Museu Geológico de Lisboa




O Museu Geológico de Lisboa foi constituí­do em 1857, quando foi criada a Comissão Geológica, a partir de exemplares colhidos pelos pioneiros da Geologia portuguesa como: Carlos Ribeiro, Nery Delgado, Pereira da Costa, Paul Choffat, entre outros. A Comissão ficou instalada no edifí­cio do antigo convento de Jesus, na Rua da Academia das Ciências,19 - 2º, em Lisboa.

Além do seu significativo valor cientí­fico, o Museu Geológico de Lisboa tem grande interesse histórico e museológico, uma vez que nas suas instalações que nasceram a Geologia e a Arqueologia portuguesas. Nas sua grandes salas, o mobiliário a elas adaptado e o modelo expositivo do século XIX, conferem-lhe um carácter único e raro na Europa, de importância patrimonial reconhecida.

Das colecções (Paleontologia, Estratigrafia, Arqueologia e Mineralogia) é porventura o mais representativo de Portugal e de grande interesse cientí­fico, estando disponí­veis a investigadores, nacionais e estrangeiros.

  • Possui vasta colecção de fósseis recolhido em Portugal: Dinossauros, Trilobites, Amonites, Plantas, etc.
  • Reúne uma excelente colecção de arqueologia pré-histórica, representando todos os perí­odos, desde o Paleolí­tico ao Romano em território nacional.
  • Estão expostos, minerais, [[rochas e instrumentos cientí­ficos históricos.
  • É um dos mais antigos museus portugueses (1859), com uma já rara u201catmosferau201d do século XIX.
  • Está no local onde nasceram a Geologia e a Arqueologia portuguesas.

Fonte: Wikipedia

  • Museu Geológico de Lisboa

PRINCIPAIS ACTIVIDADES EM: Portugal

O que fazer em - Portugal