Este é o maior lago artificial da Europa fica no Alentejo


Barragem de Alqueva é uma barragem em arco portuguesa, situada no rio Guadiana, na região do Alentejo. Alqueva é a maior barragem de Portugal e da Europa, situada no rio Guadiana, no Alentejo interior, perto da fronteira espanhola.

 

Tem 250 quilómetros quadrados de superfície, 83 quilómetros de comprimento e 1160 quilómetros de perímetro, sendo considerado o maior lago artificial da Europa.

A barragem foi construída com o objectivo de armazenar água destinada ao regadio para toda a zona do Alentejo e também para a produção de energia eléctrica, além de outras actividades complementares.

Diversas infra-estruturas do Sistema Global do Alqueva encontram-se já construídas e muitas outras em fase avançada de projecto.

Possui uma altura de 96 m acima da fundação e um comprimento de coroamento de 458 m. A capacidade instalada de produção de energia eléctrica começou por ser de 260 MW, tendo sido alvo de um reforço de potência que permitiu ampliar a capacidade do empreendimento para 520 megawatts (MW) (desde 15/10/2012), com dois grupos geradores reversíveis, que deverão produzir anualmente 381 gigawatt hora (GWh).

A albufeira atinge, à cota máxima, os 250 km², sendo então o maior lago artificial da Europa Ocidental.

Turismo em Portugal

Explora restaurantes museus hoteis e muito mais em Portugal