Tem 15 km um dos mais bonitos do mundo fica em Portugal


Se vista de cima, dizem alguns, a Barragem de Odeleite tem a forma de um dragão azul. Localizada no concelho de Castro Marim, no Algarve, a Barragem de Odeleite foi construída na ribeira de Odeleite, que nasce na Serra do Caldeirão e é um afluente do Rio Guadiana.

 

Em 2015, uma fotografia aérea mostrou que o reservatório da barragem tem a forma de um dragão azul. Este é um importante símbolo de poder, força e boa sorte na cultura chinesa, além de ser um padrão tradicionalmente usado pelos imperadores ao longo da história. Por isso, nos últimos anos, a atenção internacional tem sido atraída para o chamado “Rio do Dragão Azul”, especialmente por parte dos turistas chineses.

 

A fotografia foi tirada por um viajante num voo entre Amesterdão e Marraquexe, que sobrevoou o Algarve. O usuário postou a foto no Reddit e isso foi o suficiente. A imagem se tornou viral e chegou ao Sina Weibo, uma rede social na China semelhante ao Twitter. Depois disso, apareceu no canal de televisão chinês CCTV e em outras redes de mídia social em outros lugares.

 

 

Junto à barragem, encontra-se a pequena vila de Odeleite, que tem vários pontos de interesse como a Igreja Matriz construída em 1534. Existem ainda alguns vestígios arqueológicos romanos e vários moinhos de água e vento, típicos desta região do Algarve. Além disso, pode desfrutar do Algarve no seu melhor, dos passeios às praias, da gastronomia aos trilhos.

 

 


Uma fotografia aérea mostrou que o reservatório tem a forma de um dragão azul, símbolo de poder, força e boa sorte na cultura chinesa, além de ser um emblema tradicionalmente usado pelos imperadores ao longo da história. Esse fato chamou a atenção de muitos visitantes, que passaram a se referir a ele como o Rio do Dragão Azul.

Perto da barragem, a pequena aldeia de Odeleite tem vários pontos de interesse como a Igreja Matriz, construída em 1534, alguns vestígios arqueológicos da época romana, e vários moinhos de água e moinhos de vento típicos desta zona do Algarve.

O património natural e as atividades ao ar livre como caminhadas e ciclismo, passeios de barco e outros desportos náuticos são também bons motivos para visitar a região.

 

 
 
 
Ver esta publicação no Instagram

Uma publicação partilhada por SPOTS ADVISOR ™ (@spotsadvisor)

 

O castelo de Castro Marim é também habitualmente um ponto de interesse, proporcionando aos seus visitantes um novo espaço cultural pensado para valorizar o património arqueológico: o Núcleo Museológico do Castelo de Castro Marim. As escavações arqueológicas realizadas ao longo das últimas três décadas permitiram recuperar abundantes testemunhos de ocupação humana de vários períodos históricos.

 

Turismo em Portugal

Explora restaurantes museus hoteis e muito mais em Portugal