Top 5 coisas para fazer em Aveiro


Nas margens de uma lagoa costeira repleta de aves, a colorida cidade de Aveiro, no norte de Portugal, tem uma mistura fascinante de arquitectura histórica, exuberância juvenil e prosperidade tranquila, tudo construído em torno de uma rede de canais pitorescos únicos no país.

Facilmente acessível como um dia de viagem do Porto ou Coimbra (um trem direto leva apenas meia hora), a cidade é surpreendentemente esquecida pela maioria dos visitantes internacionais. Se está procurando algo um pouco diferente das atrações habituais, vale a pena uma visita. Estas são as cinco principais coisas para se fazer no Aviero.

 

Faça um passeio pelos canais

 

Nenhuma visita ao Aviero é completa com uma viagem ao longo dos seus famosos canais - não é conhecida como a "Veneza de Portugal" por nada! Embora esse apelido possa estar exagerando um pouco, explorar a cidade a partir da água ainda vale muito a pena.

Os barcos moliceiros de fundo chato , outrora usados para colher algas da lagoa da Ria, encontraram uma nova vida como gôndolas turísticas brilhantemente decoradas.









Várias empresas administram passeios com preços semelhantes, que sobem por entre pontes elevadas e edifícios grandiosos coloridos e casas de pescadores humildes, muitas vezes adornadas com azulejos azuis de renome em todo o país.

Se tiver tempo, faça um cruzeiro ao pôr-do-sol, que é quando a cidade e os canais ficam no seu melhor. A maioria dos passeios leva de uma a duas horas, embora opções mais longas também estejam disponíveis, incluindo algumas que atravessam a lagoa até os bancos de areia adjacentes.

 

 

O edifício mais impressionante de Aviero, o Convento de Jesus fica bem no coração da cidade velha, em frente à catedral. Também conhecido como o Convento de Santa Joana, devido a ser o local de descanso final de uma princesa real e santa que dedicou sua vida à ordem religiosa, a estrutura remonta a 1462. Tão prezada é a Infanta, como ela é conhecida, a cidade dedica um festival religioso a ela no dia 12 de maio de cada ano.

Eventualmente fechado após a morte da última freira em 1874, o edifício foi brevemente convertido em uma faculdade, antes de se tornar um monumento nacional no início do século XX.

A igreja anexa possui entalhes em madeira dourada e um teto ornamentado, mas é a tumba de mármore da própria Santa Joana que se destaca. Completo com mosaicos e vários painéis retratando a vida da princesa, é sem dúvida o ponto alto para a maioria dos visitantes.

O convento está aberto das 10h às 19h, de terça a domingo, exceto nos feriados. Há uma pequena taxa de entrada.  




Desfrute de uma deliciosa refeição local

 

O Aviero é conhecido como um destino para os amantes de comida, com vários restaurantes de frutos do mar de alta qualidade servindo deliciosas refeições do oceano, como sopa de peixe e ensopado de enguias, além de muita comida mais tradicional. 

Ainda mais amplamente conhecido, no entanto, é o leitão (leitão) que é um dos destaques da região e, de fato, do país. Se é um fã de carne de porco, certifique-se de estar na cidade durante as refeições, e traga um bom apetite!

Para aqueles que gostam mais de doces, não terá que andar muito antes de se deparar com ovos moles , um mimo feito com gema de ovo e açúcar.

Alguns dos melhores restaurantes podem ser encontrados em torno do Mercado do Peixe, no centro da cidade. Espere pagar um pouco mais pelos locais ribeirinhos, embora os custos dos alimentos sejam geralmente baixos para os padrões europeus.

 

Casinhas Palheiros da Costa Nova Aveiro ilhavo






 

Uma vez que tenha preenchido os pontos turísticos da cidade, siga para o outro lado da lagoa Ria até os locais à beira-mar de Averia. Costa Nova, Barra e São Jacinto estão por perto, com os dois primeiros sendo facilmente acessíveis de carro ou transportes  local. Embora também possa ir de carro, é necessário uns 15 minutos de Aveiro, ou vai de passeio de barco.

A Costa Nova é a faixa de areia mais próxima da cidade, famosa pelas casas listradas de doces que pontilham a costa. Estes palheiros , como são conhecidos, são usados principalmente como casas de férias, e fazem uma ótima parada de fotos coloridas enquanto está explorando a praia.

A praia de areia nesta estreita faixa de terra fica no lado ocidental exposto, onde os ventos e ondas do Atlântico a tornam um local de surfe popular. O lado mais calmo da lagoa não tem praia, mas vê muito caiaque, kitesurf e outras atividades aquáticas, independentemente.









Pode andar o comprimento da praia em uma madeira calçadão, facilitando o rastreamento de seu próprio pedacinho de areia. Enquanto a área pode ficar ocupada nos meses de verão, há muito espaço para todos, e nunca atrai nada como as multidões do Algarve no sul do país .

Se for para o topo da Costa Nova, se encontrará na Barra. Chamado literalmente após o banco de areia em que se encontra, sua visão mais proeminente é o farol de 60 metros situado perto do final da praia. É o mais alto do país e remonta a 1885. pode visitar o farol nas tardes de quarta-feira, mas a área ao redor está aberta o ano todo.

Turismo em Portugal

Explora restaurantes museus hoteis e muito mais em Portugal