Os 15 melhores sitios para ver e visitar em Vila do Bispo


Praia da Murração





É uma pequena praia mas com um amplo e comprido areal, conhecido como a Pérola da Costa Vicentina, tem a reputação de ser uma praia de beleza excepcional devido as suas dunas ondulantes e à abundante paisagem de zimbros endémicos desta região que ladeiam os seus penhascos. Como encontra-se bastante isolada, não apresenta qualquer tipo de infra estrutura.

Praia do Martinhal





Esta longa praia está rodeada de uma ampla baía. Podem-se encontrar pequenos ilhéus no lado oposto da praia o que torna a praia bastante interessante. Além de casas de banho e restaurantes esta praia tem uma escola de windsurf.

Praia da Ingrina Vila do Bispo, no Algarve





A Praia da Ingrina situa-se junto à aldeia de Raposeira, no concelho de Vila do Bispo, no Algarve, Portugal. Fica numa pequena reentrância da costa sul do concelho, ladeada por rochas, a oeste da vizinha Praia do Zavial e a leste da Praia do Barranco. Dispõe de alguns serviços de apoio aos banhistas.

Enquanto se dirige para a praia, aproveite a oportunidade para admirar os extensos campos de cereais ondulantes e os muitos monumentos megalíticos que podem ser encontrados em toda a área, especialmente os menires esculpidos em calcário. Quando você chega à costa, a terra dá lugar à vegetação costeira do Mediterrâneo. 



Praia do Murração Vila do Bispo Algarve





Já chamada de Joia Vicentina é uma praia de grande beleza natural e relativamente deserta. É assim das raras praias em que a vegetação dunar se estende até à linha de maré, combinando-se o verde pardo das dunas com o azul marinho.

A norte, uma arriba clara e muito esculpida, revestida por matos endémicos de zimbro, delimita uma pequena ribeira que desagua no areal na época das chuvas.

No troço central da praia, a arriba eleva-se e impõe-se na paisagem, talhada em xistos negros que se fazem atravessar por veios rubros e alaranjados. No topo longínquo desta arriba podem ainda observar-se rochas carbonatadas, rendilhadas e de tons mais claros, e, por vezes, pacatos rebanhos a pastar à beira do abismo.

No extremo sul da praia, a parede rochosa surge escavada por uma pequena e límpida linha de água que corre em cascata para a praia. Por todo o areal é possível encontrar rochas de formas e tonalidades curiosas, vestígios de antigos desmoronamentos.



Praia da Barriga Vila do Bispo Algarve





Esta é uma praia tranquila, com interessantes recantos originados pelo recorte das arribas. Caminhando para sul é possível alcançar na baixa-mar a Praia do Castelejo, passando pela Cordoama, e observar as paredes rochosas, com as suas lâminas sobrepostas intensamente dobradas e deformadas, testemunho das forças da natureza a que estas rochas foram sujeitas. 

A Barriga surge após uma curva apertada da estrada, no troço final de um vale largo e muito verde. Até alcançar o areal, atravessam-se relvados naturais que se estendem pela foz duma pequena ribeira e pelas dunas baixas que a circundam.

O areal é amplo, protegido por arribas altas e escuras, fazendo parte de uma faixa contínua de areias que se alonga até ao Castelejo, numa extensão de cerca de 3 km. Assim, caminhando para sul na baixa-mar, é possível alcançar a Praia do Castelejo, passando pela Cordoama, e observar as paredes rochosas, com os seus estratos intensamente dobrados e deformados, testemunho das forças incríveis a que estas rochas foram sujeitas.

Nas arribas, a vegetação é rasteira e resistente à salsugem e aos ventos fortes, substituindo os pinhais jovens que ladeiam o acesso até à praia. Esta é uma praia muito tranquila, com interessantes formações rochosas na linha da maré e muitos recantos originados pelo recorte das arribas.



Praia de Santo António (Vila Real de Santo António)





A Praia de Santo António é uma praia situada na freguesia e concelho de Vila Real de Santo António, sendo a mais oriental do Algarve e de Portugal. Situa-se a nascente da Praia de Monte Gordo e a oeste da foz do rio Guadiana, fazendo assim parte da costa da baí­a de Monte Gordo, junto da Ponta da Areia. Tal como a vizinha Praia de Monte Gordo, dispõe de águas cálidas e calmas.

A praia é acessí­vel através de caminhos pela Mata Nacional das Dunas Litorais de Vila Real de Santo António ou, na época alta, por um comboio turí­stico, pelo valor de 1u20ac por percurso, disponibilizado pela Câmara de Vila Real de Santo António.

A foz do Guadiana, a Mata Nacional e a Reserva Natural do Sapal de Castro Marim e Vila Real de Santo António dão o enquadramento paisagí­stico.

O concelho de Vila Real de Santo António, bastante privilegiado pelas suas magníficas praias, além das qualidades naturais e únicas que as caracterizam, faz todos os anos um enorme esforço para que todos aqueles que nos visitam usufruam das melhores condições, situação que desde à muito reconhecida através da atribuição do galardão Bandeira Azul às praias do concelho, nomeadamente, Praia de Santo António, Praia de Monte Gordo, Praia da Lota e Praia da Manta Rota.

Esta praia situa-se junto à foz do Guadiana e continua a uma distância de 3 km, banhada por águas quentes e calmas, até à vizinhança de Monte Gordo. O Cerrado Nacional das Dunas Costeiras, uma floresta de pinheiros marítimos e de pedra que cresce nas dunas, dá uma sensação fresca e verde a este cenário mediterrânico, excessivamente quente, seco e luminoso. 

A maneira mais interessante de chegar à beira-mar é ao longo de um caminho pedestre e ciclístico chamado “Caminho dos Três Pauzinhos”, ao longo do qual também funciona um mini-trem. Este caminho passa por um grande pinhal onde se pode sentir os aromas das plantas de resina, tomilho e curry, que emitem um forte cheiro de caril. 

Visitantes atentos podem avistar os camaleões que se movem devagar e geralmente camuflados, caminhando pelo pinhal. Perto da praia, vassoura de véu de noiva, uma planta alta, típica das areias do leste do Algarve, prevalece. E nas cristas das dunas mais próximas do mar, você verá grama de praia. A foz do Guadiana pode ser vista a leste e, do outro lado do grande rio do sul, fica a Espanha.



Praia das Velhas Vila do Bispo





Trata-se de uma praia acolhedora, e embora o areal seja mais extenso que na Boca do Rio, torna-se estreito na maré cheia, encaixado em arribas calcárias muito esculpidas e recortadas.

O areal alonga-se para nascente, delimitado por fim por um pontão muito utilizado como pesqueiro. Também aqui o abundante calhau rolado é usado pelos banhistas na construção de pequenos abrigos semicirculares de pedra que funcionam como corta-vento.

As encostas sobranceiras à praia estão cobertas por matos típicos do litoral rochoso, surgindo uma área de pinhal na encosta a poente. Vale a pena percorrer o sinuoso caminho litoral entre Cabanas Velhas e a Boca do Rio, onde se oferece uma fabulosa vista sobre o azul marinho do oceano enquadrado pelo verde denso da vegetação mediterrânica, e fazer uma paragem no Forte de Almádena, uma fortificação construída no séc. XVII para proteger a pesca de atum dos ataques de piratas do norte de África.



Praia da Salema





A praia da Salema está localizada na pitoresca aldeia de pescadores que tem o mesmo nome, a mesma tem um excelente acesso para os restaurantes e as lojas das suas redondezas. O resort Parque da Floresta encontra-se bastante perto desta praia. A praia só é vigiada durante o verão e tem casas de banho e restaurantes nas suas imediações.

Praia da Salema Vila do Bispo, Algarve





Praia da Salema, por vezes apenas Salema, é uma localidade piscatória da freguesia de Budens, concelho de Vila do Bispo, Algarve, em Portugal. Está localizada na base da arriba costeira em torno da povoação com o mesmo nome. A povoação apresenta marcas visí­veis da sua ligação í s artes da pesca, com ruelas sinuosas entre casas tradicionais pintadas de um branco. A povoação está integrada no Parque Natural do Sudoeste Alentejano e Costa Vicentina.

Salema, pequena vila piscatória, é um porto de pesca, estando a zona central da praia ocupada por embarcações e pelas suas artes de pesca, como o covo ou o aparelho de anzol. É possí­vel observar o regresso dos barcos à praia no final da faina e usufruir do resultado das pescas nos restaurantes da povoação. Na Salema existem também ruí­nas de uma u201cvillau201d romana e de uma fábrica de conservas de peixe, o que testemunha uma longa tradição piscatória. A praia tem um bonito passeio marginal e esplanadas sobre o mar. Para nascente torna-se mais selvagem e tranquila, e podem-se observar, nas paredes rochosas da arriba, pegadas de dinossauros bí­pedes carní­voros, que povoaram esta região há cerca de 140 milhões de anos.

A praia associa-se à povoação da Salema, pequena vila piscatória, e funciona também como porto de pesca, estando o troço central da praia ocupado por embarcações e respetivas artes de pesca (por exemplo os alcatruzes ou o aparelho de anzol). É assim possível observar o regresso dos barcos à praia depois da faina e petiscar mais tarde o polvo, a moreia ou o sargo, nos restaurantes da povoação.



Praia do Burgau





Localizada perto da típica aldeia de pescadores do porto de Burgau, é uma praia bastante calma e adequada às férias em família, como o Resort Porto Dona Maria, à uns 2.5 Km da praia. Outras characterísticas desta praia incluem um parque de estacionamento, restaurantes e casas de banho públicas. Esta praia apenas é vigiada durante o verão.

Praia do Telheiro





Esta praia está confortávelmente abrigada dos ventos frios vindo de norte, no entanto a mesma, é um teste a determinação dos seus visitantes devido ao longo e sinuoso trajecto para chegar até às suas areias douradas. Tal como a praia da Ponta Ruiva, esta praia não tem qualquer tipo de infra estrutura salvo um parque de estacionamento.

Praia da Mareta





Este é o ponto de partida para descobrir as maravilhas subaquáticas de uma costa recheada de grutas e fundões. A Pousada do Infante tem vista directa nesta praia devido à sua localização ideal no Cabo de Sagres. Esta praia além de ter algumas opções de restauração também tem actividades de desporto náutico, aluguer de cadeiras de sol, chuveiros e casas de banho.

Praia do Castelejo





Esta praia está rodeada de formações rochosas. Dispõe de algumas infra estruturas turísticas e a praia está perto da torre de Aspa, uma velha torre de vigia situada na sua encosta a Sul. Tem todas as infra estruturas de base como um parque de estacionamento, a presença de um salva-vidas no verão e opções de restauração.

Praia do Zavial





Apesar de ser uma praia bastante popular entre os surfistas, o lado este dispõe de aguas mais calmas devido ao tipo de rochas chamadas de Furnas.

Praia do Beliche





Escondida misteriosamente num enclave bem protegido, a praia tem acesso por uma escadaria escavada nas suas rochas. O acesso a esta praia é difícil. No entanto é uma praia vigiada durante o verão e tem paqrque de estacionamento e um restaurante.

Turismo em Portugal

Explora restaurantes museus hoteis e muito mais em Portugal