As aldeias históricas mais bonitas de Portugal

1. Almeida

 



 

Esta vila medieval, rodeada por muralhas, foi classificada como Património Nacional. Durante séculos, serviu como palco de lutas, como as Guerras da Restauração e as invasões francesas.

As Muralhas da Praça Forte, construídas no reinado de D.João IV como sistema defensivo, as Casamatas, que serviam de refúgio à população, em caso de guerras, o Castelo e Torre do Relógio, edificada no século XIX sobre os destroços da Igreja Matriz, são alguns dos locais mais interessantes para visitar.

 

2. Linhares da Beira












O Castelo, ex-libris da vila, construído a mais de 800 metros de altitude; a Casa da Câmara, um edifício de dois pisos ornamentado com as armas de D. Maria; o Pelourinho quinhentista, de ornamentação manuelina; e o Fórum, que funcionava como o local de reunião dos homens bons de Linhares.

 

3. Monsanto



 

O Castelo e Muralhas de Monsanto, classificados como Monumento Nacional desde 1948, a Igreja de Santa Maria do Castelo, localizada no interior do castelo, a Capela de São Miguel, um templo românico do século XII, ou a Torre do Lucano, a antiga torre sineira onde é possível ver o símbolo da “aldeia mais portuguesa de Portugal, são alguns dos sítios imperdíveis.

 

4. Piódão









Considerada “Imóvel de Interesse Público” Piódão é, provavelmente, uma das aldeias históricas mais conhecidas do país. As casas de xisto são a imagem de marca desta região e estão rodeadas pela paisagem verdejante da Serra do Açor.




  • As aldeias históricas mais bonitas de Portugal

PRINCIPAIS ACTIVIDADES EM: Portugal