O que fazer no inverno nas Ilhas dos Açores os 18 melhores locais


Lagoa Rasa - lagoa de Santiago - Lagoa das 7 Cidades São Migue Açores





Situada na ilha de São Miguel, a Lagoa Rasa, a Lagoa de Santiago e a lagoa das Sete Cidades que é o maior lago de água doce do Arquipélago dos Açores, com um comprimento de 4,2 Km e uma profundidade que atinge os 33 metros.





Declarada uma das 7 Maravilhas Naturais de Portugal, na categoria de Zonas Aquáticas Não Marinhas, é composta por duas lagoas - a Lagoa Verde e a Lagoa Azul - ligadas entre si e envolvidas por um cenário de cortar a respiração.







Segredos de Portugal uma das mais belas piscinas naturais Varadouro





Na costa sudoeste da ilha do Faial localizam-se as piscinas naturais do Varadouro são formadas por rochas negras de basalto.







Esta zona balnear muito apreciada, dispõe de boas infraestruturas de apoio e oferece aos seus frequentadores a possibilidade de escolher entre o mergulho na segurança da piscina ou o acesso direto ao mar.



É uma Caldeira do vulcão o lugar mais secreto das Furnas Poça da Dona Beija





Na Ilha de São Miguel, na localidade das Furnas, situa-se a encantadora Poça Dona Beija, conhecida pelas suas indicações terapêuticas.









A nascente faz parte da Caldeira do vulcão das Furnas, a zona termal é composta por um complexo de cinco áreas para banhos todas abastecidas por uma nascente de água quente com propriedades terapêuticas, aquecida pelo calor do vulcão das Furnas.



Nem sempre foi muito popular entre os turistas, dado que até 2010 nada do que vê hoje na Poça da Dona Beija existia. Tudo começou num único poço, que era utilizado e frequentado por populares. Uma vez que não era um espaço gerido por nenhum entidade, o acesso era livre mas nem sempre a lotação era suficiente para os demais curiosos.

O espaço acabou por ser vedado ao público no ano de 2007 dado que não estavam reunidas as condições de segurança e saúde pública. Foi então no ano de 2010 que, após obras de intervenção no espaço e através de um concurso público, a gestão deste espaço foi atribuída à empresa Criações Naturais Lda.





É dos mais secretos de Portugal Monte Brasil Imagens Magnificas céu vistos do céu





Um antigo vulcão extinto que teve origem no mar e se juntou à cidade de Angra do Heroísmo.









Actualmente é uma paisagem protegida e o parque natural da cidade, com espécies arbóreas e arbustivas de especial interesse e com excelentes miradouros. No Monte Brasil encontra-se implantado o Castelo de S. João Baptista.

O Monte Brasil faz parte de uma Reserva Natural e toda a sua fauna, flora e área marinha pertencem ao Parque Natural da Ilha Terceira. O local conta com miradouros para os visitantes apreciarem estas belezas, formadas principalmente por espécies arbóreas e arbustivas.

De destacar também as suas grutas submersas e semi-submersas, associadas a elevada biodiversidade de fauna marinha. Aproveite ao máximo cada detalhe deste magnífico lugar: faça boas caminhadas e sinta de perto toda a natureza.



Desta forma, a Ilha Terceira teve um ganho de aproximadamente 500 metros de comprimento e 500 metros de largura. Para melhor visualização, recomenda-se subir ao Monte Brasil, onde é possível observar esta junção entre a ilha e o extinto vulcão. O Monte é considerado o maior aparelho vulcânico do litoral dos Açores.



Caldeira de Guilherme Moniz é dos locais mais incriveis do planeta e fica em Portugal





Situada no coração da maravilhosa Ilha Terceira, Arquipélago dos Açores, a Caldeira Guilherme Moniz é a maior de todo o Arquipélago.



Esta cratera, do Vulcão Morião, hoje em dia extinto, tem abertura de 15 km de diâmetro, encontrando-se aqui o maior reservatório de água de toda a Ilha Terceira, uma vez que a lagoa que aqui existia foi coberta, há milhares de anos, pelas escoadas de lava que brotaram da erupção do Algar do Carvão.













A Caldeira Guilherme Moniz encontra-se coberta com largas extensões de vegetação que promovem um apaixonante cenário, albergando uma importante flora indígena, própria destes fenómenos naturais.





Vulcão dos Capelinhos na ilha do Faial Açores





O Vulcão dos Capelinhos, que esteve em actividade entre 1957 e 58. Teve início no mar, junto aos Ilhéus dos Capelinhos, dando origem a violentas explosões.









Os materiais expelidos acumularam-se junto da chaminé, formando uma ilhota que se ligou à Ilha do Faial. A partir de então perdeu as suas características submarinas. O farol e algumas casas destruídas pela erupção acentuam o carácter dramático de uma paisagem verdadeiramente única nos Açores.



Fica em Portugal Caldeira Crater é dos locais mais secretos do pais e poucos conhecem





Topograficamente a ilha do Faial é dominada pela Caldeira, uma enorme cratera vulcânica com um diâmetro de cerca de 2 km e uma profundidade de 400 metros, apresentando suaves encostas interceptadas por formações vulcânicas secundárias, e, pelo seu pico mais alto, Cabeço Gordo, um vulcão adormecido desde 1672, com uma altitude de 1043 metros.

 

 





A bela Cascata da Ribeira Quente que muitas pessoas ainda não conhecem





A Cascata da Ribeira Quente é uma queda de água localizada na freguesia da Ribeira Quente, no concelho da Povoação, ilha açoriana de São Miguel, em Portugal.



Esta curiosa cascata de origem termal, facto que confere às suas águas características especificas a nível da sua composição química tem origem em nascentes no interior da ilha.









Ao chegar à Ribeira Quente e devido às acentuadas curvas de nível existentes nas montanhas de acentuado declive que circunda esta localidade precipita-se em cascata formando-se em diferentes locais, de salientar sem duvida o facto da especificidade das suas águas, mas também todo o quando paisagístico que a envolve.



Encontra-se numa pequena garganta que as suas água ao longo dos séculos foram escavando rodeada por uma exuberante vegetação endémica características das florestas da laurissilva típicas da Macaronésia.



No Parque Natural da Ribeira dos Caldeiroes tem Cascata para visitar





Na ilha de São Miguel, um tesouro paisagístico no coração do Parque Natural da Ribeira dos caldeirões. Uma queda de água que rasga o verde característico da região e cai sobre uma ponte de granito, atravessando-a até chegar à pequena lagoa de água, convidativa e refrescante.



A atmosfera bucólica dos Açores no seu melhor. O Parque da Ribeira dos Caldeirões é um dos locais mais procurados na região do Nordeste, oferecendo uma vegetação profusa e muito diversificada, a par das límpidas e frescas águas da Ribeira que promovem belas quedas de água e a calmaria de um lindo lago.







Pelo parque encontram-se diversos legados de outros tempos, como os Moinhos de Água, funcionando num deles um muito interessante Museu Etnográfico, ou as antigas casas de moleiro, também transformadas em loja de artesanato e a turismo rural. O espaço conta ainda com os serviços de cafetaria, um parque de merendas e um parque infantil.



O único interior do vulcão visitável do mundo fica em Portugal Algar do Carvão





Dentro de um vulcão extinto na Ilha Terceira, Açores O Algar do Carvão é um antigo respiradouro de lava, ou tubo, na Ilha Terceira, nos Açores. Tem reputação ser o único lugar no mundo onde se pode entrar no cone de um vulcão extinto, o tubo de lava desce aproximadamente 100m para o vulcão e no fundo existe um lago cristalino de água. Há escadas até ao lago

 

 





Este é o vulcão adormecido do Pico é a montanha mais alta de Portugal





O vulcão do Pico é a montanha mais alta de Portugal, o seu cume de 2351 m é visível a partir de todas as ilhas vizinhas. Se estiver visível, porque muitas vezes a montanha está rodeada por nuvens grossas.















Cella Bar é um dos bares mais bonitos do mundo e é português está a ser alvo de grandes elogios por todo o mundo!





Situado na Madalena, na ilha do Pico dos Açores, existe um bar chamado Cella Bar que está a ser alvo de grandes elogios por todo o mundo!

 

O Cella Bar, que originalmente era apenas uma estrutura em basalto, nasceu da necessidade de um espaço de convívio na ilha e foi renovado com uma extensão em madeira.

 



 

 

Até já lhe chamaram o bar mais bonito do mundo. O portal de arquitectura Archdaily pôs o Cella Bar nas bocas do mundo, ao atribuir-lhe o prémio Edifício do Ano 2016, na categoria Hospitalidade. As imagens do bar da Barca, na Madalena, correram a Internet e alimentaram ilusões (e discussões).

 



É um dos lugares obrigatórios para visitar em SÃO MIGUEL, lagoa do fogo





Situada na maravilhosa e verdejante Ilha de São Miguel, no encantador Arquipélago dos Açores, a Lagoa do Fogo é a segunda maior Lagoa da Ilha de São Miguel, e também a mais alta, classificada desde 1974 como Reserva Natural, tal o seu valor natural e paisagístico.



Ocupando cerca de 1360 hectares, na caldeira de um vulcão adormecido que se terá formado há cerca de 15.000 anos, dando forma ao grande maciço vulcânico da Serra de Água de Pau, a Lagoa do Fogo encanta pela sua beleza natural e dimensão fenomenal, chegando a atingir os 30 metros de profundidade.







Vale a pena conhecer as belezas paisagísticas e naturais desta maravilha natural e da sua caldeira, onde as paredes chegam a atingir desníveis de 300 metros. Existem para o efeito deslumbrantes passeios pedestres onde se pode melhor observar a interessante fauna e flora características deste fenómeno geológico.



Este é o sitio mais quente de Portugal Caldeira das furnas nos Açores





Nas Furnas, na saída para a Povoação, pode observar-se um conjunto de Caldeiras fumegando com as águas em grande ebulição. Há um pequeno parque onde se podem observar as Caldeiras.









Algumas são barulhentas e profundas, outras apenas fervem à superfície, pode sentir-se o cheiro de enxofre e ferro no ar.





Pico da Bagacina é dos locais mais bonitos da ilha terceira





O Pico da Bagacina localizado no interior da ilha Terceira, elevando-se a 638 metros de altitude acima do nível do mar, teve origem num cone adjacente ao vulcão de Santa Bárbara, tendo escorrimento de águas pluviais para o interior da ilha.



A sua formação geológica deve-se a irrompimentos lávicos e a escórias vulcânicas.estando relacionado com o Maciço Montanhoso da Serra de Santa Bárbara.



 





É formado por lavas relativamente recentes que se estenderam por vários pontos da ilha. Constitui uma das principais zonas de criação de gado bravo, corrido nas famosas touradas à corda.



A Praia de Porto Pim é uma zona balnear de excelência na cidade da Horta, ilha do Faial





A Praia de Porto Pim é uma zona balnear de excelência que se localiza na baía de Porto Pim, na cidade da Horta, ilha do Faial, no arquipélago dos Açores. O Forte de Santa Cruz da Horta, o porto da Horta, a famoso Peter Café Sport e o ferry da Atlânticoline que faz a ligação entre a Ilha do Faial e a ilha do Pico.

 

 

 





Segredos de Portugal As mais belas piscinas naturais dos Açores piscinas naturais Mosteiros





As Piscinas Naturais de Mosteiros são um dos pontos mais carismáticos da ilha de São Miguel. Têm águas límpidas e foram criadas pela actividade vulcânica e pela acção do mar.

 



 



Estas imagens vão deixar-te com de vontade de visitar a Terra Brava





A Terra Brava é uma zona Montanhosa localizada no quadrante noroeste da ilha, na freguesia da Agualva, ilha Terceira. Esta estrutura eleva-se 719m acima do nível do mar, relacionando-se com o Maciço Montanhoso do Pico Alto, sendo o ponto mais elevado o Pico Alto com 809 m.

 

Este complexo formou-se em parte devido a um escorrimento lávico em direcção ao mar, o que originou arribas altas contastando com baías bem recortadas.











O núcleo florestal desta paisagem, dada a quase ausência humana, é ocupada por uma rica floresta de vegetação endémica, típica da Macaronésia, que ocupa cerca de 6 quilómetros quadrados, floresta bastante densa e primitiva onde a orientação é por vezes muito difícil com um relevo muito irregular. Engloba o Maciço do Pico Alto, o Pico do Boi, o Pico do Juncal, o Pico Agudo e o Pico Alto.



Turismo em Portugal

Explora restaurantes museus hoteis e muito mais em Portugal