15 melhores coisas para fazer e visitar em Loulé


Uma cidade venerável numa colina perto da costa, Loulé tem um centro antigo, celebrações folclóricas estranhas e maravilhosas e uma escolha de monumentos como igrejas e um castelo. É tudo em contraste com a infra-estrutura turística na costa, que é como nada que você possa encontrar em qualquer lugar do Algarve. Vilamoura é o maior complexo turístico da Europa, com acesso a dez praias, mais campos de golfe do que um profissional e uma marina onde centenas de iates luxuosos se agitam na água.

Quando se trata de mar, areia e todas as pequenas coisas que tornam as férias ao sol mais amenas, Vilamoura tem-lhe coberto. Loulé é a sua irmã mais velha, onde a cultura e a história aguardam.

Vamos explorar as melhores coisas para fazer em Loulé :

1. Marina de Vilamoura

 

Um lugar muito requintado para se misturar, passear à beira da água, fazer compras e jantar, a Marina de Vilamoura é nova e turística, mas é ainda melhor.

O porto natural é uma antiga lagoa cheia de parede a parede com iates de luxo e, em seguida, rodeado por amenidades e hotéis.

Você poderia tomar um sorvete ou uma bebida gelada e passear maravilhado nessas embarcações, ou tirar o peso em um bar ou comer um arroz de marisco em um dos restaurantes de sua escolha.

E se você quiser reservar um cruzeiro, viagem para observar a natureza ou uma aventura de jet ski, este é literalmente o seu primeiro porto de escala.

2. Castelo de Loulé

Embora pareça hoje uma fortaleza medieval típica, a história do castelo de Loulé começa há mais de 2.000 anos.

Naquela época, era um Castro, um assentamento defensivo da Idade do Bronze e, em seguida, um posto comercial para os fenícios e cartagineses.

Mais tarde, os romanos estavam no comando, e depois os visigodos, enquanto os mouros assumiram o controle em 715, quando a fortaleza começou a assumir sua aparência atual.

Há uma filial do museu municipal dentro, recriando a cozinha medieval do castelo e mostrando os vários achados de escavações arqueológicas.

E naturalmente você não pode passar a chance de subir as muralhas dos séculos 14 e 15 e lançar seus olhos sobre a cidade como um vigia medieval.

3. Cerro da Vila

Bem no meio do moderno desenvolvimento da marina de Vilamoura encontra-se um fascinante sítio arqueológico romano.

Este era um posto avançado do sudoeste da vasta rede comercial romana.

Há restos de uma fábrica de garum, fazendo o molho de peixe fermentado que era um grampo da dieta romana.

Você também pode encontrar tanques de tingimento, banhos e o térreo de várias casas ricas.

Estes ainda têm alguns mosaicos pintados de estuque e multicoloridos, e há artefatos como cerâmicas, fragmentos de mosaicos e decoração de interiores no pequeno museu do local.

4. Mercado de Loulé

 
 
Tanto uma comodidade diária integral como um belo monumento, o mercado de Loulé pode ser confundido com um palácio mouro do lado de fora.

A estrutura é de 1908 e tem lobado arcos e torres com cúpulas orientais do lado de fora.

Eles dão lugar a um enorme salão de metal e vidro, com fileiras de baias ao longo de um corredor central de algumas centenas de metros de comprimento.

Chegue o mais cedo possível para produtos frescos e produtos artesanais especiais, enquanto há também um espaço separado para peixes e frutos do mar capturados apenas algumas horas antes.

5. Praia da Falésia

 

Qualquer lado da marina em Vilamoura são quilômetros de praias com areia dourada e sedosa.

A mais próxima do oeste é a Praia da Falésia, com a Bandeira Azul, que é cercada por falésias avermelhadas e passa por 5,5 quilômetros.

No outono e no inverno, essas rochas são usadas pela chuva e pelo vento para alimentar a areia da praia, e não é incomum ver pequenas dunas na base das falésias.

Quanto à água, tem apenas correntes moderadas e é amiga da piscina, já que não há rochas escondidas nas ondas.

 

6. Igreja de São Lourenço de Almancil

gostaria de descobrir uma autêntica igreja portuguesa, visite a freguesia de Loulé em Almacil, que tem um exemplo impressionante desde os anos 1600.

É um monumento barroco, com típicos pergaminhos ornamentais em seu frontão, mas a fonte do interesse é a incrível obra de arte.

Estes azulejos monocromáticos foram pintados pelo Oliveria Bernades, um de uma linha de mestre azulejadores dos 17os e 18os séculos.

Os azulejos contam a vida de São Lourenço e enchem cada superfície do interior, com exceção do piso e retábulo de talha dourada, que foi esculpido por outro mestre do Algarve, Manuel Martins.

7. Centro Antigo de Loulé

O núcleo compacto de Loulé dificilmente poderia ser mais diferente de Vilamoura e do seu enclave turístico de alto nível.

Como vimos no castelo, Loulé está há mais de 3.000 anos e o centro tem praças de clausura e vielas estreitas de uma cidade medieval.

Como é o caminho nos centros históricos do Algarve, cada casa é pintada de branco e coberta com telhas cerâmicas.

Há também alguns indícios das antigas muralhas de Loulé, como o arco de pedra que leva à igreja principal do Largo da Matriz.

E não há sinal hoje, mas o Jardim dos Amuados, com palmeiras e canteiros bem arranjados, era um cemitério mouro há mil anos.

8. Capela de Nossa Senhora da Conceição

Um dos pontos turísticos da cidade velha é esta encantadora capela do século XVII, mesmo ao lado do castelo.

Foi uma vez na entrada noroeste de Loulé, e surgiu na década de 1640, depois de Portugal ter declarado a independência da Espanha.

O rei D. João IV publicou um decreto consagrando a padroeira de Nossa Senhora da Conceição, de Portugal, e ordenando capelas e igrejas a serem construídas em sua honra na entrada das cidades.

Se conhece as suas histórias bíblicas, pode interpretar os lindos painéis de azulejos azuis e brancos, enquanto o altar, a luxuosa marcenaria e douradura que são uma marca do Barroco Português.

9. Praia da Vilamoura

 

A Praia da Falésia é a escolha para a reclusão e a natureza não adulterada.

Mas famílias e pessoas que querem um acesso mais fácil aos serviços devem escolher a Praia da Vilamoura, no lado leste da marina.

A areia desta praia tem um tom mais claro, mas com a mesma textura macia, e no verão você pode alugar espreguiçadeiras e guarda-sóis ou se mimar na área “Purobeach”, com massagens, serviço de garçom e gigantesco dossel. camas para maior luxo e privacidade.

E se você estiver na cidade para festejar, há uma área de festa com DJ e música ao vivo.

10. Golf

 

O benefício de estar no maior complexo turístico da Europa é que você terá nada menos que cinco campos de golfe em seu quintal.

Estes são o curso de Vila Sol, que tem 27 buracos e está ligado ao resort man, ao Millennium Golf Course, ao Victoria Golf Course, ao Laguna Golf Course e finalmente ao Pinhal Golf Course.

Não há maior concentração de tacos de golfe em todo o Algarve, e você tem uma opção diferente para cada dia da semana.

E se você estender seu raio para todo o município de Loulé, há mais de dez para escolher, tudo em 15 minutos.

11. Novacortiça

Quinze minutos no topo da cidade de Loulé é uma atração de fábrica que corta para o núcleo do negócio de cortiça do Algarve.

É uma experiência que vai mudar a sua ideia do que se passa neste produto e também o que pode ser feito com a cortiça como material.

Tudo provém da casca esponjosa do sobreiro e aprenderá como é processado e moldado para qualquer número de electrodomésticos, desde rolhas de vinho a quadros de aviso, pavimentos, sapatos e outros acessórios de moda.

Há insights sobre a biologia do sobreiro e muitas oportunidades de tocar a cortiça em cada etapa do processo.

12. Trilho da Fonte Benémola

Embora grande parte da sua atenção esteja na costa, não deve descurar esta natureza a pé no planalto árido a norte de Loulé.

A Fonte Benémola é literalmente um oásis verde numa paisagem empoeirada de arbustos de pinho e sobreiros.

A nascente natural que alimenta esta folhagem flui na mesma taxa constante, não importa a estação, e traz uma frescura a essa pequena cavidade, mesmo em julho e agosto.

Há orquídeas, ervas selvagens e mesas de piquenique em locais abrigados pela água.

Em paradas regulares na trilha há placas informativas sobre a história humana e natural da primavera e as várias espécies de animais que formam um habitat aqui.

13. Salir

Passado a Fonte Benémola é a pacata cidade rural de Salir, descansando no topo de uma colina.

Tal como Loulé, foi um povoamento celta antes dos romanos, mas o seu período mais importante surgiu no século XII, quando foi guardado por um castelo mouro durante o califado almóada.

Foi um prémio estratégico no Algarve, e fortalezas como esta garantiram que a região não seria retomada pelos reis de Portugal até ao final do século XIII.

O castelo está em ruínas, mas há enigmáticos pedaços das paredes e torres mouriscas autênticas e um novo museu local para explicar o que você está olhando.

14. Eventos Anuais

Normalmente, no final de fevereiro, o carnaval de Loulé merece um desvio se você estiver no Algarve por um pouco de sol de inverno.

É um espetáculo de três dias, que termina na terça-feira de carnaval e envolve vestidos maravilhosos e extravagantes, carros alegóricos com uma sátira política irreverente e uma atmosfera transatlântica que combina as tradições portuguesas com um sabor de samba brasileiro.

E depois há a Noite Branca no final de agosto.

Você não pensaria que essa comemoração anual tinha apenas dez anos, passando pela quantidade de pessoas que saem às ruas.

Todo mundo se veste de branco enche o centro da cidade para festas e desfiles com trajes ainda mais imaginativos.

15. Atividades ao ar livre

Depois de se afastar das comunidades costeiras, Loulé tem muita natureza totalmente não afectada pelo turismo.

No extremo leste encontram-se as zonas húmidas que se transformam na enorme lagoa da Ria Formosa, que pode ser visitada em passeios de barco especiais a 15 minutos de Faro.

Em terra você pode fazer uma forma de alta octanagem da natureza em um buggy de 4 × 4, subindo em um leito de rio rochoso.

Uma forma mais tranquila de regressar à vida selvagem é num safári a cavalo através de um dos estábulos de estábulos e centros equestres em torno de Vilamoura.

E por último, se os seus olhos estão no oceano, há algumas empresas na Marina de Vilamoura, como a Seafaris do Algarve, que partem para o Atlântico para encontrar golfinhos.

Turismo em Portugal

Explora restaurantes museus hoteis e muito mais em Portugal