Cometa Leonard o espetáculo cósmico mais deslumbrante esta nos céus


Como e quando ver o cometa Leonard, o espetáculo cósmico mais deslumbrante de 2021 descubra como e quando ver o cometa Leonard, o espetáculo mais deslumbrante do céu em 2021, e prepare-se para receber sua energia.

 

 

O brilho de um cometa é raro de nossa perspectiva, mas sempre há exceções que rompem com a vida cotidiana. O recém-descoberto cometa Leonard passará pela abóbada celeste para dar um toque de brilho a 2021, passará perto o suficiente da Terra para ser visto a olho nu.

 

 

O cometa Leonard será o show mais brilhante de 2021

 

A princípio parecia um simples cometa que passaria despercebido. No início, quando foi descoberto pela primeira vez, o cometa Leonard era quase 160.000 vezes mais escuro do que a estrela mais fraca. Mas à medida que se aproxima do Sol, ele brilha cada vez mais intensamente. Atualmente sua posição está entre as órbitas de Marte e Júpiter, mas espera-se que quando se aproximar de seu ponto mais próximo da órbita da Terra, a cerca de 35 milhões de quilômetros de distância, tenha atingido seu ponto mais brilhante na cúpula celestial. E isso nos dará um show único no céu.

 

 
 
 
Ver esta publicação no Instagram

Uma publicação partilhada por In Qu (@oacknejechn)

 

O descobrimento

 

Até antes de 2021, não havia pistas sobre sua existência. Mas em 3 de janeiro deste ano, Gregory J. Leonard descobriu um objeto próximo ao Sistema Solar, do Observatório do Monte Lemmon, no Arizona. A partir daí, Leonard passou a ser o centro das atenções da comunidade astronômica, pois seu monitoramento dará pistas sobre o comportamento dos cometas. Principalmente no ganho de luminescência no céu, à medida que se aproxima de nossa estrela principal, o sol.

 

 

Quando ver o cometa Leonard?

 

Outro fato extremamente intrigante é que os astrônomos calcularam que o cometa Leonard está se movendo rapidamente, viajando a 254,399 quilômetros por hora em relação à Terra. Ou seja, cerca de 70,6 quilômetros por segundo. Além disso, ele viaja em uma órbita fechada, o que significa que provavelmente já cruzou os céus da Terra em algum momento, cerca de 70 mil anos atrás.

 

 

Graças a cálculos sobre a velocidade do movimento, os especialistas conseguiram determinar que o ponto mais próximo de sua órbita à da Terra será em 12 de dezembro de 2021, quando o cometa Leonard será visível a olho nu no céu.

 

 
 
 
Ver esta publicação no Instagram

Uma publicação partilhada por Cle (@claudio_86_)

 

Como ver o cometa Leonard?

 

Leonard começará a aparecer no horizonte pouco antes do amanhecer do início de dezembro. No entanto, seu ponto mais próximo da órbita da Terra será no dia 12 de dezembro, quando atinge seu máximo esplendor.

 

 
 
 
Ver esta publicação no Instagram

Uma publicação partilhada por David Arellano Luna (@david.arelu)

 

Para observar este espetáculo deslumbrante, só precisa se levantar cedo para observar o céu antes que a luz do sol inunde o céu. O cometa Leonard será visível algumas horas antes do nascer do sol em 12 de dezembro, e nenhum instrumento de observação é necessário para desfrutar de seu brilho.

Turismo em Portugal

Explora restaurantes museus hoteis e muito mais em Portugal