Percurso pedestre  LEVADA DAS 25 FONTES

Este trilho de 4,6 Km, com duração de 3 horas, inicia-se descendo até ao Rabaçal. Daqui pode continuar ao longo da levada até encontrar a espetacular queda d’água e/ou continuar até à emblemática Lagoa das 25 fontes. 

Em qualquer um dos acessos é possível facilmente encontrar o trilho, sendo que por uma questão de mobilidade e de estacionamento, indicamos que tenha como referência a primeira opção, até porque existe um serviço de transporte disponibilizado pelo Município da Calheta que efetua o trajeto até ao ponto referencial de partida: o Posto Florestal do Rabaçal.

São cerca de 2 KM a distância verificada entre o início do percurso e o posto florestal do Rabaçal, tendo um custo de 3€ para efetuar um trajeto de ida, e de 5€ para as viagens de ida e volta.

As paisagens profundas permitem uma descida inspiradora até ao início da levada, sendo que à medida que se aproxima a frequência de Floresta Laurissilva intensifica-se.

Antes de chegar ao Posto Florestal encontra à sua direita um trilho, não sinalizado, que dá acesso à vereda da Lagoa do Vento. Para mais informações clique aqui.

Chegando ao posto florestal, dispõe de WC’s públicos sendo que poderá aproveitar uma vez que não existe mais nenhum durante o percurso.

O percurso encontra-se bem sinalizado pelo qual poderá seguir as indicações constantes nas placas de sinalização.

A Levada das 25 Fontes e a Levada do Risco são duas levadas praticamente paralelas que têm como destino a Central Hidroelétrica da Calheta, sendo que, até à zona do Risco, correspondem a cenários idênticos do ponto de vista paisagístico e florístico, existindo no entanto, muitas particularidades em cada uma delas, como é o caso das quedas de água e dos muitos ângulos de visualização das profundas paisagens.

No seguimento do percurso encontra uma ponte que permite efetuar a travessia sobre a Ribeira Grande. Neste mesmo local é possível avistar ao longe a belíssima cascata do Risco, coincidindo com o términus daquele percurso.

Para chegar ao final da Levada das 25 Fontes é necessário continuar sendo que após a ponte, segue uma escadaria em pedra emparelhada, ladeada pela levada, sendo um cenário igualmente marcante. No seu topo encontramos uma envolvência peculiar deste trajeto, estando o canal de água a um nível superior ao que normalmente encontra.

O percurso prossegue no seu canal estreito com os bonitos túneis de urzes, e poderá ser efetuado em segurança por ter varandins em todo o percurso.
Durante o percurso encontra à esquerda, um acesso que permite ir até à levada da Rocha Vermelha, sendo que, para este percurso, aconselhamos outro trajeto. Clique aqui para ver.

O percurso até ao final da Levada das 25 Fontes prossegue num sempre agradável cenário de natureza protegida, encontrando à esquerda as paisagens profundas do Vale da Ribeira da Janela, que o acompanhará até à origem da Levada das 25 Fontes.
O nome de 25 Fontes advém do número de nascentes que durante todo o ano insistem em cair na bonita lagoa existente.

Deverá retornar pelo mesmo caminho.

  • Percurso pedestre  LEVADA DAS 25 FONTES

PRINCIPAIS ACTIVIDADES EM: Madeira

O que fazer em - Madeira