Há sensações e emoções que não se conseguem transpor em texto. Esta é certamente uma delas, mas vamos tentar!

Fomos fazer a experiência e para um de nós andar a cavalo não era novidade. Já para outro foi estreia absoluta. Tão estreia que até lá ia convencido que iria pedir um pónei, não fosse a imponência do cavalo fazer desistir com medo!




São imponentes de facto. Mas maravilhosos, majestosos e profundamente doceis. E não foi preciso pensar no pónei sequer!

Mas vamos ao início deste projeto.


Luís Lamas, veterinário de cavalos, falou-nos apaixonado desta sua aventura que iniciou há 6 anos apenas com passeios na serra. A muita procura fez aumentar a oferta e de há 4 anos a esta parte oferece passeios a cavalo pelas dunas e praia. Fizemos este último.


Fomos num grupo com várias idades. À partida, a idade mínima são 7 anos, mas há casos em que o Luís abre exceções e leva no seu cavalo uma criança mais pequena.

Depois de uma breve explicação de como montar e dominar o cavalo partimos.


O medo inicial rapidamente se transformou em respeito e a partir daí fomos apenas desfrutando da paisagem de mata e dunas. Entre risadas, e a constante preocupação do Luís para saber se estávamos bem, chegamos à praia. Deserta! Perfeita! E aí do nada as gargalhadas e conversas transformaram-se em silencio. Era só praia, mar e cavalo em perfeita sintonia com a natureza. E é aqui que é impossível descrever o misto de paz, serenidade e todas as emoções que se sentem. Só vivenciando!


O passeio dura cerca de 1.30/1.45h, grande parte pela praia, praticamente, deserta e ao lado da lagoa de Melides.



É uma manhã (ou tarde, visto existirem vários horários diferentes e durante todo o ano) verdadeiramente inolvidável e repetíveis.

E nós, voltaremos certamente!

Para mais informações e reservas dos passeios de cavalo na areia em Melides entra no site 


Turismo em Portugal

Explora restaurantes museus hoteis e muito mais em Portugal