As 10 melhores coisas para fazer e visitar em Lagoa


Praia de Armação de Pêra





Foi durante séculos uma vila piscatória , um polo de atracção para muitos pescadores dada a abundância de peixe nesta zona, nomeadamente o atum e a sardinha, que eram salgados e vendidos ao centro e ao sul do de Portugal. Hoje em dia ainda se vêm as redes dos pescadores mas agora estão lançadas para o negocio turístico dos muitos visitantes que vêm para passar ferias nestas areias e aguas quentes e vastas. Armação de Pêra tem ainda uma atmosfera viva e fervilhante do jet set. O Holiday Inn está localizado nesta praia e tem bastantes infra estruturas e serviços disponíveis tal como um grande parque de estacionamento, chuveiros, casas de banho, centro de primeiros socorros e áreas de desporto de praia. Há também um parque de campismo bem perto.

Praia do Pintadinho no Ferragudo Lagoa (Algarve)





A Praia do Pintadinho é uma das mais conhecidas praias do concelho de Lagoa (Algarve). Encontra-se na freguesia de Ferragudo, do lado direito da praia do Molhe.

Está, como a maior parte das praias do concelho de Lagoa, rodeada por rochas argilosas, as quais são normalmente usadas por pescadores. A rocha direita desenha um cabo que entra no mar onde estão colocados o Farol da Ponta do Altar e uma torre-radar.

Trata-se da primeira praia marítima do concelho de Lagoa, após a foz do Arade; o areal desenvolve-se para norte da Ponta do Altar, um pontal estreito e alongado onde se construiu um farol.

Os matos ricos do barrocal algarvio atingem aqui a linha de costa, combinando-se com a vegetação típica das arribas expostas aos ventos marítimos.

O areal encontra-se assim enquadrado por densa mancha de vegetação: aroeira, tomilho, murta, palmeira-anã, giesta, sargaço e roselha crescem envoltos num emaranhado de lianas. Nas arribas de cores quentes são visíveis diversos fósseis marinhos bem como notáveis modelados resultantes da erosão marinha sobre a rocha calcária, é o caso das grutas visíveis na base da Ponta do Altar.

Na arriba que delimita o extremo norte da praia é de assinalar uma enorme abóbada com dois arcos. Orientado a poente, avista-se do areal do Pintadinho a foz do Rio Arade, formalizada por molhes, e em segundo plano a marina e a cidade de Portimão.



Praia do Carvalho





Um pequeno pedaço de areal ente arribas de cor ocre, é um local pacífico que dispõe de infra estruturas turísticas.

Praia Nova





A praia nova está separada da praia da Senhora da Rocha por um rochedo em que figura uma pequena capela da Nossa Senhora da Rocha, é ainda possível alugar barcos para explorar a costa e aceder a praias isoladas. Este serviço juntamente com um parque de estacionamento são as únicas infra estruturas disponíveis nesta praia.

Praia do Barranquinho Lagoa, Algarve





A Praia do Barranquinho é uma praia situada em Caramujeira, na zona costeira do concelho de Lagoa, no Algarve.

É conhecida pela sua tipologia rara, pois a extensão de areal entre o acesso e o mar é quase o dobro da distância que perfaz a linha de água.

Encontra-se situada ao lado da Praia da Malhada do Baraço e perto da estrada de acesso à Praia de Albandeira.

É praia vizinha da internacionalmente famosa Praia da Marinha.

Ao lado da praia do Barranco fica o Barranquinho, uma pequena praia em que o acesso só pode ser feito por mar, a pé ou por jipe, pois não há nenhuma estrada que ligue a praia do Barranquinho ao resto do mundo.

Se resolver chegar lá caminhando, então aconselhamos que parta da praia da Marinha, pois no caminho entre as duas praias encontrará paisagens de sonho e a caminhada será compensada pela visão da praia do Barranquinho, um pedaço de paraíso à beira-mar plantado.



Praia de Ferragudo Algarve





Com o seu casario branco, que desce até às margens do rio Arade, Ferragudo é uma pitoresca povoação de pescadores, situada em frente a Portimão, localidade com a qual em tempos idos partilhava a responsabilidade da defesa da costa. Esta tarefa estava atribuída às fortalezas das duas localidades, que podiam fazer fogo cruzado defendendo o território de ataques inimigos. Junto a Ferragudo, o areal de grande extensão é justamente designado por Praia Grande e possui ótimas estruturas para a prática de desportos náuticos, que incluem escolas de surf e windsurf.



Praia do Vale de Centeanes Carvoeiro Lagoa Algarve





A Praia do Vale de Centeanes é uma praia situada na freguesia de Carvoeiro, no concelho de Lagoa.

É uma praia que tem Bandeira Azul. O areal estende-se para poente, ladeado por arribas imponentes e muito esculpidas. Na base das paredes rochosas observam-se grutas escavadas pelo mar; já no troço central da praia a face da arriba encontra-se finamente ravinada com sulcos por onde escorre a água das chuvas.

Um largo passadiço percorre o areal, acompanhando uma plataforma rochosa onde se observam plantas típicas das arribas e fósseis marinhos.

Os passeios encontram-se favorecidos nesta praia: uma escadaria de madeira marca o início de um percurso de natureza e leva o visitante ao topo da arriba nascente, revestida por exuberantes matos litorais e de onde se admira a vista sobre a linha de costa; já uma máscara e um par de barbatanas desvendam os segredos da vida marinha, desde os animais característicos do ambiente entre-marés (cracas, mexilhões, lapas e anémonas) visíveis nas paredes rochosas, até aos cardumes de safias, sargos ou peixes-rei, que nadam em torno dos leixões.



Praia de Albandeira Caramujeira, Lagoa, no Algarve





A Praia de Albandeira é uma praia situada em Caramujeira, na zona costeira do concelho de Lagoa, no Algarve.

É conhecida pelas suas piscinas naturais existentes nas rochas, as quais proporcionam uma magní­fica experiência balnear aos seus visitantes. Esta praia serve ainda de estância balnear aos turistas do Hotel Suites Alba Resort & SPA.

A sua estrada de acesso, permite ainda o acesso à Praia do Barranquinho e à Praia da Malhada do Baraço.

É praia vizinha da internacionalmente famosa Praia da Marinha

O caminho para a praia é estreito e sinuoso, seguindo por campos com matos mediterrânicos que vão ocupando os antigos pomares de sequeiro onde ainda se sente o aroma adocicado das alfarrobeiras.

Mais perto do mar crescem exuberantes matos litorais com zimbro e espécies típicas das arribas como o funcho-do-mar, a barrilha, a salgadeira e o vistoso pampilho-marítimo, formando uma mancha verde que envolve a praia.

O areal é pequeno e encontra-se dividido por um afloramento rochoso que origina abrigos, quase sempre aproveitados pelos banhistas, bem como piscinas naturais. 



Praia do Carvalho Lagoa (Algarve)





A Praia do Carvalho é uma praia situada na freguesia de Praia do Carvoeiro, pertencente ao concelho de Lagoa (Algarve).

Conhecida por ser uma praia tranquila de areias ricas em conchas e águas lí­mpidas e frias, esta praia ofereça aos seus visitantes (maioritariamente estrangeiros) uma fresca sombra na parte da manhã e da tarde, devido í s suas altas rochas dispostas quer do lado poente, quer no lado nascente. Possui umas escadas esculpidas na rocha por onde se pode subir até meio da falésia, a cerca de 6 metros de altura, e mergulhar na água.

Num recorte anguloso da costa, esconde-se um pequeno areal dourado, enquadrado por arribas esculpidas pela erosão. Dominando a praia, um leixão interrompe a linha do horizonte azul.

O acesso à praia é feito através de um túnel escavado na rocha e, apesar da dificuldade e perigosidade do acesso, a praia é muito popular entre locais e visitantes. No espaço envolvente, o Pampilho-marítimo e o Limónio salpicam a crista da arriba calcária, enquanto Aroeiras, Zimbros, Carrascos e Palmeiras-anãs cobrem o barranco verdejante que desagua na praia.

O temperamento inconstante do maciço rochoso aconselha muita prudência, pelo que o visitante deverá guardar uma distância de segurança em relação às escarpas altaneiras.



Praia do Mato Lagoa Algarve





Na orla costeira há mais de 40 praias encastradas nas arribas calcárias, a maior parte delas inacessíveis por terra e muitas de difícil acesso, mesmo por mar. São as Praias Selvagens de Lagoa. Nelas a natureza excedeu-se na criação de recantos maravilhosos.

Belas mas perigosas, frequentá-las exige a adoção de alguns cuidados. Assim é fundamental manter a distância de segurança em relação às arribas. Recordamos ainda que nestas praias não há vigilância por nadadores salvadores.



Turismo em Portugal

Explora restaurantes museus hoteis e muito mais em Portugal