As 9 melhores Praias de Portugal


Praia do Pópulo Ponta Delgada, ilha de São Miguel





A Praia do Pópulo é uma zona balnear portuguesa localizada no logar de Rosto de Cão, freguesia do Livramento no concelho de Ponta Delgada, ilha açoriana de São Miguel.

Durante o século XVII e o século XVIII, os terrenos envolventes a esta praia encontravam-se dedicados ao cultivo de vinhas e o acesso não era livre sendo quase do uso exclusivo dos proprietários cujas terras terminavam na orla marí­tima.

Foi já no século XX que esta praia localizada í s portas da cidade de Ponta Delgada foi alvo de melhoramentos por acção da intervenção do homem através da Junta Geral do Distrito Autónomo de Ponta Delgada, entretanto extinta.

Assim, foi nos anos 50 do século XX, a quando do lançamento de uma estrada através dos antigos terrenos de vinhas com o objectivo de fazer uma variante à Estrada Regional do Sul, que se abriu ao uso colectivo o areal.

Rapidamente os terrenos limí­trofes foram sujeitos à construção e a praia passou a ser do uso da cidade de Ponta Delgada que assim passou a ficade uma excelente zona balnear.

A Praia do Pópulo é uma zona balnear de dimensões reduzidas, também conhecida por Praia Pequena. Com areia escura de origem vulcânica esta praia possui bar de apoio e é muito procurada pelos praticantes de desportos como mergulho ou bodyboard.



Praia da Quinta do Lago Loulé Algarve





Integrada na área do Parque Natural da Ria Formosa, a Praia da Quinta do Lago possui um areal de grande beleza que se prolonga por cerca de 3,5 km, separado pela ria do empreendimento turístico de luxo que lhe dá nome.Usufrui de excelentes infraestruturas de apoio, tais como bares, restaurantes e um centro de desportos náuticos. A praia tem um acesso exclusivamente pedonal, através de uma passadeira de madeira com cerca de 320 metros de comprimento (uma das maiores da Europa), que atravessa a Ria Formosa, respeitando o equilíbrio da sua fauna e flora.

Esta praia, associada a uma estância turística de alta qualidade, situa-se em pleno Parque Natural da Ria Formosa. O acesso ao areal faz-se através duma ponte em madeira com uma extensão de 300 metros que se eleva sobre os esteiros da ria e onde já se pode contemplar o vai-e-vem das marés, os bancos de vasa com a vegetação típica de sapal, os mariscadores na sua faina e, com sorte, graciosos flamingos junto às luminosas salinas.

É uma zona privilegiada para a observação de avifauna, existindo nas imediações um percurso de natureza que possui como ponto alto o observatório do lago de S. Lourenço, onde se podem observar de perto patos-reais, galeirões e o camão, entre outras aves.

A duna está bem conservada e exibe uma flora muito diversificada. A par da envolvente natural, existem excelentes infraestruturas de apoio ao turismo de qualidade, incluindo campos de golfe, courts de ténis e centro hípico.



Praia da Granja Vila Nova de Gaia





A Praia da Granja situa-se na costa, pouco a norte de Espinho, na freguesia de São Félix da Marinha, concelho de Vila Nova de Gaia, distrito do Porto.

Teve origem no lugar da Granja, freguesia de São Félix da Marinha, com a construção de uma quinta, em 1758, denominada a Quinta da Granja, mais tarde Quinta dos Ayres e hoje conhecida por Quinta do Bispo. Pertença dos frades crúzios do Mosteiro de Grijó, utilizavam-na como estância de convalescência e repouso, nas épocas de maior calor. É de notar, porém, que embora em Portugal o termo

Nos finais do séc. XIX e início do séc. XX, a Praia da Granja era a mais aristocrática estância de veraneio do Norte de Portugal, frequentada pela realeza, pela corte e por alguns dos mais importantes escritores portugueses da época, como Ramalho Ortigão e Eça de Queirós. São originários desses tempos muitos dos chalés antigos, rodeados de vegetação, que conferem à Granja um charme que se manteve até aos nossos dias.



Praia do Baleal-Sul Peniche





Baleal é uma pequena península situada ao norte de Peniche, na região Oeste, de Portugal, separada do continente por um tômbolo, formando uma praia de fina areia branca. Na continuidade da enseada existem igualmente a ilhota das Pombas e o ilhéu de Fora

O mar da Praia do Baleal Sul é o que a distingue da Praia do Baleal Norte. Aqui pode ir a banhos tranquilamente, com o mar relativamente calmo, não sendo estas ondas a opção número um dos surfistas..

A Praia do Baleal (Sul) localiza-se na zona Este da Baía de Peniche de Cima.O areal, extenso e amplo, apresenta apenas resquícios de um sistema dunar outrora aqui existente. As águas são serenas, fruto da proteção natural proporcionada pela Península do Baleal.



Praia de S. Bartolomeu do Mar Esposende





Praia de S. Bartolomeu do Mar é uma praia portuguesa, situada na freguesia de Mar, concelho de Esposende e distrito de Braga.

Características: Praia extensa, inserida num complexo sistema de dunas, com seixos e curto areal. Fácil acesso a partir da EN13. Apresenta-se rochosa com muitos seixos rolados, devido à erosão marinha, tende, por isso a ser um excelente lugar para levar a família e fazer atividades/jogos de lazer.



Praia das Escaleiras piscina natural localizada Praia da Vitória, ilha Terceira, Açores





A Piscina das Escaleiras é uma piscina natural localizada na freguesia da Vila Nova, concelho da Praia da Vitória, ilha Terceira, Açores.

Trata-se de uma praia composta por uma parte de areias grossas e por uma parte rocha de pedras basálticos de cor negra rodeada de altas arribas, próxima do porto de pescas da Vila Nova.

Esta local é protegido de um lado por um extenso promontório e pelo outro por altas arribas onde a rocha se encontra estratificada pelas diferentes erupções que deram origem e forma í s arribas.

Tem em seu redor, devido à abundância de chuvas do Inverno, uma vegetação bastante luxuriante em que se destaca a Erica azorica, o bracel da rocha e grandes canaviais.

A Zona Balnear das Escaleiras possui uma área de areia e outra de rochas basálticas de cor negra que contrastam com os tons azuis das águas do mar. Esta zona balnear dispõe de uma piscina aberta ao mar, boas infraestruturas de apoio e parque de estacionamento.

Esta pequena praia está localizada sob as palmeiras de um resort, dando à Praia das Escaleiras uma atmosfera tropical. A oeste da faixa de areia, você pode apreciar a vista de uma caverna marinha. Só acessível por mar, é um refúgio tranquilo ao passar de barco.



Praia Norte (Viana do Castelo)





A praia Norte é uma praia urbana com extensas zonas pedonais, circuito de manutenção, cafés e esplanadas que convidam a uma paragem para observar o mar, a praia e os barcos que chegam ou partem de Viana do Castelo.

Esta praia é considerada como uma zona muito sensível, face à singularidade deste local, é a única praia da costa portuguesa que apresenta um padrão típico de uma praia abrigada com algas castanhas (Fucus vesiculosus, Fucus spiralis, Pelvetia canaliculata e Ascophyllum nodosum).



Praia do Samouco fica em Alcochete





A vila do Samouco, concelho de Alcochete tem a sua zona de lazer onde se inclui praia fluvial, um excelente parque de Merendas e uma zona desportiva para exercitar.

Localizada á saída do Samouco em direção á base aérea nrº6 e depois ao Rio Tejo na Rua da Praia 15. As coordenadas GPS são: 38.728843, -9.009934. Abaixo o mapa da localização da praia



Praia da Vitória ilha Terceira Açores





Praia da Vitória é uma cidade e Concelho localizada na parte leste da ilha Terceira, no grupo central do arquipélago dos Açores.

Na Região Autónoma dos Açores, a cidade conta com cerca de 6 600 habitantes. É sede de um municí­pio com 162,29km de área e 21 035 habitantes (2011), subdividido em 11 freguesias. O municí­pio, um dos dois da ilha, é limitado a sul e oeste pelo municí­pio de Angra do Heroí­smo e pelo oceano Atlântico a norte e a leste.

A cidade da Praia da Vitória é bastante rica em história, tradições e monumentos. Foi igualmente uma das primeiras povoações da terceira ilha do arquipélago dos Açores a ser descoberta, iniciando o seu povoamento entre os anos de 1456 e 1474.

A Marina da Praia da Vitória fica situada no extremo Este da Ilha Terceira no arquipélago dos AçoresA marina está protegida pelos molhes Norte e Sul da baía da cidade da Praia da Vitória. Após passar os molhes avistam-se as praias de areia Prainha e Praia Grande e a frente marginal da Avenida Beira-Mar.A baía é composta pela maior praia de areia dos Açores e as suas excelentes condições de abrigo proporcionam a prática de desportos náuticos como sejam a vela, windsurf, esqui aquático, motonáutica, excursões organizadas de barco, pesca desportiva, mergulho subaquático e whale watching.



Turismo em Portugal

Explora restaurantes museus hoteis e muito mais em Portugal