As 5 cascatas mais visitadas do Gerês

No Gerêsexistem dezenassenão centenas, de percursos pedestres com os mais diferentes graus de dificuldade. O problema é como os descobrir Peneda Gerês é um dos melhores destinos em Portugal para ferias ou fins de semana como escapadinhas, descobrir as cascatas do Gerês

 

Cascata do Tahiti

 

Como se veio a descobrir que não estava dentro da lei, foi depois destruído e agora o acesso faz-se pela margem esquerda do Rio Arado, não sendo dos mais fáceis.

 



 

Tem de descer e subir, em pontos precisa de uma corda, não deve ir com miúdos e não se esqueça, não é vigiada. Mas é tão incrível que, quem vai, diz que vale mesmo a pena.

Cascata de Leonte

 

Cascata de Leonte é uma queda de água (cascata) localizada nas proximidades da Portela de Leonte, freguesia de Vilar da Veiga, concelho de Terras de Bouro e distrito de Braga, em Portugal.

 



 

Esta queda de água encontra-se localizada a 1 km da Portela de Leonte e a 6 Km da Vila do Gerês na estrada que liga esta à fronteira com Espanha na Portela do Homem.

Forma-se com o despenhar das águas do alto de uma penedia de rocha granítica, numa linha de água afluente do Rio Gerês.

 

Cascata do Arado

 

Cascata do Arado é uma queda de água (cascata) fluvial localizada no Rio Arado, perto da aldeia da Ermida, freguesia de Vilar da Veiga, concelho de Terras de Bouro e distrito de Braga, em Portugal.

 



 

Esta cascata caracteriza-se por se localizar num curso de água de alta montanha, no rio Arado em que o desnível do terreno é vencido por uma sucessão de cascatas que terminam num lago de águas cristalinas nas proximidades da aldeia da Ermida, localizada a leste das Termas do Gerês.

O caminho para esta cascata faz-se a partir da aldeia da Ermida, por uma estrada florestal rodeada de vegetação abundante até ao cruzamento desta com o entroncamento que vai para o sítio de Pedra Bela. A partir deste local falta cerca de 1,5 km até à ponte sobre o rio Arado.

Cascata da Portela do Homem

 

Cascata da Portela do Homem é uma queda de água (cascata) localizada nas proximidades da Portela do Homem, freguesia de Campo do Gerês, concelho de Terras de Bouro e distrito de Braga, em Portugal.

 



 

Esta queda de água encontra-se localizada a 1 km da Portela do Homem junto à ponte e as suas águas provêm do ainda incipiente rio Homem dentro do Parque Nacional da Peneda-Gerês.

Forma-se com o despenhar das águas do alto de uma penedia de rocha granítica. Depois da queda as águas dão forma a uma serena lagoa bastante utilizada nas épocas de veraneio.

Para se chegar a esta cascata é preciso chegar até ao local da Portela do Homem, sendo que o caminho a partir daqui se encontra assinalado.

 

Cascata da Laja

 

Cascata da Laja é uma queda de água (cascata) localizada nas Caldas do Gerês, freguesia de Vilar da Veiga, concelho de Terras de Bouro e distrito de Braga, em Portugal.

 



 

Esta queda de água insere-se numa paisagem de montanha, na Serra do Gerês onde o verde é um elemento de referência e que contribui para o cenário do local, particularmente para o cinário do Parque Nacional da Peneda-Gerês.

Nas proximidades da cascata encontra-se uma grande quantidade de pontes de madeira que permitem cruzar as águas abundantes do local que no entanto não dão forma a lagos adequados a espaços balneares.

Para se chegar a esta cascata deve seguir-se até à Portela do Homem até chegar ao início do trilho pedestre, denominado Trilho da Preguiça.

  • As 5 cascatas mais visitadas do Gerês

O que fazer no geres