10 coisas para fazer e visitar no verão praias


Praia da Ribeira Brava Ilha da Madeira





A Praia da Ribeira Brava é uma praia de Portugal, localizada na Ilha da Madeira.

No coração da vila que lhe dá o nome, a praia da Ribeira Brava oferece boas condições aos amantes do mar e do sol. Feita de calhau, possui dois campos de areia (para futebol e andebol/voleibol), caiaques, restaurante e bar, nadador-salvador e duas piscinas (embora de tamanho reduzido), uma para adultos e outra para crianças, bem como outras infra-estruturas de apoio. Tem bandeira azul.

Esta praia está excelentemente localizada e dispõe de boas condições para tomar banho e apanhar sol. Fica no centro da Ribeira Brava, perto de todos os restaurantes e bares.

Entre as várias facilidades pode encontrar dois campos de areia, um destinado ao vólei e outro ao futebol e/ou andebol, caiaques, restaurante e bar, casa de banho, nadador-salvador e bote salva-vidas..

Conta com piscinas, balneários, instalações sanitárias, snack-bar e restaurante. O Complexo Balnear da Ribeira Brava é composto por uma praia de calhau misturada com areia negra protegida das ondas por um enrocamento formado por quebra-mares. Conta com piscinas, balneários, instalações sanitárias, snack-bar e restaurante.

O acesso é gratuito.



Praia de Vale dos Homens





Vale dos Homens é uma praia portuguesa, situada junto da, freguesia da Rogil no concelho algarvio de Aljezur. Faz parte do Parque Natural do Sudoeste Alentejano e Costa Vicentina.

O acesso a esta praia faz-se,pela estrada nacional nº 120, junto a Rogil. Seguindo as indicações de praia percorremos cerca de 3Km desde o cruzamento da EN nº120. A orientação é noroeste.

Em pleno planalto vicentino, percorre-se com uma área extensa de campos agrí­colas e pinhais, que vai desembocar numa praia que prima pela completa tranquilidade. Ao descer a enorme escadaria de 285 degraus o cheiro da esteva acompanha os banhistas. A disposição das altivas arribas no mar propicia banhos tranquilos, mas na maré de baixa-mar.

Praia também procurada pelos desportos radicais que proporciona, surf e bodyboard.Com bandeira amarela já é considerada muito perigosa para banhos.

A Praia de Vale dos Homens situa-se perto da localidade de Rogil, sede de freguesia. Uma verdadeira pérola de beleza natural e de completa tranquilidade. Delimitada por altas arribas de xisto, é uma praia ampla, uma excelente opção para quem prefere o sossego e o isolamento, ideal para os amantes da natureza. 

O cheiro a esteva é aqui intenso e a partir da praia é possível subir, durante algumas dezenas de metros, o Barranco de Vale dos Homens, vale rasgado na rocha com uma pequena e límpida linha de água.  

A disposição dos rochedos no mar propicia banhos tranquilos na baixa-mar, assim como a observação de poças de maré, habitat temporário de pequenos peixes costeiros, como sargos, robalos ou linguados juvenis e diversos organismos marinhos, como anémonas, mexilhões, lapas, burriés, ouriços-do-mar, estrelas-do-mar, camarões ou caranguejos.

O acesso ao areal faz-se através de uma enorme escadaria em madeira, que proporciona, ao mesmo tempo, uma vista fantástica sobre esta praia.



Praia do Negrito Ilha terceira Açores





O Forte do Negrito localiza-se na Zona Balnear do Negrito, na freguesia de São Mateus da Calheta, concelho de Angra do Heroísmo, na costa sul da ilha Terceira, nos Açores.

Construído por volta de 1560, este forte incorpora o plano do engenheiro Thomaz Benedito. Destinava-se a defender a parte sul da costa da ilha, a oeste da cidade de Angra, juntamente com os fortes da mesma linha, cruzando fogos entre si. Por ser de boas cantarias e por ter servido de habitação durante longos anos a tripulantes de canoas baleeiras, as muralhas do forte estão bem conservadas e as casas estão ainda em bom estado.

Com cais e piscina natural, a Zona Balnear do Negrito ocupa uma área ampla onde não falta espaço para relaxar e apanhar sol. Encontram-se aqui também restos das muralhas de uma fortaleza do século XVI, uma visita indispensável para todos os que se interessam por história.

 

Praia do Navio Santa Cruz





Uma das curiosidades que surge pelo nome da Praia do Navio, deve-se ao facto de ter encalhado nesta praia um navio de nacionalidade norueguesa no ano de 1929. 

A designação de Praia do Navio deve-se ao facto de ter encalhado naquela praia, um navio de nacionalidade norueguesa, o Navio Hay, no dia 5 de Fevereiro de 1929.

Por razões desconhecidas, o navio desviou-se da rota em que seguia e após várias tentativas do Comandante para o controlar, veio a embater na Praia. Felizmente, devido à sua perícia e experiência , toda a tripulação saiu ilesa do acidente. Alguma carga que o navio transportava, como cigarros de fabrico inglês, chocolates e outros, foi vendida pelos próprios tripulantes, tendo uma parte da mesma sido objecto de actos de vandalismo, por parte de indivíduos menos escrupuloso.



Praia do Evaristo Albufeira Algarve





A praia do Evaristo é uma pequena praia situada em Albufeira, Algarve. Deve o seu nome ao restaurante homónimo do local.

A praia é agradável e rochosa, com um areal reduzido que, no verão, se assemelha a um centro comercial num dia de chuva. O acesso é feito pela mesma estrada que conduz ao elitista Clube Casa do Castelo, onde se acotovela o jet set português.

O areal é de pequenas dimensões e há, por todo o lado, formações rochosas de topo plano que criam pequenas enseadas. A falésia baixa que circunda a praia está repleta de vegetação, sobretudo pinheiros que trazem o verde quase até à areia.

 

Esta é uma pequena praia rochosa, encaixada entre arribas baixas e esteticamente recortadas. Enormes blocos rochosos revestidos de algas dispersam-se pela linha da maré e zona imersa, impregnando o ar de maresia. O areal quente e seco encontra-se enquadrado por vegetação, sobretudo pinheiro-manso, aroeira e enormes piteiras. Mais próximo do areal, domina a barrilha, planta resistente à salsugem. 



Praia da Culatra Parque Natural da Ria Formosa Faro Algarve





ntegrada no Parque Natural da Ria Formosa, a Ilha da Culatra é uma das ilhas-barreira que separam o mar da Ria. Sendo apenas acessível por barco a partir de Olhão, não se encontram aqui veículos motorizados, reinando a paz e tranquilidade num ambiente propício a quem pretende descansar num areal espaçoso, banhado por um mar calmo. As suas águas transparentes proporcionam uma visibilidade de cerca de 15 metros, ideal para os praticantes de mergulho. Na Culatra, antiga povoação piscatória, encontram-se alguns restaurantes especializados no famoso arroz de lingueirão ou na caldeirada, que mistura as muitas variedades de peixe que aqui abundam

A praia situa-se na extrema nascente da ilha da Culatra, associada a um antigo povoado de pescadores que, até há algumas dezenas de anos, era constituído por casas de madeira.

A povoação, ainda constituída por população piscatória, encontra-se agora dotada de várias infraestruturas e serviços. Na área envolvente observam-se embarcações de pesca e mariscadores distribuídos pelos bancos de vasa a descoberto na baixa-mar.

Para chegar à praia atravessa-se a povoação e depois o largo sistema dunar, percorrendo-se um passadiço sobrelevado ao longo de 500 m.Também aqui é possível observar a rica flora dos campos dunares, bem como gozar as águas cálidas e tranquilas e os ventos quentes de leste. Após uma hora de caminhada para nascente chega-se à Barra do Lavajo, onde se podem apreciar as convidativas piscinas naturais arenosas e uma paisagem sempre em mutação.



Praia da Vila Chã





Sossegada e abrigada do vento, a Praia de Vila Chã possui um areal pequeno com diversas zonas rochosas e boas infraestruturas que fornecem todo o apoio de que os banhistas possam necessitar. No areal encontram-se ainda alguns barcos de pescadores, que acrescentam colorido à paisagem, reminiscências da principal atividade a que a população da localidade se dedicava tradicionalmente.



Praia de João de Arens Portimão Algarve





A vista é espetacular e as belezas da natureza fazem tudo valer a pena, até mesmo o difícil acesso á praia é compensado quando olhamos a linda paisagem!

 

Há muitos lugares incríveis em torno desta área, mas a Praia de João de Arens é uma das mais fascinantes que já vi! Fiz uma caminhada pela costa a partir da Praia do Vau e vi muitos lugares bonitos, mas esta praia foi o destaque! Eu recomendo vir aqui na maré baixa para que você possa ir através do túnel de rock e visitar a praia vizinha quase intocada que realmente é como um banco de areia. Cada metro de caminhada e cada minuto de levantar-se mais cedo vale a pena, não perca este lugar deslumbrante!

 

Esta área toda tem uma energia muito especial e é muito mágico. Especialmente evidente nos meses mais silencioso. Ele realmente é preservada e a uma curta caminhada aqui pode restaurar e actualizar todos ao mesmo tempo. É a minha praia local a menos de uma caminhada de dez minutos para que eu sou muito a sorte de poder desfrutar a qualquer hora. É tão incrível que eu estou feliz de compartilhar isso! Você não vai se decepcionar!



Praia de Machico ilha da Madeira





A praia de Machico é uma praia de areia amarela situada na freguesia de Machico, na ilha da Madeira, em Portugal. Tem cerca de 125 metros de extensão e 70 metros de largura.

A praia de Machico foi a segunda praia da Madeira, a seguir à da Calheta, a importar areia de Marrocos, sendo uma das poucas com areia na ilha. Antes de importar a areia, a praia foi alvo de vários melhoramentos, num projeto que implicou ampliação do cais, uma promenade e uma ponte. A inauguração da praia de areia amarela ocorreu no dia 29 de setembro de 2008.

Em Machico, cada uma das praias tem uma peculiar forma de receber os visitantes e cada uma tem uma ligação muito própria com todos os que procuram o contacto direto com o mar.

As tradicionais praias de calhau colocam à prova a capacidade de equilíbrio de cada um dos banhistas. As praias de areia basáltica possibilitam o descobrimento dos lugares mais emblemáticos do Concelho. A praia de areia amarela convida ao bem-estar e ao convívio partilhado das dinâmicas familiares.

Os complexos balneares proporcionam um misto de acessibilidades a todos os que procuram aliar a tranquilidade das piscinas com a sensação de mergulhar nas águas salgadas do Atlântico.

É igualmente possível sentir a frescura cristalina das águas da Ponta de São Lourenço, classificada como Zona Especial de Conservação no âmbito da Rede Natura 2000, e o pulsar forte das praias do Porto da Cruz, naturalmente vocacionadas para a aventura em prancha



Praia do Azibo em Macedo de Cavaleiros é uma das praias fluviais mais prestigiadas da Europa





Praia do Azibo é uma praia fluvial portuguesa que fica situada nas margens da Barragem do Azibo e a cerca de 40m de Bragança. Localizada em Macedo de Cavaleiros, é uma das praias fluviais mais prestigiadas da Europa, é aquela que há mais anos consecutivos tem Bandeira Azul (praia limpa), constando assim nas listas europeias de melhores locais culturais e turí­sticos, sendo que nas infraestruturas constam restaurantes, cafés, parque de campismo, WC, chuveiros, parque de estacionamento, aluguer de barcos, etc.

Foi a única praia fluvial a norte do Tejo classificada como uma das Sete Maravilhas de Portugal, em 2012.

Dentro da Paisagem Protegida da Albufeira do Azibo destacam-se as duas praias fluviais de beleza singular: a Praia da Fraga da Pegada e a Praia da Ribeira. Esta última foi eleita uma das 7 Maravilhas – Praias de Portugal, dada a sua riqueza em termos de biodiversidade e deslumbrante paisagem.

Desde 2004 que tem sido galardoada com a Bandeira Azul consecutivamente, o que é um caso único entre as praias fluviais europeias. É reconhecida como Praia Acessível para pessoas com mobilidade reduzida.

Tem parque infantil e possibilidade de aluguer de canoas e gaivotas. A areia é fina e tem calhaus rolados na margem para mais agradável contacto com o fundo. Água normalmente acima dos 22ºC à superfície. Há um grande relvado para ser usado como solário. Estacionamento de automóveis junto à praia. Funcionam todas as redes telefónicas. É um local muito concorrido sobretudo nos fins-de-semana de Julho e Agosto. Muito bonito para se passear nos restantes meses do ano. Tem dois bares de apoio.

Época balnear: 1 de julho a 15 de setembro

Serviço de assistência a banhistas (Nadadores salvadores): durante a época balnear todos os dias das 10H00 às 19H00

Serviço de apoio e informação ao utente (Vigilantes do Azibo): durante a época balnear todos os dias das 9H00 às 20H00

Posto de socorro e serviço de socorrista durante a época balnear todos os dias das 10H00 às 19H00

Extensão de frente de praia: 480 metros

Zona de banhos devidamente sinalizada

Zona de chapéus-de-sol (aluguer)



Turismo em Portugal

Explora restaurantes museus hoteis e muito mais em Portugal