elevador da Ribeira é outra ótima maneira de conhecer algumas das melhores vistas do bairro. Embora usado como meio de transporte público para os habitantes locais, o elevador serve como uma atividade de lazer para os visitantes. Montar o elevador custa uma taxa nominal e conecta o porto da Ribeira ao declive médio do bairro, conhecido como Barredo. Pegue o elevador e desça para explorar o bairro da Ribeira em toda a sua glória.
Jimão Tapas e Vinhos
Alminhas da Ponte
Alminhas da Ponte significa os "santuários da ponte". Aqui, os visitantes podem ver vários santuários feitos de bronze. Criada pelo escultor português José Joaquim Teixeira Lopes em 1897, a Alminhas da Ponte é um dos patrimónios mais proeminentes da Ribeira. Os santuários foram feitos para comemorar a queda de uma das pontes da Ribeira em 1809. Até hoje, os visitantes costumam deixar velas e flores nos santuários para homenagear aqueles que perderam a vida no desastre.
D. Tonho
D. Tonho é um local suave e sofisticado para comer na Ribeira. Gozando de alguns dos melhores assentos ribeirinhos do bairro (possibilitado por essas janelas do chão ao teto) este refúgio requintado combina com as vistas com um menu de pratos meticulosamente preparados que fundem a inovação e a tradição portuguesa.
Alminhas da Boa Fortuna
Quase escondida, a Alminhas da Boa Fortuna está localizada em um beco na saída da movimentada Rua Barredo. Significando "os santuários da boa sorte", é um pequeno santuário pintado de azul sobre uma parede amarela despretensiosa. É fácil errar, mas a inscrição acima do santuário com o nome de Senhor da boa fortuna, que significa "senhor da boa fortuna", revela-o. Diz a lenda que os visitantes que passarem pelo monumento receberão boa sorte em sua viagem.
Capela da Lada
Capela da Lada é uma das muitas igrejas católicas do Porto . Localizada no lado oriental do bairro da Ribeira, Capela da Lada é uma pequena e despretensiosa igreja situada entre duas empresas locais da Ribeira. Sua fachada branca desbotada do estilo barroco tardio reflete a velhice do edifício, enquanto o interior da Capela da Lada também é branco, mas apresenta detalhes dourados e molduras ornamentadas. Um ótimo local para explorar a arquitetura e a herança religiosa.
Coisas de Cá
Coisas de Cá é uma pequena loja de artesanato que vende algumas das melhores bugigangas e arte da Ribeira. A loja concentra-se no artesanato tradicional português, o que torna o local perfeito para comprar lembranças da Ribeira. Escolha entre joalharia portuguesa, cerâmica, mosaicos originais autênticos e peças de arte em metal artesanal. Como cada item vendido no Coisas de Cá é feito à mão por artistas regionais, eles refletem as pessoas, tradições e a história de Portugal como um todo.