15 coisas para fazer e visitar no inverno nas Ilhas dos Açores


Segredos de Portugal uma das mais belas piscinas naturais Varadouro





Na costa sudoeste da ilha do Faial localizam-se as piscinas naturais do Varadouro são formadas por rochas negras de basalto.







Esta zona balnear muito apreciada, dispõe de boas infraestruturas de apoio e oferece aos seus frequentadores a possibilidade de escolher entre o mergulho na segurança da piscina ou o acesso direto ao mar.



Cella Bar é um dos bares mais bonitos do mundo e é português está a ser alvo de grandes elogios por todo o mundo





Situado na Madalena, na ilha do Pico dos Açores, existe um bar chamado Cella Bar que está a ser alvo de grandes elogios por todo o mundo!

 

O Cella Bar, que originalmente era apenas uma estrutura em basalto, nasceu da necessidade de um espaço de convívio na ilha e foi renovado com uma extensão em madeira.

 



 

 

Até já lhe chamaram o bar mais bonito do mundo. O portal de arquitectura Archdaily pôs o Cella Bar nas bocas do mundo, ao atribuir-lhe o prémio Edifício do Ano 2016, na categoria Hospitalidade. As imagens do bar da Barca, na Madalena, correram a Internet e alimentaram ilusões (e discussões).

 



Este é o sitio mais quente de Portugal Caldeira das furnas nos Açores





Nas Furnas, na saída para a Povoação, pode observar-se um conjunto de Caldeiras fumegando com as águas em grande ebulição. Há um pequeno parque onde se podem observar as Caldeiras.









Algumas são barulhentas e profundas, outras apenas fervem à superfície, pode sentir-se o cheiro de enxofre e ferro no ar.





Não precisa de viajar para muito longe para descobrir novos paraisos Lagoa do Fogo fica em Portugal





Situada na maravilhosa e verdejante Ilha de São Miguel, no encantador Arquipélago dos Açores, a Lagoa do Fogo é a segunda maior Lagoa da Ilha de São Miguel, e também a mais alta, classificada desde 1974 como Reserva Natural, tal o seu valor natural e paisagístico.

Ocupando cerca de 1360 hectares, na caldeira de um vulcão adormecido que se terá formado há cerca de 15.000 anos, dando forma ao grande maciço vulcânico da Serra de Água de Pau, a Lagoa do Fogo encanta pela sua beleza natural e dimensão fenomenal, chegando a atingir os 30 metros de profundidade.









Vale a pena conhecer as belezas paisagísticas e naturais desta maravilha natural e da sua caldeira, onde as paredes chegam a atingir desníveis de 300 metros. Existem para o efeito deslumbrantes passeios pedestres onde se pode melhor observar a interessante fauna e flora características deste fenómeno geológico.



Caldeira de Guilherme Moniz é dos locais mais incriveis do planeta e fica em Portugal





Situada no coração da maravilhosa Ilha Terceira, Arquipélago dos Açores, a Caldeira Guilherme Moniz é a maior de todo o Arquipélago.



Esta cratera, do Vulcão Morião, hoje em dia extinto, tem abertura de 15 km de diâmetro, encontrando-se aqui o maior reservatório de água de toda a Ilha Terceira, uma vez que a lagoa que aqui existia foi coberta, há milhares de anos, pelas escoadas de lava que brotaram da erupção do Algar do Carvão.













A Caldeira Guilherme Moniz encontra-se coberta com largas extensões de vegetação que promovem um apaixonante cenário, albergando uma importante flora indígena, própria destes fenómenos naturais.





É dos locais mais surpreendentes do mundo as Vinhas do Moinho do Frade ficam em Portugal





As Vinhas da Criação Velha emprestam cor ao solo negro e são protegidas dos ventos marítimos por uma espantosa rede de longos muros de pedra, espaçados entre si, que correm paralelos à costa e penetram em direção ao interior da ilha.



Por isso são Património da Humanidade e por isso também o passeio que proporcionam foi já considerado um dos 8 mais singulares do mundo.









O Moinho do Frade foi objecto de reconstrução em 2003/2004. Os trabalhos foram executados por forma a obter uma cópia precisa do moinho original, estando mesmo dotado dos meios necessários à sua função originária de moagem de cereais.



Pela sua localização privilegiada, o Moinho do Frade constitui um local notável para a contemplação do que foi um trabalho glorioso dos nossos antepassados, uma paisagem feita de reticulado de muros.



Este é o Miradouro mais bonito de Portugal fica na Serra do Cume a 545 metros de altitude





Este miradouro situado a 545 metros de altitude, possui vistas privilegiadas sobre Santa Cruz e o típico mosaico agrícola

 

Foto cretidos @Bruno Ázera

Pode-se apreciar a baía da Praia da Vitória e a planície interior da ilha, dividida por muros de pedra vulcânica conhecida por manta de retalhos.

 

O belíssimo Miradouro da Serra do Cume, encontra-se situado no topo desta Serra com o mesmo nome, no concelho da Praia da Vitória, na bela ilha Terceira, Açores.

 

Do alto deste miradouro pode vislumbrar-se com vistas espectaculares para a chamada Manta de Retalhos, que é nem mais nem menos que uma divisão dos campos agrícolas. Daqui pode ainda observar a maior bacia leiteira dos Açores.

 

Deixamos aqui uma sugestão: Guarde a visita do Miradouro para o final do dia, pois apreciar daqui o pôr-do-sol, é absolutamente maravilhoso!

 

Os Miradouros da Serra do Cume localizam-se no topo do complexo desmantelado da Serra do Cume, no concelho da Praia da Vitória, na ilha Terceira, nos Açores.

 

De elevado interesse paisagístico, oferecem uma das mais belas paisagens da ilha: de um lado, a 542 metros acima do nível do mar, a baía e cidade da Praia da Vitória conjuntamente com a planície das Lajes e a Base Aérea das Lajes e, pelo outro, a 545 metros acima do nível do mar, a grande planície do interior da ilha, com os seus típicos "cerrados", separados por muros de pedra vulcânica e hortênsias.

 



Farol da ponta do Arnel tem vista deslumbrante sobre o Atlântico





Situado na ponta nordeste da ilha de São Miguel, a que chamam Ponta do Arnel, este pitoresco farol oferece uma vista deslumbrante sobre o Atlântico. Com uma torre prismática branca de 15 metros, este é o farol mais antigo dos Açores.









A sua construção começou em 1876. Hoje, ainda pode visitar os edifícios que durante anos serviram de alojamento aos faroleiros.



Pico da Bagacina é dos locais mais bonitos da ilha terceira





O Pico da Bagacina localizado no interior da ilha Terceira, elevando-se a 638 metros de altitude acima do nível do mar, teve origem num cone adjacente ao vulcão de Santa Bárbara, tendo escorrimento de águas pluviais para o interior da ilha.



A sua formação geológica deve-se a irrompimentos lávicos e a escórias vulcânicas.estando relacionado com o Maciço Montanhoso da Serra de Santa Bárbara.



 





É formado por lavas relativamente recentes que se estenderam por vários pontos da ilha. Constitui uma das principais zonas de criação de gado bravo, corrido nas famosas touradas à corda.



A bela Cascata da Ribeira Quente que muitas pessoas ainda não conhecem





A Cascata da Ribeira Quente é uma queda de água localizada na freguesia da Ribeira Quente, no concelho da Povoação, ilha açoriana de São Miguel, em Portugal.



Esta curiosa cascata de origem termal, facto que confere às suas águas características especificas a nível da sua composição química tem origem em nascentes no interior da ilha.









Ao chegar à Ribeira Quente e devido às acentuadas curvas de nível existentes nas montanhas de acentuado declive que circunda esta localidade precipita-se em cascata formando-se em diferentes locais, de salientar sem duvida o facto da especificidade das suas águas, mas também todo o quando paisagístico que a envolve.



Encontra-se numa pequena garganta que as suas água ao longo dos séculos foram escavando rodeada por uma exuberante vegetação endémica características das florestas da laurissilva típicas da Macaronésia.



A Praia de Porto Pim é uma zona balnear de excelência na cidade da Horta ilha do Faial





A Praia de Porto Pim é uma zona balnear de excelência que se localiza na baía de Porto Pim, na cidade da Horta, ilha do Faial, no arquipélago dos Açores. O Forte de Santa Cruz da Horta, o porto da Horta, a famoso Peter Café Sport e o ferry da Atlânticoline que faz a ligação entre a Ilha do Faial e a ilha do Pico.

 

 

 





É uma Caldeira do vulcão o lugar mais secreto das Furnas Poça da Dona Beija





Na Ilha de São Miguel, na localidade das Furnas, situa-se a encantadora Poça Dona Beija, conhecida pelas suas indicações terapêuticas.









A nascente faz parte da Caldeira do vulcão das Furnas, a zona termal é composta por um complexo de cinco áreas para banhos todas abastecidas por uma nascente de água quente com propriedades terapêuticas, aquecida pelo calor do vulcão das Furnas.



Nem sempre foi muito popular entre os turistas, dado que até 2010 nada do que vê hoje na Poça da Dona Beija existia. Tudo começou num único poço, que era utilizado e frequentado por populares. Uma vez que não era um espaço gerido por nenhum entidade, o acesso era livre mas nem sempre a lotação era suficiente para os demais curiosos.

O espaço acabou por ser vedado ao público no ano de 2007 dado que não estavam reunidas as condições de segurança e saúde pública. Foi então no ano de 2010 que, após obras de intervenção no espaço e através de um concurso público, a gestão deste espaço foi atribuída à empresa Criações Naturais Lda.





Estas imagens vão deixar com de vontade de visitar a Terra Brava





A Terra Brava é uma zona Montanhosa localizada no quadrante noroeste da ilha, na freguesia da Agualva, ilha Terceira. Esta estrutura eleva-se 719m acima do nível do mar, relacionando-se com o Maciço Montanhoso do Pico Alto, sendo o ponto mais elevado o Pico Alto com 809 m.

 

Este complexo formou-se em parte devido a um escorrimento lávico em direcção ao mar, o que originou arribas altas contastando com baías bem recortadas.











O núcleo florestal desta paisagem, dada a quase ausência humana, é ocupada por uma rica floresta de vegetação endémica, típica da Macaronésia, que ocupa cerca de 6 quilómetros quadrados, floresta bastante densa e primitiva onde a orientação é por vezes muito difícil com um relevo muito irregular. Engloba o Maciço do Pico Alto, o Pico do Boi, o Pico do Juncal, o Pico Agudo e o Pico Alto.



Lagoa das Sete Cidades nos Açores dos locais mais bonitos do mundo





Situada na ilha de São Miguel, a Lagoa Rasa, a Lagoa de Santiago e a lagoa das Sete Cidades que é o maior lago de água doce do Arquipélago dos Açores, com um comprimento de 4,2 Km e uma profundidade que atinge os 33 metros.









Declarada uma das 7 Maravilhas Naturais de Portugal, na categoria de Zonas Aquáticas Não Marinhas, é composta por duas lagoas a Lagoa Verde e a Lagoa Azul ligadas entre si e envolvidas por um cenário de cortar a respiração.



Plantações de Chá Gorreana São Miguel das experiências das ilhas dos Açores





Nos Açores na Ilha de São Miguel, existem as únicas plantações de chá na Europa. A Gorreana enquanto plantação, fábrica e museu, é o local idílico para degustar uma chávena de chá ao mesmo tempo que se podem apreciar as máquinas Marshall originais datadas de 1840 ainda em funcionamento na fábrica.





O cheiro do chá fresco e das flores que circundam a propriedade associados à vista deslumbrante sobre o mar azul e o verde inebriante das montanhas constitui um autêntico paraíso tão peculiar como o chá das suas plantações.









Turismo em Portugal

Explora restaurantes museus hoteis e muito mais em Portugal