O ilha de São Miguel é a maior ilha dos Açores


Qual é a maior ilha dos açores é a ilha de São Miguel e a principal ilha desse arquipélago. Metade da população açoriana vive nos 62,1 quilômetros de comprimento e 15,8 quilômetros de largura (744,7 Km²) de São Miguel. É também aqui que fica a sede do Governo Regional dos Açores.

GEOGRAFIA DA ILHA DE SÃO MIGUEL 

São Miguel é a maior ilha do arquipélago, com 62,1 quilómetros de comprimento e 15,8 quilómetros de largura máxima. A área de 744,7 km2 alberga mais de metade da população açoriana: 137 856 habitantes (dados de 2011). São Miguel forma o Grupo Oriental do Arquipélago dos Açores juntamente com a ilha de Santa Maria, situada a 81 km de distância. O ponto mais elevado da ilha, aos 1105 m de altitude, está situado no Pico da Vara, a 37°48’34’’ de latitude norte e 25°12’40’’ de longitude oeste.

Dividido em três grupos, os Açores são compostos por 9 ilhas que totalizam uma superfície de 2 329,67 km2.

Grupo Oriental: Santa Maria (97 km2) e de São Miguel (747 km2);
Grupo Central: Terceira (397 km2), Graciosa (61 km2), São Jorge (238 km2), Faial (173 km2) e Pico (447 km2);
Grupo Ocidental: Flores (143 km2) e do Corvo (17 km2);

Abaixo veja o Mapa dos Açores dividido pelas 9 Ilhas dos Açores.

 

O QUE VISITAR NA ILHA DE SÃO MIGUEL 

 

 

Situada na margem poente da Lagoa das Furnas, reflectindo-se nas suas águas, é um impressionante exemplar do estilo neo-gótico, único em todo o arquipélago. O templo foi mandado construir no final do séc. XIX por José do Canto (1820-1898), açoriano ilustre, com gosto especial pela literatura e pela botânica, que aí se encontra sepultado.

 

 

 

Reserva Natural, a cerca de 1 km da costa, tem uma enseada de água salgada no seu interior e é muito procurada na época balnear.

 

 

 

A fundação do Convento e da Capela de Nossa Senhora da Esperança data do séc. XVI, tendo sofrido alterações posteriores nos séculos XVII e XVIII. A capela é ricamente ornamentada por talha dourada e azulejos do século XVIII, produzidos pela Real Fábrica do Rato.

 

 

Construída sobre uma antiga ermida, a actual igreja, datada do século XVIII, é um templo de três naves com um notável conjunto escultórico setecentista da autoria de Machado do Castro. Possui ainda um órgão de tubos.

 

 

Uma das 7 Maravilhas Naturais de Portugal, onde se inserem as lagoas Verde e Azul, formadas, segundo a lenda, das lágrimas derramadas de um pastor e de uma princesa que viviam um amor proibido. Podem deslumbrar-se com a panorâmica do miradouro da Vista do Rei, nome que recorda a presença do rei D. Carlos e da rainha D. Amélia, em 1901.

 

 

Miradouros no concelho do Nordeste, onde se aprecia o nascer do sol.

 

 

Reserva Natural desde 1974, encerra uma lagoa com 30 m de profundidade máxima.

 

 

É um dos mais belos jardins da Europa. Tem uma piscina de água termal e mais de 2000 espécies de árvores.

 

 

Mandado construir no século XVI para defesa contra ataques de corsários e piratas, o Forte de São Brás era a mais importante fortificação de todo o conjunto de fortes da cidade, estrategicamente localizada a poente da estreita língua de terra que deu o nome a Ponta Delgada.

 

 

O Parque da Ribeira dos Caldeirões corresponde a um projecto de valorização paisagística e aproveitamento turístico do conjunto de moinhos de água e toda a estrutura de caminhos e levadas aí existentes, procurando a musealização in loco.




Turismo em Portugal

Explora restaurantes museus hoteis e muito mais em Portugal