ALDEIAS MAIS BONITAS DE PORTUGAL LISTA DAS 27 ALDEIAS DO XISTO

As aldeias do xisto são um dos nossos segredos mais bem guardados, mas que os seus habitantes, As Aldeias do Xisto, integradas no Programa das Aldeias do Xisto é projecto posto em prática a partir do ano de 2001 pela Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Centro, usando fundos comunitários através do Programa Operacional da Região Centro 

 

Aldeia de Água Formosa

 

Apenas com quatro habitantes residentes, mas com muita esperança no futuro. Pelo caminho calcetado chegamos à fonte de água puríssima e aí saciará a sede

 

Aldeia de Aigra Nova

 

De malha urbana simples, de construção baixa e à base de xisto, Aigra Nova divide-se em três pequenas ruas, que a atravessam.

 

Aldeia de Aigra Velha

 

Implantada numa cumeada da serra, Aigra Velha é circundada por alguns terrenos agrícolas e uma vasta área de pastoreio. Se, por um lado, avista a Serra da Estrela, a este dá para os colossais Penedos de Góis.

 

Aldeia das Dez

 

Aldeia do Xisto desde 2010, situa-se a 20 km de Oliveira do Hospital, na Serra do Açor (flanco norte) e sobranceira ao vale do rio Alva.
Tem como pontos a visitar: Casa do S (Séc. XVII); Casa quinhentista; Solar Pina Ferraz (Séc. XVIII e XIX); Igreja Matriz (Séc. XVIII) e Igreja de Santa Maria Madalena (Séc. XVIII).

 

Aldeia de Álvaro

 

“Uma aldeia de fé”. Álvaro possui um património religioso valioso, muito devido à sua importância para as ordens religiosas, em especial para a Ordem de Malta que deixou diversas marcas da sua presença.

 

Aldeia de Benfeita

 

Situada entre Côja e a Paisagem Protegida da Serra do Açor, a Benfeita leva-nos a seguir a Ribeira da Mata, a encontrar a frescura da Fraga da Pena e o arvoredo da Mata da Margaraça.

 

Aldeia de Candal

 

Esta aldeia é beneficiada pela acessibilidade privilegiada que lhe proporciona a Estrada Nacional, Candal é muitas vezes considerada a mais desenvolvida das aldeias serranas e uma das mais visitadas. Aos seus habitantes de sempre é comum juntarem-se ocupantes de férias e fins-de-semana que aqui acorrem em busca de ar puro e boa companhia.

 

Aldeia de Casal de São Simão

 

Pequena aldeia, de praticamente uma só rua, essencialmente construída em quartzito. Situa-se num dos flancos da crista quartzítica que dá origem às Fragas de São Simão e possui o templo mais antigo do concelho de Figueiró dos Vinhos.

 

Aldeia de Casal Novo

 

A aldeia desenvolve-se na dobra da encosta, em declive acentuado, orientando-se a Norte, e a envolvente arbórea da aldeia não permite perceber o seu perfil.

 

Aldeia de Cerdeira

 

Entre encostas declivosas, rasgadas por linhas de água que se precipitam lá do cimo, a Cerdeira aninha-se, na mais bucólica envolvente.

 

Aldeia de Chiqueiro

 

A aldeia é delimitada por duas pequenas linhas de água e dissimulada pela frondosa vegetação que a envolve.

 

Aldeia de Comareira

 

É a mais pequena aldeia da rede. Integra o conjunto das quatro Aldeias do Xisto do concelho de Góis e é abrangida pela dinâmica criada em torno Ecomuseu das Tradições do Xisto.

 

Aldeia de Fajão

 

Antiga Vila, encaixada numa pitoresca concha da Serra, alcandorada sobre o Rio Ceira, perto da sua nascente, entre altos e gigantescos penedos de quartzito, cuja configuração faz lembrar antigos castelos naturais.

 

Aldeia de Ferraria de São João

 

Na Ferraria de São João, convivem a ruralidade e o turismo ativo. A aldeia possui um conjunto de aspetos que a distinguem das demais: um magnifico sobreiral, um numeroso conjunto de currais tradicionais, um Caminho do Xisto, um Centro de BTT, um FunTrail para os mais pequenos, e muitos trilhos para descobrir.

 

Aldeia de Figueira

 

Figueira desperta o imaginário idílico da vida tranquila nas aldeias, com a vantagem de estar próxima de
equipamentos de lazer (Praia Fluvial da Fróia e Centro de Paraquedismo das Moitas).

 

Aldeia de Gondramaz

 

Numa das mais bem sucedidas intervenções de requalificação da Rede das Aldeias do Xisto, não é de estranhar o surgimento de novos habitantes e o ambiente animado que aqui se vive em cada fim-de-semana. A animação com provas de BTT protagonizada a partir daqui, traz praticantes e uma movimentação que os habitantes já não estranham.

 

Aldeia de Janeiro de Baixo

 

Conhecida como a aldeia dos cinco parques: parque infantil, parque desportivo, parque de lazer, parque fluvial, parque de campismo.

 

Aldeia de Martim Branco

 

Esta aldeia mantém a autenticidade do meio rural que parece intocável ao tempo. Um dos atrativos mais emblemáticos de Martim Branco são fornos comunitários que, ao serem reabilitados, proporcionaram nova vida à comunidade.

 

Aldeia de Pedrógão Pequeno

 

Situa-se na margem esquerda do rio Zêzere próxima da barragem do Cabril. A não perder na sua visita: a Ponte Filipina (classificada como monumento nacional), Pelourinho, Igreja Matriz, Capela da Misericórdia e o edifício da Junta de Freguesia.

 

Aldeia de Pena

 

A aldeia de Pena retira da água cristalina da ribeira todos os proveitos. Ali ao lado, os Penedos de Góis são uma proposta de aventura para os mais ousados.

 

Aldeia de Sarzedas

 

Sarzedas distingue-se das restantes por ter sido atribuído um título nobiliárquico. Conserva monumentos que testemunham a sua importância no passado (Capela de S. Pedro, Pelourinho, Igrejas, Torre Sineira, Capela da Misericórdia, Fonte da Vila, entre outras).

 

Aldeia de Sobral de São Miguel


Esta aldeia será um dos maiores aglomerados de edifícios em xisto de Portugal. Porém, a grande maioria das construções encontra-se rebocada e pintada predominantemente de branco.Daqui se exporta xisto para o mundo, mas a matéria prima não se fica por aqui. Começando no património gastronómico – na aldeia pode provar desde ginja, até pica de chouriço, sardinha ou bacalhau, passando pelo mel e pelo pão de forno a lenha – a aldeia tem ainda para oferecer um património cultural e artístico.

 
 

Aldeia de Talasnal


Aqui reina a Natureza, sensível, que pede respeito. Mas que permite inúmeras possibilidades de lazer e de desportos ativos.

 

Aldeia de Vila Cova de Alva

 

É a Aldeia do Xisto que possui o maior conjunto monumental, nomeadamente por nela uma ordem religiosa ter estabelecido um convento.

  • ALDEIAS MAIS BONITAS DE PORTUGAL LISTA DAS 27 ALDEIAS DO XISTO

PRINCIPAIS ACTIVIDADES EM: Portugal