15 melhores coisas para fazer na Quarteira Algarve


O que visitar e ver e fazer na Quarteira entre Vilamoura e Faro, Quarteira foi um dos primeiros resorts de férias a ser desenvolvido no Algarve . Uma pequena vila de pescadores foi substituída por enormes blocos de torre e prédios modernos nos anos 70 e 80. Estes não são para todos os gostos, mas na medida em que as férias descontraídas vão você não poderia pedir mais de Quarteira.

Há praias com Bandeira Azul em ambas as direções, complementadas pela imensa infraestrutura de um dos maiores complexos turísticos da Europa. Há uma marina elegante, mais restaurantes e bares do que você poderia imaginar, dez campos de golfe e um diretório de empresas que oferecem atividades tanto na água quanto na terra.

Vamos explorar as melhores coisas para fazer em Quarteira :

1. Marina de Vilamoura

Não há nada subestimado sobre a marina em Vilamoura: a água é cercada por complexos de hotel, restaurantes e lojas de luxo, enquanto o porto tem uma legião de iates de luxo.

Pode ser o suficiente apenas para comprar um sorvete ou uma bebida gelada e fazer um passeio suave sob as folhas de palmeira para se embasbacar com esses vasos.

Os fãs de futebol podem ficar emocionados sabendo que alguns dos estabelecimentos à beira-mar são licenciados por jogadores famosos: há o 7 Figo Bar e a loja CR7, e não há prêmios para adivinhar quem eles são afiliados.

2. Cerro da Vila

 

Há ruínas romanas onde você menos espera, a poucos momentos da moderna marina de Vilamoura.

Mas, na verdade, o Vilamoura tem sido habitado desde muito antes mesmo dos romanos, com sepulturas da Idade do Bronze descobertas na área.

O Cerro da Vila é composto de duas residências, facilmente identificadas por seus pisos de mosaico policromado e vestígios de estuque em suas paredes, mas também banhos, uma necrópole e um sistema de tanques que provavelmente teriam sido para a salga de peixe.

No centro de interpretação, você descobrirá como o local foi ocupado após o Império Romano, por visigodos e depois por mouros

 

3. Praia de Quarteira

 

Mesmo em frente aos hotéis e blocos de apartamentos, esta praia vem seduzindo turistas desde a década de 1960, quando Quarteira ainda era uma humilde vila de pescadores.

O ambiente mudou muito desde então, mas a vantagem de todo esse desenvolvimento é que você nunca terá que ir longe para provisões, uma refeição ou brinquedos de praia para os pequenos.

Estes serviços e a limpeza da praia ganham a Praia de Quarteira a Bandeira Azul todos os anos.

A praia é de dois quilômetros de areia clara lavada por ondas suaves e protegida por quebra-mar a cada duas centenas de metros.

4. Loulé

 

Se você prometeu a si mesmo uma tarde de cultura longe da praia, Loulé está na mão e está no mesmo município.

Há um castelo medieval aqui, construído pelos mouros no século VIII e sob seu controle até 1249. A Torre Albarrã, de formato quadrado, é um vestígio do califado almóada no século XII.

O centro de Loulé é um local encantador para passear durante uma hora ou duas, com um mercado de primeira classe, fragmentos das suas muralhas defensivas e várias igrejas bonitas no menu.

5. Golf

 

Quarteira é a ideia do paraíso para os golfistas.

Não há outra maneira de colocar isso, quando você tem sete cursos altamente cotados na ponta dos seus dedos.

O golfe é parte integrante do estilo de vida em Vilamoura, e existem até professores particulares (não afiliados aos clubes) que irão escrever itinerários para si e dar um curso intensivo de uma semana para dar uma chance ao seu jogo.

Se você é um jogador experiente e está feliz em pagar pela qualidade, o Victoria Clube de Golfe estará na sua rua, com um campo de campeonato de 18 buracos e instalações práticas de alto nível.

Noviços ou pessoas que procuram uma rodada mais acessível podem conferir o Balaia Golf Village ou o Laguna Clube de Golfe.

 

6. Parque Aquashow

 

Mais de um parque temático inteiro do que uma simples atração aquática, a Aquashow possui uma programação de piscinas, calhas e áreas sombreadas para relaxar.

Mas há também um punhado de passeios do tipo que você ganha em feiras.

Alguns deles, como o "Roller Coaster", "Air Race" e "Top Swing" são selvagens o suficiente para obter um polegar para cima de crianças maiores e adolescentes.

Para crianças menores, há um mini trem, piscinas rasas e playground na água.

E finalmente o parque também tem demonstrações de animais, com aves de rapina e manipuladores de serpentes.

7. Igreja de São Lourenço de Almancil

 

Para mais visitas, Almancil fica a menos de dez quilómetros da costa e tem uma das igrejas mais bonitas do Algarve.

Foi iniciado no final do século 17, e na década de 1730 as paredes interiores foram revestidas com azulejos azuis e brancos.

Estas são simplesmente lindas e foram pintadas por Policarpo de Oliveira Bernardes, que nasceu em uma família de mestres ceramistas.

As imagens são nítidas e detalhadas o suficiente para que você possa se perder por um tempo olhando para as paredes, abóbada e cúpula.

O altar também é esplêndido, e tem a intrincada talha dourada que é uma assinatura das igrejas barrocas do século XVIII.

8. Praia do Forte Novo

 

Lojas e serviços são todos bons e bons, mas se é da natureza que você almeja a próxima praia de Quarteira é a opção certa para você.

A Praia do Forte Novo tem a mesma areia sedosa e ondas calmas, mas sem nenhum dos arranha-céus.

A praia é murada por uma linha de falésias de cor baixa laranja, e no foreshore é pinhal, esconder campings, campos de golfe e uma lagoa.

Quanto mais a leste você for, mais longe do resort e suas torres, mas ainda há bares de praia e espreguiçadeiras para que você tenha os pequenos luxos à sua disposição.

9. Museu Municipal de Loulé

 

Este museu irá mantê-lo em Loulé por mais algum tempo, e traça a história de toda a área, incluindo Quarteira.

É no piso térreo do castelo e reúne os achados arqueológicos mais interessantes da costa e áreas rurais.

Estes estão em ordem cronológica e compreendem utensílios, armas, ânforas e cantaria até a Idade Moderna.

O chão do museu também tem painéis de vidro que permitem ver as fundações romanas e da Idade do Bronze do castelo.

10. Paddle-boarding

 

O stand-up paddle-boarding decolou neste canto do Algarve.

E não é de admirar, pois a atividade tem uma curva de aprendizado superficial e é adequada para a maioria das idades.

Também ajuda que as águas calmas e abrigadas da Ria Formosa estejam a apenas alguns quilômetros ao longo da costa, mas as falésias, as praias remotas e as cavernas mais próximas também estão prontas para explorar a água. Você estará equipado com uma roupa de mergulho, colete salva-vidas, remo e prancha e será liderado por um guia bem treinado em segurança e na costa de Quarteira.

 

11- Costa e praias

Quando as pessoas pensam na costa do Algarve, pensam em resorts de praia, guarda-sóis e falésias avermelhadas.

Mas a Ria Formosa está a mil quilômetros daquela imagem: é um parque natural de 170 quilômetros quadrados que contém uma lagoa, ilhas de barreira e zonas úmidas. Na marina de Faro, há empresas de turismo que o levam para ver pescadores tradicionais e marisqueiras no trabalho.

Traga uma câmera SLR se você tiver uma, porque a avifauna é incrível, pois é uma estação para passarinhos de inverno, como chatas de madeira, pequenas andorinhas-do-mar e corcundas de crista vermelha, mas há residentes durante todo o ano como patos ferruginosos e garças roxas.

A laguna é contida por ilhas de barreira longas e você pode pegar táxis de água fora a estes para passeios ou preguear pelo oceano em verão.

12. Faro




Maior cidade do Algarve, sede histórica do poder e atual centro administrativo está perto o suficiente para merecer um dia.

O bairro antigo ainda está cercado por suas muralhas defensivas, algumas das quais não foram alteradas desde que os mouros estavam no comando.

Há uma poderosa catedral gótica, pequenas praças isoladas e o monumental portal Arca da Vila que liga o bairro antigo ao porto.

No lado assustador, confira o bizarro ossuário da Igreja de Nossa Senhora do Carmo, em que as paredes são revestidas de ossos e crânios humanos (pertencentes a mil monges carmelitas) para lembrar os adoradores da brevidade da vida.

13. Viagens Off-Road

 

Se você ainda não alugou um carro, pode ser difícil sair do resort em dias chuvosos ou se você sentir vontade de misturar as coisas.

Mas a boa notícia é que as empresas locais que oferecem passeios de quadriciclo e buggy off-road ficam felizes em buscá-lo em sua acomodação.

Ambas as atividades têm diretrizes rigorosas de saúde e segurança, e a diferença entre as duas é que você vai andar de quadriciclo sozinho, mas será um passageiro em um veículo todo-o-terreno.

Eles são ambos muito divertidos e você descobrirá o quão diversas são as paisagens ao redor, desde leitos de rios rochosos até lagoas e colinas empoeiradas e desérticas com sobreiros e arbustos de pinheiros.

O Buggy Safari, o Algarve Buggy Tours e a Quinta Quads servem a área de Loulé.

14. Outros Esportes

Nos destinos atuais, como Quarteira e Vilamoura, há um mundo de diversão ativa se você se cansar de estar de costas.

Há uma pista de kart na periferia da cidade, bem como vários estábulos organizando aulas e expedições ao longo da borda da lagoa ou nas colinas.

Vilamoura tem uma academia de tênis com uma dezena de quadras, além de um restaurante popular.

E se você gostaria de usar o seu refúgio de verão para se desintoxicar e entrar em forma, há até mesmo clínicas de exercícios na praia.

Então, na água, você pode alugar um jet-ski, descobrir a costa em uma viagem de caiaque ou reservar uma aula de esqui aquático na marina.

15. Comida e Bebida

O bacalhau é rei no Algarve, tal como no resto de Portugal.

A maneira tradicional de preparar bacalhau é bem simples; é normalmente assado e servido com batatas e repolho.

Essa é apenas uma das muitas preparações de peixes e frutos do mar no cardápio, pois há uma cornucópia de sopas, guisados e pratos de arroz feitos com peixes gordurosos, marisco ou polvo.

E estes ingredientes são tão frescos quanto possível, directamente da Ria Formosa ou do Atlântico.

Para algo doce, não importa onde você está em Portugal você tem que abrir espaço para um pastel de nata, que é uma espécie de torta de pastelaria.

Tal como todos os doces à base de ovos de Portugal, a receita teve origem em conventos em que as freiras recebiam ovos para logo serem casais que esperavam filhos.







Turismo em Portugal

Explora restaurantes museus hoteis e muito mais em Portugal