As 9 melhores coisas para fazer e visitar em Vila Nova de Gaia


Praia da Francemar Vila nova de Gaia





Numa zona de litoral muito rica em iodo, com propriedades terapêuticas no tratamento de doenças de ossos, a Praia de Francelos possui um enorme areal, dotado de boas infraestruturas de apoio, banhado por uma ondulação marítima forte, que atrai os praticantes de surf.No extremo norte deste areal fica a Praia Dunas Mar rodeada por um extenso cordão dunar que lhe dá o nome e compõe o cenário de fundo. O mar, que aqui é muito rico em peixe, é procurado pelos amantes da pesca desportiva.Na parte sul do areal de Francelos, e com características em tudo semelhantes, sucedem-se as Praias de Francemar e da Sãozinha, que devem os seus nomes aos concessionários existentes.



Praia do Mar e Sol (Vila Nova de Gaia)





Perto de um dos mais antigos Campos de Golfe de Portugal, rodeada de casas luxuosas, a concorrida Praia de Miramar insere-se num vasto areal, pontuado por formações rochosas e dotado de completas infraestruturas de apoio. No extremo sul deste areal, a Praia Mar e Sol é menos frequentada do que a sua vizinha e está rodeada por dunas que a separam da estrada marginal, permitindo conservar um ambiente de tranquilidade propício ao repouso à beira-mar. Como complemento a um dia de praia, as crianças irão apreciar uma visita ao Centro de Educação Ambiental das Ribeiras de Gaia, situado em Miramar, onde poderão participar em jogos educativos relacionados com a conservação da natureza.

Início: Interceção da Avenida Sacadura Cabral com a Avenida Gomes Guerra | Fim: Temple Beach Bar, na Praia da Areia Branca, AgudaExtensão: 714 m.Descrição: Este troço de ciclovia contorna o limite Sul do Clube de Golfe de Miramar e percorre o litoral de Vila Nova de Gaia até à Praia da Areia Branca, na Aguda. Apresenta pavimento colorido e encontra-se fisicamente separado das vias motorizadas, permitindo a circulação do ciclista em maior segurança.Pontos de interesse: Clube de Golfe de Miramar e Parque das Dunas da Aguda. Praias de Mar e Sol e da Areia Branca, na Aguda.Serviços disponíveis: bares, restaurantes, caixa Multibanco, estacionamento automóvel, passadiço para pedestres na praia, bebedouros e estacionamento para bicicletas. 



Praia de Francelos em Vila nova de Gaia





Numa zona de litoral muito rica em iodo, com propriedades terapêuticas no tratamento de doenças de ossos, a Praia de Francelos possui um enorme areal, dotado de boas infraestruturas de apoio, banhado por uma ondulação marítima forte, que atrai os praticantes de surf.No extremo norte deste areal fica a Praia Dunas Mar rodeada por um extenso cordão dunar que lhe dá o nome e compõe o cenário de fundo. O mar, que aqui é muito rico em peixe, é procurado pelos amantes da pesca desportiva.Na parte sul do areal de Francelos, e com características em tudo semelhantes, sucedem-se as Praias de Francemar e da Sãozinha, que devem os seus nomes aos concessionários existentes.



Praia do Senhor da Pedra Vila nova de Gaia





A Capela do Senhor da Pedra, de planta hexagonal, erigida sobre rochedos, destaca-se no meio do areal enorme e dá o nome a esta praia, situada no extremo norte da Praia de Miramar.Muito concorrida e com boas infraestruturas de apoio, a praia é anualmente palco de uma grande Romaria em honra do Senhor da Pedra, que tem início no Domingo da Santíssima Trindade (festa móvel celebrada em junho) e se prolonga por três dias.

Foi erguida sobre um rochedo junto ao mar em 1686.

Acredita-se que a origem do culto na Capela do Senhor da Pedra possa ter origem em um antigo culto pagão, de carácter naturalista, dos povos pré-cristãos, cujas divindades eram veneradas em plena natureza, tendo posteriormente sido convertido ao Cristianismo,

A romaria ao Senhor da Pedra é uma das mais tradicionais tanto de Vila Nova de Gaia como da freguesia de Gulpilhares. Realiza-se anualmente nas praias do Senhor da Pedra, no domingo da Santíssima Trindade, e prolonga-se até à terça-feira seguint

A cidade de Miramar, que se estende para as traseiras da praia, é uma das preferidas dos residentes do Porto e tem um ambiente distintamente português. Miramar é um destino discreto, com um punhado de cafés, restaurantes e lojas, e não reflete a maravilhosa praia que está perto.

Miramar está situada no extremo norte da Costa de Prata, e as praias são características desta região, com areias douradas, poderosas águas atlânticas e ventos frequentes. Este artigo fornecerá um guia para as praias de Miramar e inclui informações sobre viagens.



Praia de Valadares Sul Vila nova de Gaia





Numa zona de litoral muito rica em iodo, com propriedades terapêuticas no tratamento de doenças de ossos, a Praia de Valadares possui um enorme areal, dotado de boas infraestruturas de apoio. Banhada por forte ondulação marítima, atrai os praticantes de surf e kitesurf.



Praia da Madalena Vila nova de Gaia





Situado nas proximidades de um Parque de Campismo, o extenso areal da Praia da Madalena está dividido em duas zonas - Norte e Sul, sendo esta última a mais rochosa.Com bons acessos, é uma praia muito concorrida que oferece boas condições para a prática de surf e de voleibol de praia, sendo mesmo palco de diversas provas nacionais e internacionais.



Praia de Salgueiros





Com areia branca fina pontuada por formações rochosas, a Praia de Salgueiros foi recentemente alvo de obras de beneficiação que a tornaram mais agradável. Banhada por uma ondulação forte, esta praia oferece boas condições para a prática de surf.



Casa-Museu Teixeira Lopes Vila Nova de Gaia





A Casa-Museu Teixeira Lopes é um núcleo museológico localizado em Vila Nova de Gaia, Portugal. Foi criado a partir da residência e do ateliê do próprio escultor António Teixeira Lopes (1866-1942), a que, posteriormente, se juntou um espólio do escultor, museólogo e escritor Diogo de Macedo. O conjunto das coleções de Diogo de Macedo e de Teixeira Lopes permite uma visão abrangente das artes visuais do século XIX e das primeiras décadas do século XX.

 

A construção do edifício teve início nos finais do século XIX e foi seu arquiteto José Teixeira Lopes, irmão do patrono da casa. Foi aqui que o Mestre António Teixeira Lopes (1866-1942) habitou e trabalhou no seu atelier, tendo sido doado à Câmara Municipal de Gaia e aberto ao público como Casa-Museu em 1933. 

Na Casa-Museu estão expostas as obras de maior relevo de António Teixeira Lopes, incluindo exemplares de escultura monumental (A Verdade, Flora), tumular (História, Caridade, Dor e Túmulo de Almeida Garrett), arquitetónica (Portas da Candelária), de vulto (A Viúva, Caim e Ofélia) e de caráter religioso (Rainha Santa Isabel e Santo Isidoro). 



Praia de Canide Vila Nova de Gaia





Inserida num areal enorme que se estende por quilómetros sem interrupção, a Praia de Canide está dividida em duas áreas, Norte e Sul, sendo esta última a preferida dos surfistas, enquanto a zona norte costuma ser palco de competições de kiteboard e futebol de praia.



Turismo em Portugal

Explora restaurantes museus hoteis e muito mais em Portugal