Roteiro da ilha da madeira o que visitar pontos turisticos
A par do deslumbramento da paisagem, caracterizadapor montanhas densas e verdejantes, este destino também encanta os seus visitantes pelo clima ameno aolongo de todo o ano, pelo carinho como são recebidos,bem como pela tranquilidade e segurança que se vive no arquipélago.

Para conhecer verdadeiramente a Madeira, suba ao altode uma montanha e deslumbre-se com cenários fantásticos e de cortar a respiração , percorra os trilhos e asveredas, em plena Floresta Laurissilva, que se estendempor mais de 1400 kms de levadas e que proporcionamum encontro único com a alma da ilha.

Sinta a energia que do ambiente cosmopolita daspitorescas ruas do Funchal e aproveite para adquirir algumas lembranças como os famosos Bordado e Vinho Madeira ou algumas peças produzidas em pau de vime

Mas para que esta seja a sua viagem de sonho, terá quealargar a sua estadia até à paradisíaca ilha do Porto Santo ,situada a 40 km da Ilha da Madeira, distância esta vencidaem 15 minutos de avião ou em 2h30 de ferry-boat  .Com uma impoluta praia de areia na de 9 km de exten-são, banhada por um mar límpido e calmo, a ‘ilha dourada’constitui um destino de érias paradisíaco
 
Visitar na madeira 
 
jardim botânico - eng. rui vieira
 
Nas suas áreas ajardinadas, superiores a 35.000m2 , mais de 2000 plantas exóticas, oriundas de todos os continentes aqui convivem e desabrocham tão bem como no seu ambiente de origem. Atendendo à crescente perda de biodiversidade e de habitats a nível mundial, este jardim tem vindo a tornar-se num pólo de ciência e cultura, com vista à conservação das plantas ameaçadas de extinção.
 
Quer seja amante da natureza, botânico ou turista, se deseja dar uma volta ao mundo pelo reino vegetal, conhecer um Museu de História Natural e um Herbário. Neste jardim também poderá encontrar uma bela colecção de algumas aves exóticas, o Jardim de Loiros, percorrê-lo é como fazer um safari pelo mundo colorido dos papagaios.
 
Aberto todos os dias das 09h00 às 17h30 (excepto 25 de Dezembro). Caminho do Meio - Bom Sucesso, 9064-251 Funchal
 
jardim panorâmico
 
O Jardim Panorâmico está localizado em plena zona turística do Funchal, situando-se entre o Passeio Público Marí- timo e a Estrada Monumental, no sítio da Ajuda. A vegetação existente foi agrupada em quatro temáticas distintas: Flora Indígena do Litoral, Flora Indígena de Média Altitude, Cactos e Suculentas e Zona Tropical. Oferece uma magnífica vista panorâmica sobre o Atlântico.
 
Aberto todos os dias das 07h00 às 22h00. Estrada Monumental - Funchal
 
Levadas 
 
Prepare-se para descobrir um fantástico mundo natural num dos inesquecíveis passeios pelas encostas. A emoção dos 0 aos 1862 metros é garantida! Factores culturais e ambientais levaram a que, na Madeira, passear a pé constituísse a actividade ao ar livre com maior tradição e procura. São muitos os visitantes que procuram este destino, quase exclusivamente, para percorrer os diferentes circuitos, explorando o prazer de estar em profundo contacto com a natureza. Ao caminhar nas veredas e levadas da Madeira, acederá ao interior da ilha da Madeira, podendo assim fruir do deslumbramento de uma paisagem virgem e desconhecida.
 
Gastronimia 
 
Obrigatório é também saborear os pratos típicos regionais como o bife de atum com milho frito, a deliciosa ‘espetada’ de carne de vaca assada em espeto de pau de louro, acompanhada pelo bolo do caco. Outros produtos gastronómicos tradicionais são ainda o cus-cus de fabrico caseiro, o pão caseiro amassado com batata-doce e a carne de vinho e alhos (carne de porco marinada).
Os doces mais típicos são o “Bolo-de-Mel” e as broas de mel, confeccionados com ingredientes ricos, como especiarias e mel de cana-de-açúcar. As Queijadas e os rebuçados de funcho são também muito apreciados.
 
visitar museus na madeira
 
museu de arte contemporânea Instalado no Forte de S. Tiago, este museu exibe uma colecção de arte contemporânea portuguesa desde os anos 60 até aos nossos dias. Apresenta também exposições temporárias de vários artistas e instituições
 
Aberto de Segunda a Sábado das 10h00 às 12h30 e das 14h00 às 17h30. Encerrado ao Domingo e feriados Rua do Portão de S. Tiago - Fortaleza de São Tiago 9060-250 Funchal
 
museu de arte sacra Este museu apresenta importantes núcleos de pintura flamenga dos Sécs. XVI a XVIII, escultura religiosa dos Sécs. XVI a XVIII e ourivesaria sacra dos Sécs. XVII e XVIII.
 
Aberto de Terça a Sábado das 10h00 às 12h30 e das 14h30 às 18h00. Domingo das 10h00 às 13h00. Encerra à Segunda e feriados
 
museu henrique e francisco franco Este museu possui uma valiosa colecção de gravuras, desenhos e esculturas da autoria dos irmãos Henrique e Francisco Franco, artistas madeirenses cuja vasta e extraordinária obra marcaram significativamente o panorama artístico português nos finais do séc. XIX e princípio do séc. XX.
 
Aberto das 10h00 às 12h30 e das 14h00 às 18h00 de Segunda a Sexta. Encerrado ao Sábado, Domingo e feriados
 
museu de história natural Inserido no Jardim Botânico da Madeira - Eng. Rui Vieira, este museu possui um valioso espólio com documentos comprovativos da riqueza do património natural do arquipélago e da sua dinâmica neste domínio.
 
Aberto todos os dias das 09h00 às 17h30. Encerrado no dia 25 de Dezembro. Caminho do Meio - Qta. do Bom Sucesso
 
casa museu frederico de freitas Nesta casa, de arquitectura civil romântica, viveu o jurista Frederico da Cunha e Freitas que ali abrigou diversos objectos artísticos. A casa museu, depois de recuperada pelo Governo Regional da Madeira, apresenta uma espantosa mostra de colecções variadas, tais como azulejos, canecas, bules e cerâmica, escultura religiosa, estampas antigas e móveis de estilo neoclássico e Arte Nova.
 
museu da quinta das cruzes Nesta quinta de arquitectura civil barroca, residiu o 2º capitão donatário do Funchal. Hoje, encontra-se ocupada por um museu de artes decorativas que apresenta um vasto espólio constituído por mobiliário português e estrangeiro desde o séc. XVI ao séc. XIX, porcelanas da Companhia das Índias e Europeias, faianças portuguesas dos sécs. XVII a XIX, marfins indo-portugueses europeus, escultura flamenga e portuguesa dos sécs. XV a XVIII, presépios dos sécs. XVIII e XIX, pinturas e gravuras dos sécs. XVI a XIX.
 
museu municipal do funchal (história natural) Neste palácio urbano de arquitectura barroca, viveram no séc. XIX os Condes de Carvalhal, tendo se celebrizado as recepções ali ocorridas. Hoje em dia apresenta uma valiosa exposição da fauna, flora e geologia do Arquipélago. Desenvolve ainda uma importante activida
 
museu da madeira wine O museu localiza-se num conjunto de edifícios de arquitectura civil barroca onde ocorreram as fases de fabricação, armazenagem, comercialização e exportação do Vinho da Madeira. Dele constam as mais antigas Adegas de Vinho da Madeira. No museu podem-se apreciar cartas de personalidades famosas, documentos das firmas inglesas que originaram a “Madeira Wine Co.”, livros, utensílios, um lagar do séc. XVII e máquinas de épocas remotas. Existe também um “Bar de provas e vendas”.
 
festa da flor
 
Todos os anos após a Páscoa, Celebrando a Primavera e o exuberante florescer típico da época, ainda mais intenso na Madeira devido ao seu clima subtropical, o Funchal é palco de um sumptuoso espectáculo, tanto a nível visual como do olfacto, a Festa da Flor. Os festejos iniciam-se no Sábado, pela manhã, com o Cortejo Infantil, quando milhares de crianças vestidas a preceito, acorrem à Praça do Município no centro da cidade, para participarem na construção de um mural de flores baptizado simbolicamente de Muro da Esperança
 
teleféricos
 
Os dois teleféricos de exploração turística, existentes no Funchal, permitem realizar um programa de meio-dia pelas encostas verdejantes do sul da ilha, e dão a conhecer alguns dos seus cenários mais belos e recônditos.
 
teleférico funchal - monte Este teleférico, localizado na Zona Velha da Cidade, liga o Funchal ao Monte em cerca de 11 minutos. Com um total de 41 cabines de 8 lugares cada, este meio de transporte proporciona espectaculares vistas sobre a baía e os vales do Funchal.
 
teleférico do jardim botânico O teleférico que liga o Jardim Botânico à localidade das Babosas (Monte) em cerca de 9 minutos, apresenta-se como um circuito turístico muito atraente.
 
  • Roteiro da ilha da madeira o que visitar pontos turisticos

PRINCIPAIS ACTIVIDADES EM: Madeira

O que fazer em - Madeira