Aldeias do norte de Portugal

Lista de aldeias de Portugal para visitares ou meteres na tua lista 

 

Aldeia do Bico

Distrito: Viana do Castelo | Concelho: Paredes de Coura | Freguesia: Bico

 

A aldeia de Bico estende-se desde a encosta da serra do Corno de Bico até às margens do rio Coura, concelho de Paredes de Coura. Fique alojado numa das casas de turismo rural recuperadas para tal e desfrute da serenidade do campo! Se pretende conhecer os principais monumentos, saiba que merecem destaque a Igreja Paroquial, as Capelas de Santa Luzia, em Vencemal, e de São Bento, em Vilares; a Capela de Santo António, a Igreja Paroquial e a Casa do Paço, em Vascões.


A aldeia de Bico convida-o a provar deliciosas iguarias típicas: sopa de mel, feijoada à moda de Bico, papas de milho-miúdo, rojões, trutas e belouras de milho. Das tradições culturais da aldeia sobressaem, no artesanato, os trabalhos em linho e lã (camisolas e meias); e o Rancho Folclórico Camponês de Bico, com mais de 50 anos de existência, que divulga as danças e cantares tradicionais de Bico.




Aldeia do Soajo

Distrito: Viana do Castelo | Concelho: Arcos de Valdevez | Freguesia: Soajo




O Soajo, uma das mais típicas aldeias portuguesas, pertence ao concelho de Arcos de Valdevez e situa-se numa das vertentes da serra da Peneda, inserida no Parque Nacional da Peneda-Gerês.
A aldeia foi vila e sede de concelho entre 1514 e meados do século XIX mas, a sua história, começa muito antes, como o comprovam o Santuário Rupestre do Gião, na serra do Soajo, e as inúmeras antas e mamoas que existem nesta zona.


Explore o Parque Nacional da Peneda do Gerês, os lugares de Eiró e Mezio (aproveite e percorra o Trilho Interpretativo do Mezio) e a albufeira do Lindoso. Perca-se na beleza natural do Soajo e não deixe de nadar nas águas frescas do “Poço Negro”, uma das mais famosas lagoas do rio Adrão. Delicie-se com as receitas típicas da aldeia: cabrito à moda do Soajo, arroz de cabidela, charutos de ovos-moles e pão-de-ló do Soajo. No mês de agosto realiza-se a Feira das Artes e Ofícios tradicionais de Soajo: aproveite para conhecer um pouco mais desta aldeia pelas mãos dos habitantes locais.





Aldeia de Sistelo

Distrito: Viana do Castelo | Concelho: Arcos de Valdevez | Freguesia: Sistelo






A aldeia de Sistelo situa-se no concelho de Arcos de Valdevez, em pleno Parque Nacional da Peneda-Gêres, junto à nascente do rio Vez. Famosa pelas suas paisagens em socalcos, onde se cultiva o milho e pasta o gado, a aldeia encontra-se muito bem preservada, tendo sido recuperadas as casas típicas de granito, os espigueiros e os lavadouros públicos.
 
O Castelo de Sistelo, ex-líbris da aldeia, merece uma cuidadosa visita: trata-se de um palácio de finais do século XIX onde viveu o Visconde de Sistelo. Deambule pelas ruelas de Sistelo e aprecie a Igreja Paroquial, a Casa do Visconde de Sistelo, a Ponte Romana e o Moinho, a ponte de Sistelo de jusante, a Ermida de Nossa Senhora dos Aflitos e as Capelas de Santo António, de São João Evangelista, da Senhora dos Remédios e da Senhora do Carmo.

Não deixe de subir ao miradouro do Chã da Armada para admirar a magnífica vista panorâmica! Se é apreciador de caminhadas na natureza, percorra o Trilho das Brandas de Sistelo (10 km), que tem início na aldeia, e fique a conhecer as brandas de Rio Covo, em Sistelo, do Alhal, no Padrão, e da Cerradinha, terrenos que, durante o verão, serviam de apoio à pastorícia. O artesanato característico da aldeia é composto pelas meias redondas de lã e pelos aventais de lã. Aproveite e traga algumas peças de recordação!





Aldeia de Lindoso

Distrito: Viana do Castelo | Concelho: Ponte da Barca | Freguesia: Lindoso









Lindoso é uma aldeia do concelho de Ponte da Barca que faz fronteira com Espanha e está inserida no Parque Nacional da Peneda- Gerês. Foi vila e sede de concelho até ao início do século XIX. O Castelo de Lindoso, construído no reinado de D. Afonso III, no século XIII, está classificado como monumento nacional e merece uma visita cuidada.

Merecedor, também, de um olhar atento, é o conjunto de espigueiros da aldeia. São mais de cinquenta exemplares, dos séculos XVIII e XIX, ainda hoje utilizados para a secagem de cereais. Para além destes, o valioso património edificado inclui o Pelourinho, o Cruzeiro do Castelo, o Cruzeiro do Largo do Destro, a Igreja Matriz, o lavadouro da aldeia e as calçadas medievais. Nas imediações da aldeia, em Parada, percorra o Trilho dos Moinhos de Água e mergulhe nas águas refrescantes do Poço da Gola. A aldeia conta com diversas casas de turismo recuperadas, um convite à estadia em pleno Alto Minho.





Aldeia Branda da Aveleira

Distrito: Viana do Castelo | Concelho: Melgaço | Freguesia: Gave




A aldeia de Branda da Aveleira localiza-se na entrada do Parque Nacional da Peneda-Gerês, na freguesia de Gave, concelho de Melgaço. Antes de dar início ao passeio, dirija-se ao Posto de Atendimento e Informação Turística e recolha informação pormenorizada sobre os principais locais de interesse. Nesta localidade, merece um olhar atento a Capelinha da Senhora da Guia e um conjunto de casas rústicas típicas, designadas por cardenhas, muitas delas restauradas, mantendo a traça original, que foram adaptadas para turismo.




Aldeia do Castelo

Distrito: Braga | Concelho: Celorico de Basto | Freguesia: Arnóia

 
 
O castelo de Arnoia foi provavelmente construído nos séculos X-XI durante o processo de reconquista e, em seu redor, cresceu uma pequena povoação que ficaria conhecida como a aldeia do Castelo… uma das típicas Aldeias de Portugal. Na freguesia de Arnoia, concelho de Celorico de Basto, a aldeia do Castelo é terra de História. Foi, no passado, sede do concelho, após foral de D. Manuel I, em 1520, sendo conhecida como “Villa de Basto”, condição que se manteve até 1719, no reinado de D. João V. 

Aldeia Cabração

Distrito: Viana do Castelo | Concelho: Ponte de Lima | Freguesia: Cabração




Cabração é uma pequena aldeia minhota situada entre a serra de Arga e a serra de Formigoso. Segundo a lenda, era sítio de numerosos rebanhos de cabras que aqui pastavam e que acabaram por dar nome à terra – Cabras são, Senhor! Dista cerca de 14 quilómetros da sede do concelho e toda, ou parte da freguesia, pertenceu ao Mosteiro de Vitorino de Donas. A exploração de estanho, desde a primeira metade do século XX, e a descoberta de minerais muito raros, só conhecidos nesta região, transformaram Cabração numa aldeia mineira. Caminhando pelas ruelas da aldeia saltam à vista o xisto e o granito utilizados na maioria dos edifícios. Exemplos disto são as unidades de alojamento turístico existentes na aldeia, que nasceram de casas rústicas recuperadas para este fim.




Aldeia de Chacim

Distrito: Bragança | Concelho: Macedo de Cavaleiros | Freguesia: Chacim




A aldeia de Chacim localiza-se no sopé da Serra de Bornes, concelho de Macedo de Cavaleiros.
Para aproveitar da melhor forma a visita a esta aldeia, fique instalado numa casa de turismo rural e saboreie sem pressas a tranquilidade transmontana! Descubra o património da aldeia, nomeadamente, o Real Filatório de Chacim, datado de 1788, e classificado como imóvel de interesse público. Trata-se de um complexo industrial de transformação e manufatura da seda, que se encontra em ruínas, e que constitui um importante exemplar da indústria de sericicultura europeia. 



  • Aldeias do norte de Portugal

PRINCIPAIS ACTIVIDADES EM: Portugal