Coisas que precisas de saber quando visitares Monte Pico pela primeira vez

Como o ponto mais alto na faixa Mid-Atlantic, este estratovulcão oferece vistas espetaculares.  O ponto mais alto da ilha do Pico nos Açores, o Monte Pico é um vulcão que atinge uma altitude de quase 8.000 pés acima do nível do mar. A mais de duas vezes a altitude de qualquer outro pico nos Açores, essa altura faz com que seja não apenas o ponto mais alto da ilha, mas também em todo Portugal e no cume do meio Atlântico.




Nos meses de inverno, o topo do Monte Pico é muitas vezes o único local dos Açores coberto de neve. Quando não é, Pico Alto, uma cratera redonda de cerca de 600 metros de diâmetro e quase 30 metros de profundidade no topo da montanha é claramente visível.

A erupção mais recente do vulcão ocorreu em dezembro de 1720. Estranhamente, as erupções no Pico vêm tipicamente das aberturas em seus flancos, e não da cratera. Uma erupção em 1562 que durou mais de dois anos enviou lava fluindo até o mar.

Os visitantes podem caminhar por trilhas subindo a montanha e chegar ao topo em cerca de duas a quatro horas a partir da trilha. Nos primeiros 5.000 pés, a montanha é coberta por densas florestas. Nesse ponto, as árvores dão lugar a arbustos por outros 1.500 pés. A tampa é feita de pedra e lava nua.

A subida é recomendada apenas para os experientes, principalmente nos meses de inverno. Ventos fortes e mau tempo geralmente cobrem o Monte Pico com pouco aviso. Para aqueles que chegam ao topo, o vulcão oferece excelentes vistas de várias ilhas da região.

 
Tente ficar no cume durante a noite ou iniciar o passeio (guiado) logo após a meia-noite, para que você possa assistir ao nascer do sol. Use calçados adequados e roupas à prova dágua / vento. O clima pode mudar rapidamente e a temperatura pode cair (mesmo que não haja mais neve). Use luvas para proteger as mãos contra o frio e as rochas de ralar queijo (no caso de escorregar).




  • Coisas que precisas de saber quando visitares Monte Pico pela primeira vez

PRINCIPAIS ACTIVIDADES EM: Portugal