Coisas que precisas de saber quando visitares Poço da Pedreira pela primeira vez

A água da chuva transformou esta antiga pedreira em um lago tranquilo que não encontrará na maioria dos livros de turismo.  Falésias íngremes mergulham em um lago tranquilo, acessível depois de uma agradável caminhada por trechos de vegetação. É um lugar pitoresco que você não vai ver nos livros de turismo.

O Poço da Pedreira é uma antiga zona de extração de inertes, talhada num antigo cone de escórias, o Pico Vermelho. A rocha que o constitui, conhecida como pedra de cantaria mariense, corresponde a piroclastos basálticos subaéreos (escórias) muito alterados, consolidados e de coloração avermelhada, dada a antiguidade do cone vulcânico.

A frente de exploração apresenta paredes verticais, dadas as características geotécnicas do material e o seu método de extração. Na base da frente de exploração, onde há uma pequena depressão, formou-se um charco de água e junto ao caminho de acesso ao geossítio é possível observar um filão basáltico, sob a forma de um muro de rocha.

De grande relevância cénica, este pitoresco local da freguesia de Santa Bárbara está integrado no percurso pedestre PRC3SMA – Entre a Serra e o Mar, sendo um dos seus pontos de maior interesse.

Este local já foi uma pedreira. As pessoas extraíram a pedra vermelha da Terra, que mais tarde foi usada em projetos de construção em toda a ilha. Porque Santa Maria (uma ilha nas Ilhas dos Açores de Portugal ) é uma ilha vulcânica, tem uma abundância da rocha basáltica em tons de fogo.

Depois que a pedreira foi fechada, a natureza assumiu o controle do local e começou a transformar a terra marcada em um lugar de serenidade. A água da chuva começou a se acumular em uma depressão sob as falésias, criando um pequeno lago com paredes de rocha acentuadamente íngremes cobertas com tufos de flora.

Bancos de piquenique colocados sobre a grama que brotou por todo o lago oferecem espaços relaxantes para se sentar e desfrutar de um piquenique. Os caminhantes podem passar a tarde a absorver a atmosfera de lazer ao redor do lago e apreciar a vista da paisagem deslumbrante da ilha. Uma rota pedestre adicional leva exploradores para trás do local, levando a um ponto final que oferece uma visão panorâmica da lagoa.

  • Coisas que precisas de saber quando visitares Poço da Pedreira pela primeira vez

PRINCIPAIS ACTIVIDADES EM: Portugal