Esta é a aldeia mais alta de Portugal fica a mais de 1200 metros e já neva


O Sabugueiro é por vezes denominada a aldeia mais alta de Portugal, no entanto esta designação não é correcta, uma vez que existem aldeias que atingem altitudes superiores.

 

Segundo a carta topográfica 1:25000 do CIGeoE, e tomando como critério a cota altimétrica do edifício que se encontra na parte maiselevada do povoado, o Sabugueiro atinge uma altitude máxima de 1120 m.

 

Esta cota é superada na aldeia de Sendim, situada no concelho de Montalegre, que atinge uma altitude de 1155 m; seguem-se Pitões das Júnias (alt. 1140 m), Gralheira (alt 1130 m) e Panchorra (alt 1120 m).

 

 
 
 
Ver esta publicação no Instagram

Uma publicação partilhada por Fatima Moreira Canas (@moreiracanas)

 

Para além das referidas, existe uma localidade que se encontra a altitude ainda maior: em plena Serra da Estrela situa-se o aldeamento turístico de Penhas da Saúde, na vertente sul da Serra da Estrela, atingindo os 1500m. Embora nela residam algumas pessoas permanentemente - segundo dados do INE, - dificilmente se poderá classificar como aldeia.

ldeia serrana, situada em pleno Parque Natural da Serra da Estrela, o Sabugueiro detém o título de aldeia mais alta de Portugal, estando situada a 1200 metros de altitude. 

 

 
 
 
Ver esta publicação no Instagram

Uma publicação partilhada por Sandra Cavaqueira (@sandracavaqueira)

 



De origens bem antigas, a aldeia formou-se a partir de um aglomerado de abrigos provisórios de pastores que aqui encontravam belas pastagens para os seus rebanhos, num local abençoado pela natureza, com uma beleza única. 

 

 
 
 
Ver esta publicação no Instagram

Uma publicação partilhada por Catarina (@catarina_fm)

 


Aqui encontram-se magníficas quedas de água, paisagens surpreendentes e uma típica vegetação serrana que lhe confere cores únicas. 

 

 


A aldeia é composta por casas rurais, simples, graníticas, típicas da região, albergando um museu etnográfico com vista a preservar a tradição ainda forte nestas paragens, por um forno comunitário, símbolo de outros tempos, e pela bonita Igreja Matriz. 

 

 



O Sabugueiro é identificado como centro de turismo serrano, local de passagem e paragem dos visitantes da imponente Serra da Estrela, mormente dos que rumam em direcção à Torre, e este crescente turístico tem possibilitando a preservação e ascensão dos produtos e artesanato local, com destaque para o famoso queijo da serra, o presunto e enchidos, o mel, as mantas, os tapetes de lã de ovelha, não esquecendo os famosos cães da serra que passeiam vagarosamente pelas ruas da aldeia, que é também conhecida por ser um dos principais locais de criação desta fabulosa raça canina. 

Turismo em Portugal

Explora restaurantes museus hoteis e muito mais em Portugal