Visitar Albufeira os 9 melhores locais


Praia de Maria Luisa Albufeira





Com acessos a partir da povoação dos Olhos de Água ou do empreendimento da Quinta da Balaia, a Praia Maria Luísa está rodeada de arribas com tonalidades que vão do ocre ao dourado, num contraste bonito com o azul do mar.A praia possui infraestruturas de apoio muito completas que incluem equipamentos para a prática de vela, windsurf e ski aquático.

O acesso pedestre à praia é através do complexo turístico que ocupa a abordagem, descendo um barranco pelo qual corre um riacho torrencial. O barranco é fresco e é revestido por uma cortina de buganvílias e impressionantes pinheiros e sobreiros. E

nquanto o bosque de pinheiros rodeia a praia, uma vez nas areias, as plantas dominantes são o samphire resistente ao mar e o salmoura mediterrânea. 

A praia é grande e é emoldurada por falésias em cores quentes que foram polidas pelo mar em sua base e escoadas pelo escoamento da água da chuva em seus topos. 

Profundamente erodidas pelos elementos, essas formações rochosas proporcionam aos banhistas uma série de entradas e recantos abrigados, além de oferecer a oportunidade de observar formações curiosas como buracos e arcos.

 Do extremo leste da praia você pode acessar uma trilha que o levará à Torre da Medronheira. Está sinalizada e corre ao longo da falésia até à praia de Olhos d´Água, dando aos caminhantes a oportunidade de desfrutar de vistas únicas sobre a costa.



Praia da Vigia Albufeira Algarve





forma uma modesta zona estuarina de grande beleza natural. Na margem norte da ribeira desenvolve-se amplo campo dunar que avança vale dentro, evoluindo depois para um habitat de sapa



Praia Manuel Lourenço Albufeira





O areal é mais pequeno que nas praias a poente e forma uma concha de areia encaixada entre arribas de formas caprichosas. Para nascente estende-se uma plataforma rochosa de aspeto intrincado onde, na baixa-mar, é possível observar a vida marinha na faixa entre-marés.

Recomendam-se igualmente os passeios de máscara e barbatanas pelas rochas submersas. As cores quentes dominam a paisagem, amenizadas pelo verde dos pinheiros e das aroeiras que envolvem a praia.

Na arriba, mas longe do alcance das marés, surgem plantas aromáticas como o tomilho e a perpétua-das-areias; já perto do areal são a salgadeira e a barrilha, plantas resistentes à salsugem, que abundam. Uma efémera linha de água desagua no areal na época húmida, adensando-se a vegetação nesse local. A envolvente à praia prima pelo verde e encontra-se ajardinada com espécies nativas da região.



Praia do Evaristo Albufeira Algarve





A praia do Evaristo é uma pequena praia situada em Albufeira, Algarve. Deve o seu nome ao restaurante homónimo do local.

A praia é agradável e rochosa, com um areal reduzido que, no verão, se assemelha a um centro comercial num dia de chuva. O acesso é feito pela mesma estrada que conduz ao elitista Clube Casa do Castelo, onde se acotovela o jet set português.

O areal é de pequenas dimensões e há, por todo o lado, formações rochosas de topo plano que criam pequenas enseadas. A falésia baixa que circunda a praia está repleta de vegetação, sobretudo pinheiros que trazem o verde quase até à areia.

 

Esta é uma pequena praia rochosa, encaixada entre arribas baixas e esteticamente recortadas. Enormes blocos rochosos revestidos de algas dispersam-se pela linha da maré e zona imersa, impregnando o ar de maresia. O areal quente e seco encontra-se enquadrado por vegetação, sobretudo pinheiro-manso, aroeira e enormes piteiras. Mais próximo do areal, domina a barrilha, planta resistente à salsugem. 



Praia dos Pescadores





A Praia dos Pescadores é uma praia situada em Albufeira, Portugal.

Situada na zona urbana, serve a lota e seus pescadores - é, por isso, normal encontrar todos os instrumentos necessários à faina espalhados pelo chão. A água é de boa qualidade e as infraestruturas têm melhorado nos últimos anos.

No verão a temperatura da água ronda os 22ºC.

É muito frequentada no verão por turistas de várias nacionalidades europeias, entre os quais britânicos. É habitual, na passagem de ano, que esta praia seja palco de concertos e festas.

A Praia dos Pescadores surge na continuação do Peneco, enquadrada pelo casario luminoso disposto em anfiteatro a poente, cujos alicerces parecem diluir-se na rocha em que são talhadas as arribas, e pelo pontão a nascente. Fazendo justiça à longa tradição piscatória de Albufeira, até há poucos anos atrás encontravam-se nesta praia coloridas embarcações de pesca artesanal, as quais foram transferidas para o novo porto de abrigo na marina de Albufeira.

O acesso à praia faz-se através do Largo 25 de Abril que foi transformado numa ampla praça pavimentada onde se anda de patins, skate ou segway, ou então através das escadas rolantes que permitem descer a arriba que delimita a praia a nascente. Junto ao areal surge uma movimentada zona turística com inúmeros bares e restaurantes. A praia é muito frequentada, dado o seu caráter urbano.



Praia das Belharucas Albufeira





A Praia do Barranco das Belharucas situa-se no extremo ocidental da Praia da Falésia (que se estende para leste por quilómetros até Vilamoura) e está separada dos Olhos de Água por rochas, que se podem atravessar a pé na maré baixa. O seu curioso nome, deve-se à própria falésia, popularmente designada por barranco, que é procurada pelas belharucas, uma das espécies de aves que aqui nidificam.Com acesso difícil por uma estrada de terra batida que atravessa o pinhal e uma entrada direta para os hóspedes do Sheraton Pine Cliffs, esta é uma praia tranquila e preservada, onde se pode encontrar uma diversificada oferta de desportos e divertimentos aquáticos.

Praia de areia dourada. O areal é amplo, sobretudo para Nascente, estendendo-se até à Praia da Falésia. A partir desta praia, o litoral calcário muito recortado do Barlavento Algarvio cede o lugar às arribas macias, em areia e argila, que se estendem ao concelho de Loulé. As vertentes da arriba estão muito ravinadas pela escorrência da água das chuvas, gerando formas muito vincadas e sinuosas, requintadamente esculpidas.

Tem acesso através de linha de água, o Barranco das Belharucas, acesso sinuoso e rasgado na arriba de cores ocres, onde a vegetação cresce de forma exuberante e frondosa. O acesso viário alcatroado faz-se através da estrada que liga Olhos de Água à Aldeia das Açoteias, seguindo a sinalização para a praia.



Praias do Garrão Poente & Nascente Algarve





Localizada bem perto das Dunas Douradas e das suas lagoas vizinhas está relativamente abrigada dos ventos devido as suas encostas circundantes. No Garrão, a linha de arribas cede lugar a vastos campos dunares que se irão estender pelas barreiras arenosas da já próxima Ria Formosa.

O areal acompanha dois vales separados por uma arriba baixa: no vale a poente forma-se a lagoa das Dunas Douradas, no vale a nascente surge a lagoa do Garrão, de menor expressão e temporária. Ambas as zonas húmidas são de água doce, uma raridade na linha de costa e muito apetecíveis para as aves aquáticas. Um passeio pedonal marginal à lagoa das Dunas Douradas convida o visitante à observação das diversas aves que por aqui se alimentam, repousam ou nidificam, como o galeirão, o pato-real ou o emblemático camão.



Praia de Aveiros





A Praia dos Aveiros é uma pequena praia de bandeira azul na área chamada Areias de São João ou Areias de São João, na cidade de Albufeira, Algarve, Portugal. A praia é cercada por uma pequena enseada e é composta de areias finas e douradas e é ladeada por penhascos e formações rochosas.

Esta pequena enseada surge após o maciço rochoso que delimita a baía de Albufeira a leste e a orientação da praia permite contemplar o panorama da linha de costa até Vilamoura.

O areal encontra-se encaixado entre arribas, dando forma a uma tranquila piscina rochosa. É possível fazer um passeio sobre a plataforma rochosa na base da arriba a poente, alcançando depois um trilho pedonal que percorre o topo da arriba, até ao areal do Forte de S. João. A arriba encontra-se intensamente desgastada pelos elementos e ao longo deste passeio observa-se uma profusão de galerias, grutas e algares.

Uma pequena linha de água desagua no areal na época húmida, ladeada por canavial e por uma linha de choupos. Na envolvente da praia a vegetação abunda, desde os típicos elementos bem adaptados à salsugem, como a salgadeira e a barrilha, até às plantas dos matos de barrocal como a palmeira-anã, a única palmeira nativa da Europa



Praia do Barranco das Belharucas Albufeira Alvarve





A Praia do Barranco das Belharucas é uma praia no concelho de Albufeira, Portugal, entre Olhos de Água e Açoteias. Começa a Praia da Falésia que se estende por 7 km até Vilamoura. 

A partir desta praia, o litoral calcário muito recortado do barlavento algarvio cede lugar às arribas macias, talhadas em areias e argilas, que se estendem ao concelho de Loulé.

O acesso recomendado à praia é pedonal, quer pelo agradável passeio, quer porque o caminho pode não estar transitável a veículos. O trilho é sinuoso e percorre um barranco escavado onde a vegetação cresce de forma exuberante e frondosa.

As vertentes rochosas encontram-se muito ravinadas pela escorrência da água das chuvas, gerando formas requintadamente esculpidas.A vegetação, sobretudo pinheiros-mansos e plantas típicas dos matos litorais como o zimbro, surge por vezes suspensa à beira dos pequenos abismos gerados pelo deslizamento de terras, expondo ao ar a sua trama emaranhada de raízes.

Muitas aves aproveitam a zona de bosque e algumas escavam abrigos e ninhos nas paredes rochosas; é o caso dos coloridos abelharucos que batizaram a praia. A praia é ampla com um areal contínuo e a perder de vista, apenas interrompido pela marina de Vilamoura, cerca de 5,5 km para nascente.

A Praia do Barranco das Belharucas situa-se no extremo ocidental da Praia da Falésia (que se estende para leste por quilómetros até Vilamoura) e está separada dos Olhos de Água por rochas, que se podem atravessar a pé na maré baixa. O seu curioso nome, deve-se à própria falésia, popularmente designada por barranco, que é procurada pelas belharucas, uma das espécies de aves que aqui nidificam.Com acesso difícil por uma estrada de terra batida que atravessa o pinhal e uma entrada direta para os hóspedes do Sheraton Pine Cliffs, esta é uma praia tranquila e preservada, onde se pode encontrar uma diversificada oferta de desportos e divertimentos aquáticos.



Turismo em Portugal

Explora restaurantes museus hoteis e muito mais em Portugal